Campeã do carnaval capixaba será conhecida hoje
Apuração dos votos das escolas do Grupo Especial acontece a partir das 17h30, no Sambão. Nove quesitos serão avaliados
Siga o Tribuna Online no Google
A campeã dos desfiles deste ano do Grupo Especial das escolas de samba de Vitória será conhecida nesta quarta-feira (11), em apuração que acontece a partir das 17h30, no Sambão do Povo.
As 10 agremiações participantes receberão notas em nove quesitos, com avaliação feita por 27 jurados. Eles analisaram as apresentações a partir de três cabines distribuídas na avenida, nas noites dos últimos dias 6 e 7, explica Gustavo Fernando, diretor de Comunicação da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge).
“As notas variam entre nove e 10. Se a nota ficar entre 9 e 9,9 deve ser justificada obrigatoriamente, prezando pela isenção. Cada quesito é avaliado por três jurados. No momento em que as notas forem lidas, a menor será descartada, para tornar a apuração mais justa”, disse.
Dentre os quesitos avaliados, estão comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo, fantasias e bateria.
Segundo ele, a Liesge escolhe pessoas com formação competente para julgar cada quesito, e os nomes são apresentados em reunião aos presidentes das escolas, que podem aprovar ou reprovar cada sugestão.
“Não é possível recorrer da nota emitida pelo jurado, que faz a avaliação com base em pré-requisitos formulados para não haver subjetividade”, afirmou.
Entretanto, as agremiações podem recorrer de pontuação perdida por não cumprimento de obrigatoriedades, como horário máximo para estacionar os carros antes do desfile, o número exigido de pessoas em cada ala e o tempo de desfile.
“A agremiação pode recorrer justificando porque a avaliação de descumprimento de obrigatoriedade está equivocada, se possível com registros, fotos e vídeos. O recurso será então analisado, podendo ser aceito ou não”, pontuou Gustavo.
Neste ano foi criada a Série Ouro, que contará com desfiles de nove agremiações na próxima sexta-feira e sábado, também no Sambão do Povo.
A última colocada no Grupo Especial irá desfilar na Série Ouro no Carnaval seguinte. Já a primeira colocada da Série Ouro deste ano irá encerrar o desfile no primeiro dia de apresentações de 2027.
Entenda
Escolas avaliadas
As agremiações que serão avaliadas pela Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) serão: Pega no Samba, Novo Império, Unidos de Jucutuquara, Mocidade Unida da Glória, Imperatriz do Forte, Rosas de Ouro, Unidos da Piedade, Independente de Boa Vista, Chegou O que Faltava e Andaraí.
Quesitos
Bateria: Considerada o coração de uma agremiação, deve manter a inalterabilidade do ritmo, a perfeita combinação de sons emitidos pelos vários instrumentos.
Samba-Enredo: Apresentando em formato musical a proposta da escola, deve ter adequação da letra ao enredo com clareza, coesão e criatividade.
Harmonia: É o perfeito entrosamento entre os componentes da agremiação, deve ter igualdade no canto do samba-enredo e a regularidade do canto no tempo de desfile.
Evolução: Movimento rítmico e contínuo dos sambistas, deve ter fluência da apresentação, empolgação e coesão no desfile.
Enredo: É a narrativa sobre o tema escolhido, deve ter formação de uma narrativa a partir da sequência dos elementos do desfile, e criatividade.
Alegorias e Adereços: Representação plástica e ilustrativa do enredo, deve ter adequação com as alegorias do enredo, além de acabamentos e cuidados.
Fantasias: Ilustra o enredo, deve ter criatividade, esmero nos acabamentos e cuidados na confecção.
Comissão de Frente: É a primeira ala a entrar na avenida e deve ter coreografia com início meio e fim.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Ostentam a bandeira, deve ter vestimenta adequada, dança ritmada e harmonia no par, com leveza e majestade.
Notas e justificativas
Todas as Notas devem ser justificadas e fundamentadas.
Notas entre 9 e 9,9 devem ter fundamentação escrita à caneta de forma clara, objetiva e transparente, jamais utilizando termos subjetivos e citando o critério descumprido.
O formulário com as notas registradas e justificadas foi recolhido ao final de cada noite do desfile.
Notas zero só serão admitidas na hipótese de alguma escola de samba deixar de apresentar em totalidade o quesito em julgamento.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários