X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Smashing Pumpkins usa inteligência artificial para divulgar em português o novo álbum


Ouvir

Escute essa reportagem

A banda americana Smashing Pumpkins usou a inteligência artificial para chamar a atenção de fãs ao redor do mundo para o álbum Aghori Mhori Mei, lançado em 2 de agosto. Nesta segunda, 12, vídeos nas redes da banda mostravam o vocalista, Billy Corgan, "falando" em outras línguas, entre elas, o português - a IA ajudou a traduzir a mensagem para um tom de voz parecido com o do vocalista.

Billy Corgan gravou o texto em inglês e a empresa Curious Refuge cuidou para que a mensagem fosse transmitida em português, espanhol, alemão, japonês, italiano, grego e francês, como explica o site Stereogum.

Curiosamente, o tom de voz contínuo do músico quase deixa escapar uma crítica ao próprio uso da inteligência artificial: "Antes que a IA destrua tudo, incluindo a cultura, saibam que o Smashing Pumpkins lançou um novo álbum", diz um Billy Corgan em português fluente, com um também curioso sotaque paulistano. Assista aqui.

O texto continua: "Isso mesmo, um retorno às nossas raízes! Billy, Jimmy e James, voltando ao estilo de guitarra pelo qual somos conhecidos!".

Em 2023, Billy Corgan opinou sobre o uso de inteligência artificial, afirmando que a tecnologia mudará a música "para sempre": "Quando os jovens descobrirem que podem usar a IA para escrever uma música melhor, eles não vão passar 10 mil horas em um porão como eu fiz", disse. Para ele, a ferramenta pode facilitar processos, mas também pode dificultar a competição entre quem ainda usar métodos analógicos. "Você acha que tem muita música ruim saindo agora? Espere só", alertou.

O Smashing Pumpkins volta ao Brasil para dois shows, em Brasília e São Paulo, nos dias 1 e 3 de novembro, respectivamente. Os americanos são um dos principais nomes do rock alternativo, e trazem ao País a turnê The Word Is a Vampire!, em referência a um dos sucessos da banda, Bullet With Butterfly Wings. Veja aqui informações sobre ingressos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: