X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Música

Músico popular capixaba aposta em releituras de clássicos

André Carvalho revisita clássicos da MPB em seu primeiro EP, com releituras ao vivo e identidade capixaba


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Músico popular capixaba aposta em releituras de clássicos
Capixaba André Carvalho estreia com EP que homenageia a MPB em releituras vibrantes de clássicos nacionais, unindo guitarra, voz e identidade brasileira. |  Foto: Divulgação/Brena Carvalho

O cancioneiro popular nacional de diversas épocas é revisitado pelo cantor e guitarrista capixaba André Carvalho em “Músico Popular Brasileiro”, seu primeiro EP.

Gravado ao vivo em estúdio, acompanhado de banda, o trabalho traz releituras inéditas e originais de quatro clássicos da música produzida no Brasil.

“Escolhi canções de artistas que estão diretamente conectados à minha forma de fazer música. Como minha formação está ligada primeiro ao instrumento e depois ao canto, eu me inspiro em nomes que fazem as duas coisas de maneira brilhante”, revela o artista ao AT2.

Dessa forma, se deu o repertório iniciado com o reggae “Uma Brasileira” (1995), de autoria de Herbert Vianna e Carlinhos Brown, e que foi gravado pelos Paralamas do Sucesso com Djavan.

A segunda música é “Menino do Rio” (1979), de Caetano Veloso e que ficou eternizada na voz de Baby do Brasil. A nova versão conta com participação de Bárbara Greco.

“Em seguida, trouxe 'Mistério do Planeta', um clássico de 1972 dos Novos Baianos, em que eu pude mostrar a influência guitarrística e rítmica de Pepeu Gomes”.

“Músico Popular Brasileiro” é encerrado por “Andar com Fé” (1982), de Gilberto Gil, tocada de forma elétrica, mas com uma rítmica bem brasileira.

“O título do EP brinca com a ambiguidade da sigla 'MPB' com os tantos operários musicais, historicamente influenciados e impactados pelos gêneros brasileiros. Que tem na música sua profissão, sendo também uma parte estrutural na difusão do repertório popular”, explica André.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: