X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Como ser mais feliz? Especialistas dão 12 dicas


Ser feliz pode ser um dos maiores desejos da humanidade, mas isso guarda algumas armadilhas. E uma delas é o tradicional questionamento: “Você é feliz?”.

“Essa questão não permite meio termo. Ao fazer essa pergunta, você fica diante apenas de duas alternativas: ou é feliz ou não é. Esse questionamento não é produtivo, não ajuda. Inclusive, pode gerar frustração e insatisfação”, explica Gustavo Arns, idealizador do Congresso Internacional de Felicidade.

Segundo ele, por isso é importante ver a felicidade como uma trajetória, e não como o final de um processo, um ponto que poderia ser hipoteticamente alcançado ao fim de uma jornada e que representaria seu término.

Também defende um olhar mais perceptivo. “Quando perceber os benefícios na minha vida, tudo o que tenho para agradecer, terei maior percepção da realidade para saber se sou feliz”, diz Gustavo Arns.

E não para por aí: “A minha proposta é que a gente mude essa pergunta para: 'Como posso ser mais feliz?'”, sugere, destacando a importância de um aprendizado contínuo.

A especialista em felicidade Sandra Teschner ressaltou que esse sentimento extrapola o sentir-se bem. “Evidências científicas comprovam que pessoas felizes são mais produtivas, mais criativas, mais resilientes, se 'viram' melhor na vida, adoecem menos e até vivem mais”.

O autor do livro “Felicidade em Alta Performance” e master coach em Psicologia Positiva Salomão Ribeiro ressalta que a felicidade não é a ausência de problemas, mas a sabedoria em administrá-los com eficácia, superando as adversidades, como durante a crise do coronavírus.

“Precisamos fortalecer as emoções positivas, saber que sairemos mais fortes dessa situação. Neste momento, a união da família é importante, assim como fazer planos estratégicos pós-pandemia”, salienta.


“Transformar vidas”

Um momento de tristeza após a morte de sua cachorrinha, em 2010, fez a professora Laryssa Metzker Neves, 29, procurar um novo pet. E assim descobriu e se voluntariou à ONG Patinhas Carentes.

E ainda adotou a cadela Mika. Para ela, fazer o bem lhe trouxe mais. “Não tem nada que pague essa sensação de poder contribuir e transformar essas vidas indefesas que só têm amor a oferecer”, destaca.

Imagem ilustrativa da imagem Como ser mais feliz? Especialistas dão 12 dicas
Professora Laryssa Metzker Neves, 29, se voluntariou à ONG Patinhas Carentes |  Foto: Leone Iglesias / AT

SAIBA MAIS Para aumentar a felicidade no dia a dia


1 Autoconhecimento
Quando a pessoa se conhece de verdade, consegue trabalhar as próprias virtudes para fortalecê-las. Isso a fará priorizar o que é necessário para se desenvolver em qualquer atividade, principalmente aquelas que faz por amor, com sentimento de missão e propósito. Isso trará crescimento e evolução.

2 Bem-estar
Para o professor Tal Ben-shahar, a felicidade é composta por cinco componentes: bem-estar físico, emocional, relacional, intelectual e espiritual. “A partir daí, a gente pode tangibilizar um pouco sobre o que é a felicidade na busca desses elementos”, explica o especialista em felicidade Gustavo Arns.

3 Viva intensamente
É preciso aprender a viver com intensidade as ações que geram prazer e alegria e compartilhar esses momentos com quem ama. “Somos protagonistas dessa obra de arte chamada 'vida' e temos a oportunidade de desenhá-la como desejamos”, ressalta o coach em Psicologia Positiva Salomão Ribeiro.

4 Anote o que te faz feliz
Registre O que te traz emoções positivas ao viver. Faça sua lista. Pode ser um café com seu amigo ou ouvir a voz do seu filho. A ciência mostra que o simples fato de pensar sobre o conteúdo dela já te deixa feliz”, destaca a especialista em felicidade Sandra Teschner.

5 Agradeça
Seja Grato(a), mas de verdade! Separe cinco minutos do seu dia e liste três motivos para agradecer hoje, como: por estar vivo, por ter a oportunidade de começar de novo, por ter falado com alguém com quem não conversava há muito tempo.

6 Seja solidário
pesquisas comprovam que fazer o bem traz mais benefícios para quem pratica do que para quem recebe. “Transforme em hábito diário. Não se trata só de doação financeira. São atitudes em prol de outros”, diz Sandra.

7 Conecte-se com quem te faz bem
Potencialize sua rede de contato positivo. Seja proativo, promova chamadas em vídeo, seja parte de grupos que compartilham seus interesses e valores. Não invista seu tempo com quem não está sintonizado com a sua vibração.

8 Saiba se informar
Selecione os veículos de sua confiança para ter acesso às notícias. Atenção com informações de rede social: saiba separar o que te faz bem do que te faz mal.

9 Medite
Há muitos vídeos e aplicativos gratuitos disponíveis. Muitos até com meditação guiada, que facilita para iniciantes.

10 Respire
Respirar conscientemente ajuda a vivenciar o momento presente, soltando amarras do passado e reduzindo a ansiedade sobre o futuro. Vários profissionais oferecem lives gratuitas que ensinam o passo a passo da respiração.

11 Exercite-se!
Pode ser ioga, alongamento, caminhada, dança, corrida... O exercício libera endorfinas que promovem, quimicamente, reação de bem-estar.

12 Dê risadas!
Leia aquelas piadas que te divertem, converse com aquele amigo divertido, assista àquela série que te faz rir pela enésima vez. Provoque emoções positivas com gargalhadas.

Fonte: Especialistas em felicidade Sandra Teschner e Gustavo Arns, também fundador do Congresso Internacional da Felicidade, e o master coach em Psicologia Positiva Salomão Ribeiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: