X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Famosos

Duda Santos: “Santinha” determinada!

Aos 22 anos, atriz ganhou status de estrela e diz ao AT2: “Sou uma mulher preta favelada e não vim de um lugar de privilégios”



Imagem ilustrativa da imagem Duda Santos: “Santinha” determinada!
A atriz Duda Santos brilhou como a personagem Santinha, no remake de “Renascer”, e agora comemora |  Foto: Divulgação/Maria Magalhães

Por trás da inocente e doce Santinha que encantou o público na primeira fase da remake de “Renascer” existe uma mulher determinada. Trata-se da atriz carioca Duda Santos, que, com apenas 22 anos, conquistou seu primeiro papel de protagonista em uma novela.

“Sempre tive o sonho de ser protagonista, mas não sabia como era o caminho, não tinha ninguém para me dizer aonde ir. Lembro de falar para minha mãe: 'Vou ser protagonista, mas vai demorar um pouco'. As coisas acabaram acontecendo mais rápido”, confessa ao AT2.

De família humilde, Duda é a mais velha de quatro irmãos. Para ela, estar num papel principal de uma novela do horário nobre representa muito.

“Sou uma mulher preta favelada e não vim de um lugar de privilégios, então ocupar este espaço e poder representar tantas meninas é incrível. A representatividade é importante, mostrar que é possível... Por isso, quero ver mais corpos como o meu na TV. Acho que, da mesma forma que Taís Araújo e Chris Viana me inspiraram, ver a Santinha em cena possa também ter inspirado outras meninas como eu”.

A estreia de Duda na TV aconteceu em 2019, em “Malhação”. Em 2022, a atriz, que afirma estar solteira, ganhou reconhecimento ao interpretar a Isa, de “Travessia”.

“Sempre tive um desejo pela atuação, mas não sei se chamaria de sonho, pois não era algo que eu via de fato como possível de acontecer. Então, era uma relação um pouco que à distância, até que surgiu a oportunidade de um teste para 'Malhação'”, conta.

E completa: “Lembro que falei com minha mãe e ela disse que poderíamos fazer, mas para eu já ir preparada para a possibilidade de não passar, pois nunca tinha estudado artes cênicas. Dali em diante, eu iria, de fato, me profissionalizar. Não fazia a menor ideia de como era o trabalho e esse mercado”.

Duda Santos atriz: “Poder viver do meu sonho já é um sonho”

AT2 - De que forma “Renascer” transformou a sua vida?

Duda Santos - De todas as formas. “Renascer”, de certa forma, foi um renascimento em minha vida. Realizou sonhos e abriu oportunidades para novos.

Sentiu pressão por interpretar uma protagonista aos 22 anos?

Maria Santa é uma personagem de dentro pra fora. Uma inocência e doçura de encantar. Buscar isso na Duda foi muito bonito. Existe uma pressão por ser um papel de destaque e, principalmente, por ser um remake de uma obra tão famosa e aclamada. Mas não podemos deixar a pressão do lado de fora criar ruídos no trabalho que fazemos dentro do set. A aceitação e resposta do público foi uma dádiva!

Chegou a ver a versão original da novela?

Sim. Desde que soube dos testes, decidi assistir à versão original. Eu não era nascida na época e me apaixonei pela novela! Inicialmente, pensei em só assistir às cenas da Maria Santa, mas a novela me prendeu. Cheguei até 50 capítulos e depois vi o último. Uma decisão por questão de tempo.

Ter um papel de tamanha importância mudou a forma como lida com as redes sociais?

Não tenho uma rotina com as redes. Sou reservada por lá. Mas entendo a importância das redes nesse nosso novo momento. Tenho tentado me aproximar das pessoas que estão por lá e acompanham meu trabalho. Tenho recebido muito amor.

Imagem ilustrativa da imagem Duda Santos: “Santinha” determinada!
Duda e Humberto Carrão na novela |  Foto: Divulgação/TV Globo

Como foi se despedir de Maria Santa?

É como se a vida brotasse no mesmo ninho que se despedisse, só pra “Renascer” de novo. Foi bonito. Uma história linda de contar.

Está contente com o desfecho da personagem?

Maria Santa vai voltar sagrada, para não deixar Zé esquecer que só o amor é capaz de salvar. O amor deles vai além da vida e da morte. É algo muito puro e lindo!

Maria Santa morre dando a vida pelo filho. Existe amor maior que esse?

Sonho, desde muito pequena, em ser mãe. Sempre quis muito! E, no ano passado, passei por um episódio complicado. Depois de “Travessia”, descobri um cisto grande no meu ovário, e tinha a possibilidade de eu nunca poder ter filhos.

Fiquei muito preocupada com isso. Me amargurou de uma forma gigantesca. Não sabia que isso mexeria tanto comigo, mas, graças a Deus, está tudo certo. Vou poder ter filhos, voltou tudo ao normal e foi uma felicidade danada! Acho que amor de mãe é um amor que atravessa o tempo. Não tem maior!

Acredita estar pronta para ser mãe aos 22 anos?

Ainda tenho que trabalhar muito. Tem muita coisa para fazer ainda, como muitos papéis. Meu foco agora é total na minha carreira.

Já tem novos trabalhos engatilhados após “Renascer”?

O ano está só começando, em todos os sentidos. Vida longa à “Renascer”. Mas quero trabalhar bastante. Estou em um relacionamento sério com a minha carreira.

Como se vê em 10 anos?

Meu sonho é construir uma carreira bonita, ser reconhecida pelo meu trabalho e ser cada vez melhor no que eu faço. Tem muita história bonita para contar e sou muito feliz fazendo arte. Poder viver do meu sonho já é um sonho.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: