Dona Beja mais feminista com Grazi Massafera chega ao streaming
A nova adaptação da história da jovem que foi raptada aos 15 anos e virou dona de bordel será exibida no HBO Max a partir de terça-feira (03)
Ana Jacinta de São José – conhecida como Dona Beja – era tão linda que despertou a cobiça do ouvidor do imperador, Joaquim Inácio Silveira da Motta. Certo dia, ele resolveu raptá-la e Beja, que tinha apenas 15 anos, foi forçada a ser amante do homem, deixando para trás o sonho de se casar com seu noivo.
O que aconteceu depois ficou para a história: Beja foi abandonada seis anos depois por Joaquim, abriu um bordel em Araxá, Minas Gerais, e se tornou uma pessoa influente entre os poderosos. O que mais chocou na época é que ela própria se prostituía.
A trama real e fascinante da jovem, que nasceu em 1800 e viveu 73 anos, vai poder ser conferida na novela que o HBO Max estreia amanhã trazendo Grazi Massafera como protagonista.
Trata-se de um remake de “Dona Beja”, trama que fez sucesso em 1986, na extinta TV Manchete, e que tinha Maitê Proença no papel principal.
A novela revisita a mulher que desafiou as convenções sociais do início do século 19 em Minas Gerais. A narrativa acompanha sua vida desde o rapto forçado, que interrompe seu grande amor, até o retorno como mulher rica e independente. Ao abrir um bordel em Araxá, ela enfrenta a hostilidade das famílias tradicionais.
A história explora temas como liberdade, poder, desejo e protagonismo feminino, colocando a personagem no centro de conflitos afetivos, sociais e políticos.
Para recriar o universo da história, a produção construiu uma cidade cenográfica de 1.710 m e desenvolveu mais de 3 mil figurinos exclusivos, reforçando a ambientação histórica.
O trio central é formado por Grazi Massafera, David Junior e André Luiz Miranda, acompanhados por um elenco de peso que incluem Pedro Fasanaro, Bianca Bin, Deborah Evelyn, Indira Nascimento, Bukassa Kabengele, Otávio Muller, Isabela Garcia, Erika Januza, Tuca Andrada, Kelzy Ecard, Werner Schunemann, Thalma de Freitas e Gabriel Godoy.
Haverá ainda participações especiais de Elizabeth Savalla, Othon Bastos, Elisa Lucinda, Virgílio Castelo e Lúcia Veríssimo.
Com intenção de se adequar à modernidade, a adaptação escrita por Daniel Berlinsky e António Barreira ganhará um tom mais feminista.
Estreias da semana no streaming
1 “Metas de Relacionamento” (2026) – Filme/Comédia. Quando a produtora de TV Leah Caldwell decide se tornar a primeira mulher a comandar o principal programa matinal de Nova Iorque, seu ex surge para disputar o mesmo cargo. Prime Video, quarta-feira (04).
2 “Rosario Tijeras” (2026) – Série/Drama. As realidades se chocam quando dois amigos de classe alta se sentem atraídos por uma jovem da periferia com sede de vingança. Netflix, segunda-feira (02).
3 “Vanished” (2026) – Série/Suspense. Quando a viagem de um casal a Paris toma um rumo sombrio com o desaparecimento de Tom, a bordo de um trem para o sul da França, Alice se vê envolvida em uma teia de intrigas e perigos. Prime Video, segunda-feira (02).
4 “Fallout – Final da 2ª temporada” (2026) – Série/Ação. Na história, que acontece 200 anos após o apocalipse, os habitantes dos luxuosos abrigos radioativos são forçados a retornar à paisagem infernal irradiada. Prime Video, quarta-feira (04).
5 “Operação Fronteira Brasil - 5ª temporada” (2026) – Documentário. Entre os destaques, estão as novas bases operacionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com foco especial no Rio de Janeiro. HBO Max, quarta-feira (04).
6 “O Show dos Muppets” (2026) – Infantil. Música, comédia e muita confusão estão garantidas quando os Muppets subirem ao palco do Teatro dos Muppets original mais uma vez, com a participação de Sabrina Carpenter. Disney+, quarta-feira (04).
7 “A História do Imagineering” (2026) – Docussérie. A cineasta indicada ao Oscar Leslie Iwerks leva o espectador a uma jornada por trás das cortinas da Walt Disney Imagineering, o centro de design e desenvolvimento da The Walt Disney Company, para descobrir o que é necessário para criar parques temáticos da Disney pelo mundo. Disney+, quarta-feira (04).
8 “Se Esse Amor Desaparecesse Hoje” (2026) – Filme/Romance. Uma garota do ensino médio acorda todos os dias sem lembrar do dia anterior. Até que ela começa a namorar um colega tímido. Netflix, terça-feira (03).
9 “Rainhas da Grana” (2026) – Filme/Drama. No limite do desespero, cinco amigas decidem que a única saída é formar uma gangue, conseguir armas e começar a assaltar bancos. Com Rebecca Marder e Zoé Marchal. Netflix, quinta-feira (05).
10 “Salvador” (2026) – Série/Drama. Em uma noite de confrontos violentos entre torcidas, um motorista de ambulância descobre que a filha está envolvida. A situação foge do controle, e ele busca respostas. Netflix, sexta-feira (06).
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários