“O Agente Secreto” recebe 3 indicações e faz história no Globo de Ouro
Produção está na disputa de Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Ator em Drama, com Wagner Moura
O Globo de Ouro anunciou na segunda-feira (8) as produções indicadas para a sua 83ª edição, e o filme brasileiro “O Agente Secreto” fez história sendo indicado em três categorias: Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Ator em Filme de Drama, para Wagner Moura.
As indicações para as duas categorias principais do Globo de Ouro (Filme de Drama e Ator em Filme de Drama) são inéditas para uma produção brasileira.
O filme do diretor Kleber Mendonça Filho disputará o troféu de melhor filme de drama com “Frankenstein”, “Hamnet”, “Pecadores”, “Foi Apenas Um Acidente” e “Valor Sentimental”.
Os dois últimos são ainda seus principais adversários em filme em língua estrangeira, representando França e Noruega, respectivamente. Além deles, integram a lista “Sirât” (Espanha), “The Voice of Hind Rajab” (Tunísia) e “No Other Choice” (Coreia do Sul).
Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura gravaram um vídeo no qual celebraram as indicações. O diretor pernambucano e o ator baiano estavam no aeroporto da Cidade do México, onde tinham acabado de chegar.
“Obrigado, Brasil todo! Só para agradecer toda a energia e toda a atenção que estamos recebendo com essas indicações ao Globo de Ouro”, disse Kleber.
Wagner acrescentou: “E não só pelas indicações, né? Por todo o apoio que a gente vem recebendo desde o começo”.
O diretor celebrou o desempenho do filme nas bilheterias. “O filme está indo bem em todos os lugares e, neste fim de semana, a gente chega a 1 milhão de espectadores”.
“É muito bonito ver a conexão de um povo com sua cultura, com seus artistas, com sua arte. Eu fico muito emocionado e muito feliz. Obrigado”, disse o ator.
Wagner enfrenta uma disputa acirrada com Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Timothée Chalamet (Marty Supreme), Michael B. Jordan (Pecadores), Ethan Hawke (Blue Moon) e Joel Edgerton (Sonhos de Trem).
Marcado para 11 de janeiro, o Globo de Ouro será comandado pela comediante Nikki Glaser.
Prêmio é uma espécie de “esquenta” para o Oscar
Criado em 1943, o Globo de Ouro é uma das grandes premiações internacionais, e pode abrir caminho para o Oscar, principalmente em categorias como Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e nos prêmios por atuação.
O calendário de premiações segue uma ordem previsível: o Globo de Ouro vem antes do Oscar. Por isso, o primeiro prêmio serve como uma espécie de “esquenta” para o Oscar. Em 2026, o Globo de Ouro acontece em 11 de janeiro, enquanto o Oscar está marcado para 15 de março.
Os prêmios possuem votantes distintos. Enquanto o Oscar é decidido por quem trabalha na produção de filmes, o Globo de Ouro tem como eleitores jornalistas e críticos, que frequentemente apontam tendências.
Além disso, o Globo de Ouro repercute durante uma época em que o Oscar ainda está em votação e as suas escolhas acabam pesando ou coincidindo, muitas vezes.
Em 2024, a produção brasileira “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, foi destaque nas premiações internacionais e rendeu — pela primeira vez — o prêmio de Melhor Atriz para Fernanda Torres. Após a premiação, a brasileira foi indicada ao Oscar, embora o prêmio tenha ficado com Mikey Madison pelo papel em “Anora”.
Ao todo, o Globo de Ouro tem como eleitores 334 profissionais de imprensa de 85 países que escrevem sobre cinema e sobre Hollywood. Atualmente, o Brasil tem 25 votantes.
Indicações e concorrêntes
Melhor filme de drama
Frankenstein
Hamnet
Foi Apenas Um Acidente
O Agente Secreto
Valor Sentimenta
Pecadores
Filme em Língua Estrangeira
Foi Apenas Um Acidente (França)
No Other Choice (Coreia do Sul)
O Agente Secreto (Brasil)
Valor Sentimental (Noruega)
Sîrat (Espanha)
The Voice of Hind Rajab (Tunísia)
Melhor ator de drama
Joel Edgerton, por “Sonhos de Trem”
Oscar Isaac, por “Frankenstein”
Dwayne Johnson, por “Coração de Lutador”
Michael B. Jordan, por “Pecadores”
Wagner Moura, por “O Agente Secreto”
Jeremy Allen White, por “Springsteen”
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários