Capixaba Ferna disponibiliza a live-documentada “Especial Bossa Nova”
Gravado em Anchieta, produto audiovisual aborda um dos mais importantes movimentos da música popular brasileira
Após live no Casarão dos Violinos (Demétrio Ribeiro, no
Espírito Santo), o músico capixaba Ferna
apresenta “Especial
Bossa Nova”, uma live-documentada
sobre a bossa
nova
gravada na Chácara Luma, em Porto Velho, Anchieta. O pianista
idealizou esse conteúdo após sua entrada na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames),
onde teve maior contato com esse estilo musical.
“Antes já ouvia alguma coisa de Tom Jobim, mas não com a respectiva atenção, pois não tocava, apenas ouvia. Após a entrada na Fames, que fui ter um contato mais intenso”, conta Ferna.
As músicas foram escolhidas a dedo e rearranjadas pelo artista junto de seu contrabaixista Henrique Mattiuzzi no início de 2022. O especial da bossa nova ainda conta com os músicos da Fames Guilherme Cavassa (guitarra), Mateus Tavares (bateria) e Caerê Iamonde (pandeiro), instrumento indispensável para a performance desse estilo.
A Chácara Luma, local onde foi gravado o especial, tem um significado particular para Ferna, pois foi onde o artista passou inúmeros carnavais de sua adolescência assistindo ao show dos Avulsos, grupo de samba/bossa que se apresentava todo ano por lá. Foi aí que o músico teve a ideia de convidar os integrantes do conjunto para participar da live-documentada.
“Eles estiveram inseridos no processo histórico do surgimento da bossa nova, portanto, a parte documentada da live se agregaria de maior notoriedade”, explica.
A live “Especial Bossa Nova”, assim como a do Casarão dos Violinos, é um produto audiovisual cultural em que, além da parte musical, tem-se a parte de cunho informativo sobre a bossa nova, características específicas do estilo, bem como seu surgimento e posicionamento dentro do processo histórico da música popular brasileira.
Assista:
Comentários