Centro Educacional Linus Pauling tem aprendizado em ambiente acolhedor
Instituição aliou intervenções físicas à metodologia para criar local mais seguro e saudável para alunos
Escute essa reportagem

Proporcionar um ambiente escolar seguro e acolhedor é um dos grandes desafios das escolas em todo o mundo. Infelizmente, acontecimentos relacionados à insegurança nas escolas deixa toda comunidade escolar em estado de alerta e torna ainda mais necessário falar sobre a gestão da segurança nas instituições de ensino.
A adoção de medidas e intervenções físicas preventivas, certamente, deixa alunos, familiares e toda comunidade escolar mais tranquilos, transmitindo maior sensação de segurança. Foi pensando nisso que o Centro Educacional Linus Pauling adotou, recentemente, uma série de mudanças na escola, visando garantir mais segurança aos alunos e ao corpo docente.
“Agimos de imediato em resposta à recente crise de segurança nas escolas e contratamos uma consultoria especializada para mapear todo o perímetro escolar e adotar estratégias eficazes em nossa estrutura e processos internos”, explica a coordenadora pedagógica da escola, Isabella Bianchi.
Entre as medidas adotadas, pós-consultoria, Isabella destaca a instalação de mais câmeras e cercas elétricas em toda a escola, a criação de um centro de controle de videomonitoramento, com uma equipe específica voltada para monitorar o ambiente escolar durante todo o seu funcionamento, treinamento especializado para as equipes de segurança e docentes e a adoção de um novo sistema de contenção modernizado nas portarias, com utilização de catracas e detector de metais.
Para a coordenadora pedagógica do Centro Educacional Linus Pauling, Isabella Bianchi, a segurança que o ambiente escolar proporciona gera impactos diretos no bem-estar emocional dos alunos e, consequentemente, no processo de aprendizagem. Todavia, Isabela ressalta que os investimentos em segurança vão muito além das barreiras físicas. Se torna urgente unir família e escola para trabalhar competências socioemocionais de crianças e adolescentes.
Projeto faz escuta afetiva
O Centro Educacional Linus Pauling passou a desenvolver o projeto Ecoar, uma iniciativa pautada na escuta afetiva com o propósito de acolher e amparar estudantes com dificuldades socioemocionais.
“O Projeto Ecoar surgiu com o objetivo de ampliar os espaços de escuta, diálogo e acolhimento na escola, como forma de contribuir par promover o alívio diante do sofrimento existencial dos nossos estudantes e fortalecer seus vínculos afetivos”, explica Nourival Junior, professor responsável pelo projeto.
Com uma metodologia simples, a iniciativa tem gerado ótimos resultados para comunidade escolar. “Nós, profissionais do corpo docente, observamos de perto os estudantes e ficamos atentos a sinais e convidamos, de forma discreta, para uma conversa. É um momento de escuta sensível”.
Comentários