X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Veja como funcionarão os serviços de saúde no carnaval do Recife

Serão disponibilizados atendimentos 24 horas, vigilância, prevenção e serviços especiais


Imagem ilustrativa da imagem Veja como funcionarão os serviços de saúde no carnaval do Recife
Pessoas que trabalham no carnaval terão à disposição serviços de bem-estar, lounge para descanso, aromaterapia, climatização e água |  Foto: Divulgação

Durante o Carnaval 2024, a Secretaria de Saúde do Recife implementou um esquema especial com nove unidades de saúde operando 24 horas, oferecendo atendimento urgente em diversas especialidades médicas. Além disso, foram disponibilizadas 36 ambulâncias e 40 motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Confira o plano completo em vigor da quinta-feira (8) até a Quarta-Feira de Cinzas (14).

SAMU no Carnaval - O Samu estará atuando com 41 ambulâncias (cinco a mais que no ano passado) e 50 motolâncias (dez a mais que em 2023), e um novo Posto Médico Avançado (PMA), totalizando dois à disposição dos foliões, de quinta-feira (8) a terça-feira (13).

As unidades serão montadas em frente ao Cais do Sertão e ao lado da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. Cada uma, contará com capacidade para até 150 atendimentos por dia, sem necessidade de reabastecimento.

Os espaços começarão a funcionar às 19h, porém a partir das 15h haverá a presença de quatro motolâncias e uma Unidade de Suporte Básico(USB) no Polo Marco Zero. O encerramento ocorre uma hora após o término das apresentações do Marco Zero. A equipe será composta por três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.

A partir da quinta-feira (8) e até o fim dos festejos, 50 socorristas farão rondas ostensivas de motocicleta, circulando pela cidade. Nos polos descentralizados, serão disponibilizadas cinco ambulâncias de suporte básico, 01 para cada RPA que terão polos de animação descentralizados. A população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.

Imagem ilustrativa da imagem Veja como funcionarão os serviços de saúde no carnaval do Recife
36 ambulâncias e 40 motolâncias do Samu estarão disponíveis |  Foto: Divulgação/PCR

SAMU Galo da Madrugada - No maior bloco de Carnaval do mundo, o Samu vai mobilizar cerca de 200 profissionais que atuarão nas ambulâncias, motolâncias, helicóptero e em cinco postos médicos montados ao longo do percurso. Os pontos fixos vão funcionar das 7h às 19h e serão instalados na Praça Sérgio Loreto, Rua São João, Pátio do Carmo, Rua do Sol e Praça do Diario. Cada um terá uma ambulância de suporte básico, três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.

Além dos postos médicos, a Operação Galo da Madrugada do Samu vai contar com 50 motolâncias, cinco ambulâncias de suporte básico, uma de suporte avançado, um helicóptero e uma unidade de suporte a Incidente com Múltiplas Vítimas.

Assistência à Saúde

Ao longo de toda folia, a população do Recife vai contar com nove unidades de saúde para atendimentos de urgência de diversas especialidades. São elas: clínica médica; parto/maternidade; odontologia; pediatria; traumato-ortopedia; pequenas urgências; violência contra mulher. A lista completa dos locais pode ser conferida aqui: https://bit.ly/UnidadesHospitalaresCarnaval2024.

Saúde do Trabalhador: tem até massoterapia e ventosaterapia

O Espaço Bem-Estar no Carnaval, dedicado exclusivamente aos trabalhadores formais e informais envolvidos em diversas atividades econômicas durante a folia, retorna em sua segunda edição com ampliação significativa.

Localizado no Recife Antigo, o espaço promete superar 2 mil atendimentos, mais que dobrando os 955 do ano anterior. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) oferecidas incluem massoterapia, ventosaterapia, auriculoterapia e reflexologia podal.

Em 2024, com um dia adicional, o espaço terá horário estendido, funcionando das 15h às 2h diariamente, na Avenida Alfredo Lisboa, entre o Cais do Sertão e a Central de Artesanato. A equipe foi reforçada, passando de 34 para 62 profissionais, incluindo 55 terapeutas.

Novidades como um lounge para descanso, aromaterapia, climatização e água, além de box de atendimento individual, foram incorporadas para atender melhor aos trabalhadores.

O atendimento está disponível para maiores de 18 anos que estejam trabalhando no Carnaval, seja de forma formal ou informal. Ao chegar, os usuários recebem uma senha com o nome da prática e número de atendimento. As PICS são práticas que complementam os tratamentos convencionais, utilizando sistemas de saúde e recursos terapêuticos.

Vigilância Sanitária

O trabalho da Vigilância Sanitária (Visa) do Recife vai começar antes mesmo do início dos festejos carnavalescos. Os inspetores sanitários vão promover, a partir da próxima semana, capacitação sobre as boas práticas de manipulação de alimentos para os comerciantes formais e informais que atuarão nos polos carnavalescos.

Além disso, inspecionarão as fábricas de gelo instaladas na capital pernambucana e intensificarão as fiscalizações da rede hoteleira, serviços de buffet, bares e restaurantes no entorno dos polos.

Durante o Carnaval, os profissionais da Visa vão inspecionar os postos médicos montados para o Galo da Madrugada e o comércio formal e informal de alimentos. Além disso, será montado um stand da Vigilância Sanitária na Praça do Arsenal, onde equipes do órgão receberão denúncias e orientarão a população e os comerciantes sobre o consumo e oferta de alimentos seguros.

Vigilância de Ist, Aids e hepatite virais

A Sesau vai distribuir 1,3 milhão de preservativos masculinos e femininos, além de 300 mil sachês de gel lubrificante e 25 mil materiais educativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Os foliões também poderão realizar testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em dois pontos: Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, e Ibura, das 18h às 2h. O resultado sai em cerca de meia hora. Nos casos em que o resultado der positivo, o usuário receberá aconselhamento e será encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde.

O Polo Arsenal funcionará da quinta (8) até a terça-feira (13). Já o Polo Ibura estará aberto do domingo (11) até a Quarta-feira de Cinzas (14) e o Polo da Várzea funcionará do domingo (11) até a terça -feira (13). Nos dias de festa, a Profilaxia Pós-Exposição (PeP) será ofertada nas policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela; Arnaldo Marques, no Ibura; Agamenon Magalhães, em Afogados; e a Amaury Coutinho, em Campina do Barreto.

A estratégia de prevenção é ofertada em casos de violência sexual, acidente com o uso do preservativo (rompimento ou saída) durante ato sexual, contato com materiais perfurocortantes com risco de infecção e para profissionais de saúde que tenham acidente de trabalho com risco biológico. A PeP deve ser iniciada preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas.

Covid-19

Haverá dois postos de testagem para covid-19 funcionando todos os dias da folia: no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 8h às 17h, e na Unidade Básica Tradicional (UBT) José Dustan, na Iputinga, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os atendimentos serão realizados por demanda espontânea para grupos prioritários, os demais devem fazer o agendamento por meio do Conecta Recife, aplicativo ou site (https://conectalps.recife.pe.gov.br/vamos-testar), na aba Vamos Testar.

Saúde mental – redutores de danos

Durante o Carnaval, a Sesau realizará ações com foco no combate ao abuso de álcool, fumo e outras drogas, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e cuidados no trânsito.

Entre os dias 8 e 14 de fevereiro, serão feitas abordagens por agentes redutores de danos e encenações de arte-educadores, com o objetivo de conscientizar os foliões. Os profissionais irão estimular a adoção de medidas preventivas e de cuidados para a promoção à saúde e segurança, além de realizar a entrega de insumos.

Serão, ao todo, 210 agentes distribuídos em diversos locais de atuação espalhados pela capital pernambucana, totalizando 50 servidores a mais que no ano passado.

Ao longo das comemorações, a população poderá encontrar os profissionais no estande de Redução de Danos próximo à praça do Arsenal e no estande Cuide-se, na Alameda de Serviços, entre as 15h e 2h. Haverá, também, membros da equipe circulando em todos os polos oficiais, descentralizados e Polinhos, das 18h às 2h.

Durante os intervalos dos shows musicais, grupos de arte-educadores subirão aos palcos para encenações educativas e para divulgar informações preventivas, de saúde e segurança.

Os agentes farão, ainda, orientações quanto à realização dos exames de Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) e Profilaxia Pós-exposição ao HIV (PEP), além de informar sobre os postos do Samu e pontos de urgência e emergência da Rede de Saúde do Recife.

Desde o primeiro dia de Carnaval, serão disponibilizados aos foliões: materiais informativos, pulseiras de identificação para crianças, 50 mil garrafas plásticas em substituição às de vidro, 10 mil copos d’água, 300 mil preservativos masculinos, 20 mil preservativos femininos e 15 mil unidades de gel lubrificante.

Além dos polos oficiais, os itens poderão ser encontrados no Baile Municipal, em agremiações carnavalescas a partir da sexta-feira e no desfile do Galo da Madrugada, nas principais vias de acesso (Forte das Cinco Pontas, Praça Sérgio Loreto, Ponte Duarte Coelho), bem como nos locais de barreira da Vigilância Sanitária.

Vigilância Ambiental

Os profissionais da Vigilância Ambiental do município vão iniciar os seus trabalhos na semana pré-carnavalesca, realizando o tratamento químico com inseticida no percurso do Galo da Madrugada e nas áreas das arquibancadas, para redução da população de mosquitos.

Já do sábado (10) até a terça-feira (13) de Carnaval, os profissionais da Vigilância vão intensificar as ações de controle de vetores para prevenção das arboviroses em áreas onde serão instalados os polos carnavalescos, em imóveis vizinhos aos locais dos eventos, bem como em pontos estratégicos mais importantes da cidade.

Desde o dia 8 de janeiro deste ano, a Vigilância Ambiental está reforçando as ações de desratização e desinsetização nos 12 km de orla do município nos bairros do Pina, Boa Viagem e Brasília Teimosa, na Zona Sul, incluindo 60 quiosques e oito banheiros.

As ações também estão sendo realizadas em Mercados Públicos, feiras, área central do camelódromo, bem como em espaços de grande circulação de pessoas no centro da cidade. Será realizado, ainda, antes e durante os dias de folia, o monitoramento da qualidade da água através de parâmetros físicos e químicos.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão, durante todo o período carnavalesco, para atendimento de emergências envolvendo animais que ofereçam risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio do telefone 3355-7712. Também haverá plantão para denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, através do telefone 0800 281 1520.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: