X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Liv Strömquist vem ao Brasil para participar da Flip 2025


Ouvir

Escute essa reportagem

Liv Strömquist, quadrinista e autora sueca, virá ao Brasil para a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) 2025. O evento acontece entre os dias 30 julho e 3 de agosto em Paraty, no Rio.

Ana Lima Cecílio, curadora da Flip, diz que a autora sueca "inventou uma espécie de ensaio em quadrinhos". A escritora publicou quatro livros no Brasil, pela Companhia das Letras: A Origem do Mundo (2018), A Rosa Mais Vermelha Desabrocha (2021), Na Sala dos Espelhos (2023) e A Astrologia (2025).

"Atenta às questões contemporâneas mais importantes - a hiperconectividade, o feminismo, as relações amorosas -, Liv Strömquist é um poço de referências na história do pensamento e pode contribuir e muito com qualquer debate crucial hoje. Além disso, a inovação da forma é algo que interessa à Flip", diz a curadora.

Com 40 mil exemplares vendidos na Suécia e edições em diversos países, A Origem do Mundo é a obra mais conhecida de Liv Strömquist. Nela, a autora relata uma história cultural da vagina e discute como a percepção da sexualidade feminina foi se alterando.

O livro resgata, com humor afiado, a história da mulher e de seu corpo, que vai da culpa por ter mordido o fruto proibido, que manteve os portões do Paraíso fechados, até os embates políticos e sociais dos dias de hoje. O texto foi levado ao teatro no Brasil em 2017, em peça protagonizada pela atriz Mariana Senne.

A Flip já confirmou também a presença de Dahlia de la Cerda, Dolores Reyes, María Negroni, Sandro Veronesi, Rosa Montero, Sergio Vaz, Lilian Sais, Lilia Guerra e Alice Ruiz.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: