X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cooperativismo

Movimento que cuida das pessoas


Imagem ilustrativa da imagem Movimento que cuida das pessoas

Este primeiro sábado do mês de julho tem um sentido especial para o cooperativismo. A data, que marca o Dia Internacional do Cooperativismo, é usada para celebrar também o Dia de Cooperar (Dia C), um movimento em prol da transformação social que engloba iniciativas voluntárias de responsabilidade social desenvolvidas pelas cooperativas em todo o Brasil, com o apoio das unidades estaduais do Sistema OCB. No Espírito Santo, essa unidade é o Sistema OCB/ES.

A ideia é que as ações ocorram durante todo o ano, promovendo mudanças na realidade das comunidades onde as cooperativas estão inseridas. Mas há um dia em que se celebra a data a nível nacional, sempre no primeiro sábado de julho.

As atividades desenvolvidas no âmbito do Dia de Cooperar (Dia C) permitem que as cooperativas se aproximem das comunidades ao se solidarizarem com causas de responsabilidade social.

Dessa forma, diferente públicos, muitos deles em situação de vulnerabilidade social, recebem algum tipo de apoio, seja na alimentação, na área de educação e outros. Ainda que com objetivos diversos, as iniciativas têm em comum o desejo de fazer a diferença na vida das pessoas e das comunidades.

No Espírito Santo, o Dia C ocorre desde 2014 e, a cada ano, os números de iniciativas, municípios e beneficiários atendidos vêm aumentando.

Doação de sangue

Em 2021, algumas ações do Dia C das cooperativas capixabas já estão em curso, e o Sistema OCB/ES também irá desenvolver duas iniciativas: uma de doação de sangue e outra de arrecadação de alimentos, que contará com uma live solidária hoje, a partir das 16h30, no canal da instituição no YouTube.

“As cooperativas levam muito mais do que produtos e serviços ao mercado: elas também levam mais oportunidades, dignidade, renda e contribuem diretamente para a construção de um mundo melhor”, comenta Pedro Scarpi Melhorim, presidente do Sistema OCB/ES.

E neste Dia C, algumas cooperativas resolveram se unir em prol das comunidades em que estão inseridas e, assim, têm a possibilidade de alcançar mais engajamento em suas ações.

“Em dois municípios a atividade conjunta já se tornou tradicional. Em São Gabriel da Palha e Santa Maria de Jetibá as ações são desenvolvidas de forma colaborativa pelas cooperativas que atuam nessas regiões”, revela Carlos André Santos de Oliveira, superintendente do Sistema OCB/ES.

Imagem ilustrativa da imagem Movimento que cuida das pessoas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: