X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Novo prêmio literário é lançado pela Fundação Casa de Jorge Amado

Inscrições para o Prêmio Myriam Fraga, voltado a autores inéditos, começam em 9 de novembro. Vencedores receberão R$ 4 mil e publicação de suas obras


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novo prêmio literário é lançado pela Fundação Casa de Jorge Amado
A premiação é uma homenagem para a poeta e escritora Myriam Fraga, cujo aniversário é comemorado em 9 de novembro |  Foto: - Divulgação

A Fundação Casa de Jorge Amado inaugura o Prêmio Myriam Fraga para Autores Inéditos, focado em escritores que nunca tiveram textos publicados em meios físicos ou digitais. As inscrições serão abertas no sábado, 9 de novembro, e poderão ser feitas até 9 de dezembro.

A premiação é uma homenagem para a poeta e escritora Myriam Fraga, cujo aniversário é comemorado em 9 de novembro. Cadeira da Academia de Letras da Bahia (ALB) e ex-diretora executiva da Fundação, ela conduziu uma primeira versão do projeto antes de sua morte, em 2016.

O atual vice-presidente da ALB, Marcus Vinícius Rodrigues, é quem coordena o projeto, de acordo com Angela Fraga, gestora da Fundação Casa de Jorge Amado. "A chancela da ALB é muito significativa para nós, além do que Marcus Vinícius terá muito a contribuir, especialmente por ter sido, no início de sua carreira de escritor, um dos premiados em uma de nossas edições para autores inéditos", diz ela, em comunicado à imprensa.

A viabilização do projeto foi feita através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio do Nubank para os vencedores, que, além de terem o texto publicado, ganharão R$ 4 mil, além de 30% da tiragem dos livros.

Serão escolhidos três autores, nos gêneros de ficção e poesia. Os textos serão publicados dentro de seis meses após a conclusão do concurso, em mil exemplares, que terão o formato, ilustração, projeto gráfico e capa da obra realizados pela editora Casa de Palavras.

Os premiados também podem ter a chance de participar de eventos literários indicados pela organização, como a Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ).

Sobre a inscrição

A inscrição para o concurso é gratuita e deve ser realizada através de um formulário disponível no site da Fundação Casa de Jorge Amado. É possível apenas uma inscrição por CPF, em uma das categorias (ficção ou poesia). A obra ficcional enviada deve possuir entre 150 mil e 500 mil caracteres, com espaços. Já a poesia deve ter entre 50 e 150 páginas com poemas.

Os candidatos devem ter pelo menos 18 anos e serem brasileiros residentes ou estrangeiros que tenham residência fixa comprovada no País. A seleção das obras será feita por uma comissão selecionada previamente pela instituição e que terá autonomia para tomar a decisão com base na qualidade literária da obra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: