X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Cine Jardins reabre na próxima semana

| 15/10/2020 15:27 h | Atualizado em 15/10/2020, 15:52

O Cine Jardins, em Jardim da Penha, Vitória, volta a abrir suas portas na próxima quinta-feira (22) com uma seleção especialmente preparada para o reencontro com o público.

A grande atração é a Mostra Jardins de Cinema, que vai trazer 16 filmes dos anos 80 e 90 e inícios dos anos 2000, filmes de arte escolhidos pelo curador e cinéfilo Talmon Fonseca Júnior, além de 2 filmes clássicos.
Países como França, Alemanha, República Tcheca, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido, Coréia do Sul, Rússia, Holanda, Bélgica, Estados Unidos, Canadá estão contemplados na Mostra.

O filme "O Cheiro do Papaia Verde", do diretor vietnamita Anh Hung Tran, foi vencedor do César de Melhor Primeiro Filme em 1993.
O filme "O Cheiro do Papaia Verde", do diretor vietnamita Anh Hung Tran, foi vencedor do César de Melhor Primeiro Filme em 1993. |  Foto: Divulgação

Entre os títulos, vencedores dos maiores prêmios do cinema como Oscar, Leão de Ouro, Bafta, Goya, Globo de Ouro e César. A abertura, na quinta, é com o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1992, “Mediterrâneo”, seguido pelo francês “O Marido da Cabeleireira” e pelo vencedor do César de Melhor Primeiro Filme em 1993, “O Cheiro do Papaya Verde”.

O longa australiano "A Verdadeira História da Gangue de Ned Kelly" é uma das estreias da semana no Cine Jardins.
O longa australiano "A Verdadeira História da Gangue de Ned Kelly" é uma das estreias da semana no Cine Jardins. |  Foto: Divulgação

Na sala 1, estarão as estreias da semana, como o egípcio “Carta Registrada”, o australiano “A Verdadeira História de Ned Kelly” e o representante da Holanda no último Oscar, “Instinto”.

ESTREIAS NA SALA 1

16h - “CARTA REGISTRADA” - Egito - 2019 - 95 minutos - Drama - 12 anos. Desde que seu marido foi preso, Hala (Basma) tem que enfrentar seus pensamentos suicidas sozinha. Sua força tem que vir de dentro, pois a sociedade não a ajuda e nem perdoa uma mulher deprimida, principalmente por ela ser mãe.

18h10 - “A VERDADEIRA HISTÓRIA DE NED KELLY” - Austrália / Reino Unido / França - 2020 - 125 min - Drama / Faroeste / Biografia - 16 anos. A ascensão e a queda do rebelde australiano Ned Kelly, consagrado como o maior bush ranger da história do país. Durante a década de 1870, incentivado pelo foragido Harry Power e pela prisão de sua mãe, Kelly recrutou um montante de rebeldes para planejar uma rebelião lendária.

20h50 - “INSTINTO” - Holanda - 2019 - Representante da Holanda ao Oscar de Melhor Filme Internacional 2020 - Drama / Suspense - 16 anos. Nicoline (Carice van Houten), uma psicóloga experiente, inicia um novo emprego em uma instituição penal, apesar de ter resolvido nunca mais voltar à psiquiatria. Ela conhece Idris (Marwan Kenzari), um homem inteligente com um distúrbio de personalidade antissocial e narcisista, que cometeu uma série de crimes sexuais graves. Após cinco anos de tratamento, ele está prestes a fazer sua primeira liberdade condicional desacompanhada.

FILMES DA MOSTRA JARDINS DE CINEMA

O CHEIRO DO PAPAIA VERDE - Drama / Romance - filme de 1993 - CÉSAR de Melhor Primeiro Filme em 1993 - França / Vietnam - 100 minutos

Sinopse - Mui trabalhou a vida inteira como empregada. O seu último e mais recente trabalho foi em uma família muito rica da alta sociedade chinesa. Agora, anos depois, ela é casada com um pianista e pouco se lembra dos tempos difíceis da juventude. Mas tem uma coisa que a faz sempre relembrar do passado: o cheiro do mamão papaia verde. Direção de Tran Anh Hung.

 O MARIDO DA CABELELEIRA - Comédia Dramática - filme de 1990 - 80 minutos - França

Sinopse - Quando criança, Antoine ficava deslumbrado com a mulher que cortava seus cabelos, e seu desejo passou a ser se casar com uma cabeleireira. Adulto, Antoine (Jean Rochefort) conhece a cabeleireira Mathilde (Anna Galiena), os dois se apaixonam e se casam, e ele passa o dia admirando a esposa trabalhar. Mas a paixão entre os dois é tão intensa que o relacionamento começa a ficar doentio, e o mundo parece se resumir ao salão. O filme tem toques de drama, comédia e poesia, com delicado erotismo. Direção de Patrice Leconte.

MEDITERRÂNEO - Comédia Dramática - filme de 1992 - OSCAR de Melhor Filme Estrangeiro em 1992 - Itália - 95 minutos

Sinopse - Durante a Segunda Guerra Mundial, um navio italiano deixa alguns soldados em uma pequena ilha no mar grego, com o intuito de localizar navios inimigos e manter a ilha segura em caso de ataque. O lugar parece deserto e tudo corre bem. Até que o navio dos soldados é atacado e destruido pelos inimigos, e eles encontram-se abandonados lá. É quando eles descobrem que a ilha é habitada por gregos que, aos poucos, saem de seus esconderijos nas montanhas e começam a interagir com os novos habitantes. Logo, os soldados percebem que a vida numa ilha isolada pode não ser tão ruim assim. Direção de Gabriele Salvatores.

SEGUNDA-FEIRA AO SOL - Comédia Dramática - filme de 2001 - GOYA de Melhor Filme 2001 - Itália / França / Espanha - 110 minutos 

Sinopse - Uma cidade costeira no norte da Espanha sofre com seu isolamento quando seus estaleiros começam a ser fechados, deixando vários trabalhadores desempregados à mercê de pequenas ocupações temporárias. Entre eles está Santa (Javier Bardem), um machão rebelde e auto-suficiente que se recusa a admitir o fracasso. Mas a verdade é que ele e seus companheiros, dos quais ele se torna uma espécie de líder, são perdedores completos, mergulhados no alcoolismo e em crises familiares. Direção de Fernando Leon de Aranoa. No elenco Javier Bardem.

MONALISA - COMÉDIA DRAMÁTICA / POLICIAL - FILME DE 1986 - filme do Reino Unido - BAFTA de Melhor ator - 104 minutos 

Sinopse - Um ex-presidiário consegue como emprego ser motorista de uma prostituta de luxo negra. Além do trabalho rotineiro de levá-la a diversos lugares, ele tenta encontrar uma amiga dela, que também é prostituta. Neste meio tempo ele se apaixona pela meretriz e começa a defendê-la dos "clientes", mesmo quando ela não quer ser protegida. Filme de Neil Jordan - No elenco Michael Caine e Bo Hoskins

BILLY ELLIOT - Comédia Dramática - filme de 1999 - BAFTA DE MELHOR FILME - Filme do Reino Unido - 110 MINUTOS

Sinopse - Billy Elliot (Jamie Bell) um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade. Direção de Stephen Daldry.

ADEUS MENINOS - Drama - filme de 1987 - LEÃO DE OURO EM VENEZA - 103 MIN - Filme de França / Alemanha / Itália

Sinopse - França, inverno de 1944. Julien Quentin (Gaspard Manesse) é um garoto de 12 anos que frequenta o colégio St. Jean-de-la-Croix, em grandes dificuldades por conta da 2ª Guerra Mundial. Ele ganha um inimigo com a chegada de Jean Bonnett (Raphael Fejto), um introvertido garoto. Mais tarde Julien descobre que o menino é judeu e os dois se tornam melhores amigos, mas a tragédia chega à escola quando a Gestapo invade o local. Direção de Louis Malle.

CASA VAZIA - Drama / Romance - filme de 2004 - LEÃO DE PRATA EM VENEZA - 90 minutos - Coréia do Sul / Japão

Sinopse- Um jovem vagabundo invade a casa de estranhos e mora nelas enquanto os donos estão fora. Para pagar a estadia ele realiza pequenos consertos ou faz limpeza na casa. Ele costuma ficar um ou dois dias em cada lugar, trocando de casa constantemente. Até que um dia encontra uma bela mulher em uma mansão, que assim como ele também está tentando escapar da vida que leva. Direçaõ de Kim Ki Duk.

ORLANDO - A MULHER IMORTAL - Drama / Romance - baseado em obra literária de Virginia Woolf - 92 min - filme de França / Itália / Rússia / Holanda / Reino Unido
Sinopse - O nobre Orlando (Tilda Swinton) é condenado pela Rainha Elizabeth I (Quentin Crisp) a permanecer eternamente jovem. A maldição se cumpre e Orlando atravessa os séculos experimentando vidas, parceiros, sentimentos e mudanças de gênero. Direçaõ de Sally Potter.

AMANTES - Drama / Romance - filme de 1991 - Espanha - GOYA DE MELHOR FILME E DIRETOR - 105 MINUTOS

Sinopse - Paco termina o serviço militar e decide ficar em Madrid para morar perto de sua namorada, Trini. Ao mesmo tempo, ele conhece Luísa, uma viúva que o introduz ao mundo dos prazeres sexuais. Direção de Vicente Aranda. Filme com Maribel Verdu e Victória Abril.

ALGO COMO A FELICIDADE - Drama - Filme de 2005 - 100 minutos - Filme da República Tcheca.

Sinopse - Monika (Tatiana Vilhelmová), Toník (Pavel Liska) e Dasha (Anna Geislerová) cresceram juntos no mesmo conjunto habitacional, no subúrbio de uma pequena cidade da República Tcheca. Já adultos, eles buscam meios distintos para viver. Monika espera um dia reencontrar o noivo, que partiu para os Estados Unidos em busca de dinheiro e sucesso. Toník vive com sua tia excêntrica (Zuzana Kronerová), com quem tenta manter a fazenda da família. Já Dasha tem dois filhos e um amante casado, estando sempre à beira do desespero. Quando seu estado piora ela é hospitalizada, o que faz com que Monika e Toník se aproximem. Direção de Bohdan Slama.

MINHA VIDA EM COR-DE-ROSA - Comédia Dramática - filme de 1997 - GLOBO DE OURO DE MELHOR FILME ESTRANGEIRO - 88 minutos - Filme da Bélgica / França / Reino Unido

Sinopse - Ludovic é uma garota transsexual que está começando a assumir sua verdadeira identidade perante o mundo. Seu desejo é se casar com o filho de sua vizinha, mas os novos rumos que Ludovic dá para sua vida surpreendem sua própria família e os vizinhos, que não conseguem aceitar, de fato, a felicidade, os desejos e a real identidade de Ludovic. Direção de Alain Berliner.

TERRA DE NINGUÉM - Drama / Policial - filme de 1974 - filme dos EUA - 105 MINUTOS

Sinopse - Fort Dupree, Dakota do Sul, 1959. Kit Carruthers (Martin Sheen) é um jovem peão psicologicamente desequilibrado, que mata o pai de Holly Sargis (Sissy Spacek), sua namorada de 15 anos, que não aprovava o relacionamento deles. Kit e Holly fogem juntos para Montana, enquanto Carruthers faz mais vítimas, o que faz a polícia ir em seu encalço. Direção de Terrence Malick.

O MESMO AMOR, A MESMA CHUVA - FILME DE 1999 - Comédia Dramática - 113 minutos - ARGENTINA

Sinopse - Jorge (Ricardo Darín) vive de escrever contos românticos para uma revista. Aos 28 anos, ele é uma jovem promessa da literatura argentina, mas não consegue se fazer notar. Uma noite ele conhece Laura (Soledad Villamil), uma garçonete que está à espera do namorado, do qual não tem notícias desde que ele partiu para o Uruguai alguns meses antes. Jorge e Laura ficam muito unidos e a moça, ciente do grande talento do rapaz, tenta convencê-lo a partir para a literatura propriamente dita. Com o tempo a relação vai se desgastando e eles acabam rompendo. É mostrada a trajetória dos dois personagens ao longo de duas décadas, com suas alegrias, desilusões e esperanças. DIREÇÃO DE JUAN JOSÉ CAMPANELLA - Com RICARDO DARIN

A VIDA DOS OUTROS - Drama - filme de 2007 - OSCAR DE MELHOR FILME ESTRANGEIRO - 137 min - 

Sinopse - Georg Dreyman (Sebastian Koch) é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo nem seu regime político. Apesar disto o ministro Bruno Hempf (Thomas Thieme) acha por bem acompanhar seus passos, para descobrir se Dreyman tem algo a esconder. Ele passa esta tarefa para Anton Grubitz (Ulrich Tukur), que a princípio não vê nada de errado com Dreyman mas é alertado por Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), seu subordinado, de que ele deveria ser vigiado. Grubitz passa a tarefa a Wiesler, que monta uma estrutura em que Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), são vigiados 24 horas. Simultaneamente o ministro Hempf se interessa por Christa-Maria, passando a chantageá-la em troca de favores sexuais. Direção de Florian Henckel von Donnersmarck.

LEOLO - Drama - filme de 1992 - 110 minutos - CANADÁ / FRANÇA - 

Sinopse - O jovem Leolo (Maxime Collin) esta dividido entre dois mundos: a cidade de Montreal, onde vive com sua família disfuncional e insana, e a terra de fantasia criada por ele através de seus textos. Nesse lugar ele é Leolo Lozone, filho de um camponês siciliano. À medida que o menino vai crescendo e adquirindo novas experiências, os dois mundos em que vive sofrem consequências de seus atos. Direção de Jean-Claude Lauzon.
 
CLÁSSICOS DA MOSTRA
 
SPLENDOR - FILME DE 1989 - DIREÇÃO DE ETTORE SCOLA - FANTASIA - 112 MIN - ITÁLIA
 
Sinopse - Jordan tem seu próprio cinema na Itália, chamado Splendor. Chantal é sua esposa e caixa do cinema, enquanto Luigi é um amigo da família e projecionista dos filmes. E tudo parecia tranqüilo até que as pessoas se desinteressaram pelo cinema..
 
A CONVERSAÇÃO - FILME DE 1974 - DIREÇÃO DE COPPOLA - 113 MINUTOS - EUA
 
Sinopse - Harry Caul (Gene Hackman), expert em vigilância e conhecido nacionalmente por seu grande profissionalismo, é contratado pelo diretor de uma grande empresa para vigiar e gravar a conversa de um casal de amantes. Mas no passado um trabalho dele provocou a morte de três pessoas e agora ele teme que algo parecido aconteça.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS