X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Veja como funciona a central de operações do carnaval do Recife

Da segurança a limpeza, tudo é controlado por videomonitoramento em tempo real


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Veja como funciona a central de operações do carnaval do Recife
COP utiliza estrutura com painéis e câmeras para coordenação e monitoramento do Carnaval 2024 |  Foto: Divulgação/PCR

Durante o Carnaval 2024, o Centro de Operações do Recife (COP) está funcionando presencialmente para coordenar e monitorar os serviços municipais relativos à folia. O trabalho acontece numa sala próxima ao Marco Zero, no Recife Antigo, equipada com painéis de videowall, e num posto avançado dentro do Forte das Cinco Pontas, para o Galo da Madrugada.

Pela primeira vez, o COP articula as ações de mais de 20 secretarias e órgãos municipais que atuam na festa, usando ferramentas como a central de drones, o painel online de acompanhamento das ocorrências e a central de videomonitoramento em pontos estratégicos, com 145 câmeras.

COMO FUNCIONA

A sala fica ao lado da Central do Artesanato e funciona a partir das 16h, com seis painéis exibindo as imagens das câmeras que faZEM videomonitoramento dos principais pontos de concentração de foliões. Com 145 equipamentos distribuídos no Bairro do Recife, no percurso do Galo, nas saídas do Centro e, pela primeira vez, nos polos descentralizados, a cidade tem 57 câmeras a mais do que no ano passado. Os painéis mostram também dados em tempo real sobre fatores como trânsito, temperatura e chuvas. A sala reúne representantes da Guarda Municipal, Fundação de Cultura, SAMU, Polícia Militar, Neoenergia, CTTU, Secretaria Executiva de Controle Urbano e Assistência Militar.

Outra novidade é a utilização de “câmeras inteligentes” no Marco Zero, que darão o alerta sobre ocorrências como arrastões e brigas. “Não é reconhecimento facial. São equipamentos programados para detectar, por exemplo, grande número de pessoas correndo na mesma direção. Com isso, poderemos acionar os órgãos de segurança com mais eficiência. Vale lembrar que a Secretaria de Defesa Social também tem acesso às nossas câmeras”, explica o secretário-executivo do COP Recife, Anderson Soares.

Além disso, durante o Galo da Madrugada, o COP utilizou um posto avançado dentro do Forte das Cinco Pontas, com tela touchscreen de 85 polegadas, reunindo representantes da CTTU, Guarda Municipal e Secretaria Executiva de Comércio Popular (SecPop) para dar suporte ao trabalho das equipes municipais. O local começou a funcionar desde a madrugada do sábado (10) até o encerramento do desfile do Galo.

MOBILIZAÇÃO

O Recife está desde às 12h da quinta-feira (8), em "estágio de mobilização". A medida não tem relação com chuvas mas coloca as equipes municipais de prontidão para atender as demandas geradas pelo Carnaval 2024. Sob a coordenação do COP, diversos setores da Prefeitura do Recife, como as áreas de Limpeza Urbana, Mobilidade, Segurança Cidadã, Direitos Humanos e Assistência Social, Mulher, Controle Urbano, Trabalho e Qualificação Profissional, Saúde, Recentro, Turismo/Lazer e Cultura, atuam de forma integrada para acompanhar o andamento da festa e resolver rapidamente, de forma integrada, as demandas que surgirem.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: