X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Carnaval: dicas para manter a saúde em alta durante a folia em Pernambuco

Para aproveitar a festa, veja orientações de especialista para cuidar do corpo, da cabeça aos pés


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Carnaval: dicas para manter a saúde em alta durante a folia em Pernambuco
Para aproveitar os dias de festa com segurança e energia, é essencial adotar algumas medidas, como manter a hidratação e até tomar isotônicos |  Foto: Divulgação

Sabe aquele bordão "saúde é o que interessa, o resto não tem pressa", atribuído ao personagem Paulo Cintura, interpretado pelo humorista Paulo Cesar Rocha no programa "Escolinha do Professor Raimundo"? Pois bem. No carnaval, parece que a frase se inverte e tudo parece ter pressa, menos a saúde.

Contudo, para aproveitar os dias de festa com segurança e energia, especialmente o Galo da Madrugada e as ladeiras de Olinda, é essencial adotar algumas medidas. 

Segundo o médico da família Orisvaldo Gonçalves, professor da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão, é comum que os foliões passem longos períodos fora de casa durante o Carnaval, indo de um bloco para outro.

O comportamento pode levar a uma alimentação inadequada e à privação de nutrientes, resultando em fadiga, desidratação e outros sintomas.

Imagem ilustrativa da imagem Carnaval: dicas para manter a saúde em alta durante a folia em Pernambuco
Orisvaldo Gonçalves explica ser importante tomar cuidado na escolha dos alimentos, especialmente na rua |  Foto: Divulgação

Cuidados alimentares durante o Carnaval

"Priorizar alimentos ricos em nutrientes e energia, como os carboidratos integrais, é fundamental. Evitar alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares refinados e sal em excesso também é recomendado para evitar desconfortos gastrointestinais e desidratação", destaca o médico Orisvaldo Gonçalves.

Higiene

Para aqueles que consomem alimentos de vendedores ambulantes, o médico frisa ser determinante verificar se estão devidamente armazenados e manipulados com higiene. De acordo com ele, optar por alimentos cozidos e grelhados, evitando aqueles expostos por longos períodos, reduz os riscos à saúde.

Hidratação adequada para a folia

De acordo com o médico da família, além da alimentação, a hidratação é essencial. A perda de líquidos durante a transpiração pode resultar na eliminação de sais minerais importantes, que devem ser repostos. Além de muita água, o consumo de isotônicos pode ser uma opção rápida para reabastecer o organismo.

Moderação no consumo de bebidas alcoólicas

"O consumo moderado de bebidas alcoólicas, intercalado com água e nunca com o estômago vazio, também é aconselhável para evitar embriaguez e sintomas gastrointestinais", ressalta Orisvaldo Gonçalves.

Cuidados físicos e posturais na folia

Outros cuidados com o corpo, como alongamentos antes das festas e o uso de sapatos confortáveis, são igualmente importantes. Para o profissional de saúde, o alongamento prepara o corpo para a atividade intensa da folia, enquanto sapatos fechados e confortáveis ajudam a prevenir quedas e lesões.

Proteção solar durante as festividades

O uso de protetor solar é indispensável, especialmente devido à maior exposição ao sol durante o carnaval. O protetor deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada 3 horas, priorizando produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 30 ou mais.

Descanso adequado para a recuperação do corpo

Por fim, garantir uma boa noite de sono é essencial para a recuperação adequada do corpo após as festividades. A privação de sono pode levar à fadiga e diminuição da imunidade, comprometendo o bem-estar físico e mental.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: