X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cooperativismo

Cooperativa entre as maiores empresas do Estado


Imagem ilustrativa da imagem Cooperativa entre as maiores empresas do Estado

A união dos produtores de café Conilon tem fortalecido cada vez mais o agronegócio capixaba e colocou a Cooabriel entre as maiores empresas do Espírito Santo. A Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel ocupa a 22ª posição no ranking de faturamento bruto do anuário IEL das 200 Maiores Empresas no Estado.

Esse posicionamento reflete o volume de negócios que a cooperativa fomenta, beneficiando não apenas o produtor rural, mas toda a cadeia do agronegócio. O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, destaca que “se for bem gerido, não existe nenhum sistema melhor do que o cooperativo”.

E uma das frentes de trabalho da cooperativa é justamente investir na gestão de qualidade. “O produtor precisa ter a terra, a mão de obra e a vontade de produzir, o resto a cooperativa faz”, comenta Bastianello, se referindo ao suporte que a Cooabriel oferece aos 6.498 cooperados no Espírito Santo e no Sul da Bahia. “Prestamos assistência desde o plantio até a venda, inclusive buscando o café na propriedade do cooperado”.

São 60 profissionais, entre engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, prestando assistência aos cafeicultores que fazem parte da cooperativa. E, nestes mais de 57 anos de fundação, a Cooabriel tem incentivado o cafeicultor a se profissionalizar, de forma que possa fazer o controle de gastos da fazenda e saiba quanto custa produzir uma saca de café para fazer o investimento correto.

Qualidade

Nessa busca constante de aprimoramento, a Cooabriel tem incentivado os produtores a investir em um produto de qualidade para superar o estigma de que o Conilon é o patinho feio dos cafés.

“Estamos percebendo que existe um Conilon de boa qualidade e que tem atingido pontuações inimagináveis. Precisamos colocar uma energia nisso e buscar melhorar cada vez mais a qualidade do Conilon”, revela o presidente.

Tanto que a cooperativa tem buscado expandir para novos mercados a venda do Conilon capixaba. Desde agosto do ano passado, a Cooabriel começou a exportar o produto diretamente, montando, inclusive, uma estrutura de comércio exterior na cooperativa. Somente este ano já foram 25 mil sacas de Conilon exportadas pelos portos capixabas.


Coabriel

Até 30 mil sacas de café por dia
Conilon

  • A Cooabriel é a maior cooperativa de café Conilon do Brasil, com 56 anos de atuação.
  • Hoje a cooperativa tem 15 pontos de comercialização, o produtor ainda tem como fazer a venda por telefone ou aplicativo de celular.
  • A sede da cooperativa fica em São Gabriel da Palha e há 11 unidades de recepção e armazenagem de café distribuídas em outras cidades.
  • A média de comércio de café no período de safra gira em torno de 10 mil a 30 mil sacas por dia de compra para serem comercializadas.
  • Este ano já foram exportadas 25 mil sacas de café pela Cooabriel.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: