X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Carnaval 2025

Varizes, calor e Carnaval: Beth Moreno dá dicas de cuidados com as pernas na folia

Com as altas temperaturas, os incômodos causados por varizes podem piorar, por isso, a importância de cuidar das suas pernas e aproveitar a festa


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Varizes, calor e Carnaval: Beth Moreno dá dicas de cuidados com as pernas na folia
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), os casos de varizes aumentam entre 20% e 30% durante o verão |  Foto: Divulgação

Com o Carnaval batendo à porta e as altas temperaturas dominando o verão, muitos nem imaginam que o calor pode aumentar os incômodos causados pelas varizes.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), os casos de varizes aumentam entre 20% e 30% durante o verão, a dilatação das veias, já causadora de desconforto, pode piorar com o calor, aumentando o inchaço e a sensação de peso nas pernas. Se você tem esse problema, o verão e o Carnaval podem ser uma combinação difícil.

No entanto, com alguns cuidados é possível curtir a folia. A angiologista e cirurgiã vascular Beth Moreno compartilha orientações para manter as pernas saudáveis durante o período festivo e quente.

Para curtir o Carnaval sem desconforto, é importante cuidar bem das pernas. A maratona de blocos podem sobrecarregar a circulação, causando inchaço e cansaço. Por isso, alternar entre momentos de descanso e movimento é fundamental.

“Ficar muito tempo parado, seja em pé ou sentado, pode aumentar o inchaço. Independente de ter varizes ou não, é importante se alongar antes de sair de casa e durante a folia, e passar protetor solar também nas pernas se for se expor ao sol”, alerta a especialista. A médica angiologista Beth Moreno também sugere o uso de meias de compressão.

“As meias ajudam a melhorar a circulação e reduzir o inchaço, proporcionando mais conforto durante o dia todo. Apesar de não curarem as varizes, elas estão entre as medidas preventivas eficazes contra a sua progressão”.

O que fazer caso as pernas fiquem cansadas e pesadas após a folia?

Imagem ilustrativa da imagem Varizes, calor e Carnaval: Beth Moreno dá dicas de cuidados com as pernas na folia
angiologista e cirurgiã vascular Beth Moreno compartilha orientações para manter as pernas saudáveis durante o período festivo e quente |  Foto: Paula Maestrali

“Após um banho relaxante, aplique cremes hidratantes específicos que além de hidratar, aliviam a dor cansada e a sensação de peso”, explica Dra. Beth Moreno. A especialista reforça que, ao passar o creme, a melhor forma é massagear as pernas do pé até a coxa. “Essa massagem melhora o retorno venoso e o retorno linfático”.

Outra dica importante é elevar as pernas. “Quando você chegar em casa, coloque um travesseiro ou almofada sob as pernas para deixá-las elevadas. Isso ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e a sensação de desconforto”, orienta a especialista.

E não se esqueça da hidratação. “Durante o calorão, a desidratação pode afetar a circulação, tornando as pernas mais pesadas. Por isso, beba muita água para manter o corpo e as veias saudáveis”, recomenda Dra. Beth.

Dra. Beth Moreno é angiologista e cirurgiã vascular, possui referência no tratamento das varizes com laser e espuma e no tratamento da veia safena com o endolaser. Título de especialista em cirurgia vascular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular. Integra a equipe de cirurgia vascular do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

Instagram: @bethmorenovascular

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: