Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Boas ideias para mudar a parede de casa

Se você é do tipo que gosta de colocar a mão na massa, o AT em Família preparou dicas preciosas que vão ajudar a modificar o visual do seu lar

Marcela Delatorre, do AT em Família | 21/02/2022 14:25 h

A parede com efeito lousa é uma das possibilidades para mudar a
decoração da casa
A parede com efeito lousa é uma das possibilidades para mudar a decoração da casa |  Foto: Divulgação/Politintas
 

A tinta é uma ótima aliada para quem quer renovar o visual da casa ou do ambiente de trabalho de forma econômica e prática. Se você é do tipo que gosta de colocar a mão na massa, o AT em Família preparou algumas dicas que vão ajudar a mudar o visual do seu lar.

Uma das técnicas que está bombando é a pintura artística, conhecida também como muralismo. Artista visual da Nanquim com Bossa, Milena Porfirio revela que o muralismo tem a intenção de transcender as telas dos quadros. 

“O objetivo é personalizar o espaço e suprir a necessidade que muitas pessoas têm de sentir um afago ou cuidado especial”.

Ela afirma que existem várias técnicas que podem ser usadas para decorar as paredes com arte. “Pinturas mais geométricas utilizando o recurso da fita para isolamento, a aquarela, entre outras”.

O gerente da Politintas, Valdelino Brozeghini, lembra também de outras sugestões para quem quer mudar o ambiente gastando  pouco. 

“Você não precisa trocar os azulejos por revestimentos novos para mudar a decoração. É possível pintar os azulejos com tinta epóxi, que forma uma película protetora capaz de esconder manchas e riscos”.

Ainda de acordo com ele, outras possibilidades são as pinturas com efeito degradê, meia parede,  teto colorido, além do efeito lousa.

A arquiteta e design de interiores Ana Paula Brasil ressalta que, para aquelas pessoas que querem modernizar o ambiente, é importante pensar em cores voltadas para a natureza. 

“Escolher uma paleta de cores que remeta ao natural traz conforto e deixa o ambiente acolhedor. Além disso, seguindo a tendência mundial, os tons de rosa, o violeta Very Pery da Pantone e os azuis claros também estão em alta”.


PASSO A PASSO PARA UMA PAREDE COM EFEITO LOUSA


Imagem ilustrativa da imagem Boas ideias para mudar a parede de casa
 

1 - Primeiro separe o material que será utilizado: lona, fita crepe, papel alumínio, luvas, óculos, pincel, rolos de espuma de 9 cm ou 15 cm, lixas número 180 ou 220, bandeja, mexedor de tintas e pano para limpeza.

2 - Forre o chão e cubra os móveis com a lona para protegê-lo dos respingos.

3 - Defina a área a ser pintada e coloque fita crepe ao redor das portas, batentes, rodapé e teto.

4 - Para a sua proteção, sempre utilize luvas e óculos de proteção.

Imagem ilustrativa da imagem Boas ideias para mudar a parede de casa
 

5 - Antes de iniciar a pintura, prepare a parede: lixe a superfície, retire o excesso de pó com uma vassoura e passe um pano úmido para finalizar. É importante esperar secar.

O lixamento é essencial para que a tinta tenha uma boa aderência à superfície.

6 - Dilua a tinta conforme indicado na embalagem e misture bem (o produto deve ser diluído em 5% de água limpa). Coloque-a na bandeja e molhe o rolo uniformemente, retirando o excesso do produto na parte mais alta da bandeja.

Imagem ilustrativa da imagem Boas ideias para mudar a parede de casa
 

7 - Aplique o produto, depois volte duas ou três vezes com movimentos verticais (do chão para o teto) para uniformizar o acabamento.

8 - Espere quatro horas para passar a segunda demão. Caso seja necessário, passe a terceira demão, respeitando o mesmo tempo de intervalo.

9 - Após esse processo, deixe a tinta secar por pelo menos cinco horas. Se o dia estiver úmido ou chuvoso, o ideal é estender esse tempo para oito horas.

Imagem ilustrativa da imagem Boas ideias para mudar a parede de casa
 

10 - Após aplicar a última demão, aguardar sete dias para utilizar como lousa. Mas fique atento: para escrever ou desenhar, utilize apenas giz ou uma caneta de giz líquido. Além disso, use sempre um pano úmido para apagar o giz.


Paredes para você se inspirar!


Imagem ilustrativa da imagem Boas ideias para mudar a parede de casa
 

Muralismo

O muralismo permite uma variedade de ideias únicas e cheias de personalidade. Nesse caso, a parede traz uma arte com estilo divertido e multicolorido.

Imagem ilustrativa da imagem Boas ideias para mudar a parede de casa
 

Pintura artística

Já nesse caso, a pintura traz um fundo com aquarela esfumada entre o azul e o preto, com traços definidos em contorno branco.

Imagem ilustrativa da imagem Boas ideias para mudar a parede de casa
 

Efeito degradê

A técnica consiste em mesclar duas ou três cores em um mesmo plano, o que pode trazer um ar bem moderno ao espaço. Mas antes de pintar, fique atento: a porção escura na parte alta da parede gera sensação de aconchego. Em contrapartida, o tom escuro na parte de baixo alonga e amplia o ambiente.

Imagem ilustrativa da imagem Boas ideias para mudar a parede de casa
 

Formas geométricas

Está super em alta! Com uma boa combinação de tons e cores, essa técnica deixa a decoração mais jovem, moderna e descontraída. Você também pode pintar formatos aleatórios, misturando cores de acordo com seu gosto.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS