X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Escolas comemoram 100% dos professores vacinados contra Covid


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Escolas comemoram 100% dos professores vacinados contra Covid
O diretor e professor Fábio Portela (de camisa vermelha) e sua equipe comemoram a vacinação dos profissionais da escola |  Foto: Antonio Moreira/AT

Com o avanço da imunização contra a Covid-19 dos professores e profissionais da educação no Estado, muitas escolas da Grande Vitória já estão com todos os professores vacinados com a primeira dose.

No UP Centro Educacional, todos os funcionários das unidades de Vila Velha e da Praia do Canto, Jardim da Penha e Jardim Camburi, em Vitória, já receberam a primeira dose.

Para o professor e diretor do UP, Fábio Portela, ter todo o corpo da escola imunizado é um alívio. “É um passo importantíssimo na sonhada retomada das aulas presenciais com todos os alunos na escola”.

Os professores Aline Gonring Bessevele e Pablo Atanes e a pedagoga Michelle Massariol também celebraram a conquista.

No Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória e no Darwin Vitória e Vila Velha, todos os funcionários estão vacinados com a 1ª dose. No Colégio Pio XII e nas redes municipais da Serra e de Cariacica, todos os professores já receberam a primeira dose.

As instituições, inclusive, já estão se preparando para a volta às aulas totalmente presenciais.

Atualmente, podem ocorrer aulas presenciais em todas as escolas, públicas e privadas, desde que seja seguido o distanciamento entre as carteiras, além das demais medidas sanitárias. Mas, ainda não é obrigatório o ensino presencial.

“Estamos prontos para voltar totalmente com as aulas presenciais, na torcida de que sejamos liberados pelos órgãos competentes para a retomada”, pontuou Portela.

De acordo com o vice-presidente do Sinepe, Eduardo Costa Gomes, praticamente todas as escolas associadas estão com 100% dos professores imunizados com a primeira dose. Sobre o retorno totalmente presencial, ele pontuou que as instituições estão preparadas.

“O que vemos é a necessidade de, ainda assim, continuarmos com o suporte remoto”, ressaltou.

Em entrevistas anteriores, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, disse que estuda a retomada da obrigatoriedade das aulas presenciais no segundo semestre. Na coletiva de ontem, ele citou, sem dar detalhes. “Entendemos que seja uma urgência na sociedade a retomada do ensino plenamente em todos os níveis, inclusive com a obrigatoriedade da presença dos estudantes”, afirmou.


SAIBA MAIS


Rede particular

  • No Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória, todos os funcionários estão vacinados com a 1ª dose. Sobre a retomada total, a escola informou que cumpre as orientações dos órgãos competentes.
  • O Centro Educacional Leonardo da Vinci informou que, desde março deste ano, funciona com as turmas 100% presenciais. Não há rodízio; só ficam em casa os alunos em que as famílias tiveram essa preferência.
  • No Darwin Vitória e Vila Velha, todos os professores e funcionários estão vacinados com a primeira dose. A instituição informou que, a partir de agosto, todas as turmas estarão com aulas presenciais.
  • Na Crescer PHD, boa parte da equipe já está totalmente vacinada. A escola informou que a imunização dos outros funcionários com a segunda dose do imunizante deverá ocorrer até o início de agosto.
  • No Colégio Pio XII, todos os professores já foram imunizados com uma dose e eles estão preparados para a retomada total. Os alunos estão sendo recebidos sem rodízio.

Rede pública

  • Em Cariacica, todos os professores da rede municipal receberam o imunizante antes da volta às aulas, segundo a prefeitura.
  • A Secretaria de Educação de Cariacica informou, ainda, que a retomada das atividades de forma 100% presencial acontecerá apenas quando os índices da pandemia estiverem controlados e com segurança atestada pelas autoridades de saúde.
  • No município, as aulas ocorrem de forma híbrida e as famílias e alunos podem escolher se continuam apenas com o ensino no sistema remoto ou se retornam para as escolas.
  • Na Serra, todos os professores do município já receberam a 1ª dose, e a previsão é de que até a primeira quinzena de agosto todos os estudantes terão voltado para as aulas presenciais, no modelo híbrido. Atualmente, só os grupos 2 e 3 da educação infantil não retomaram e seguem apenas com aulas remotas.
  • Em Vila Velha, a prefeitura informou que as aulas estão ocorrendo em sistema híbrido e com rodízio de turmas, e que o fim do escalonamento está sendo estudado e analisado com muita cautela.
  • Em Vitória, 97% dos profissionais que atuam nas escolas receberam a 1ª dose. Na educação infantil, os grupos 5 e 6 estão presencialmente nas escolas, sem revezamentos. No ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, há revezamento entre os grupos azul e laranja. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o revezamento ocorre apenas nas turmas em que é necessário. No caso dos estudantes em que as famílias optarem por permanecerem no ensino remoto, eles são atendidos por atividades e conteúdos na plataforma AprendeVix ou roteiros de estudos impressos.
Fonte: Prefeituras e instituições citadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: