X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Atrações para todas as idades no parque aquático Acquamania, em Guarapari

Com uma área de 250 mil metros quadrados, parque conta com 25 espaços de diversão


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Atrações para todas as idades no parque aquático Acquamania, em Guarapari
O Acquamania é o maior parque aquático do ES | Foto: Divulgação

O maior parque aquático do Espírito Santo, o Acquamania, comemora hoje seus 30 anos de existência. Localizado em Guarapari, o espaço se consolidou como referência em entretenimento e lazer para toda a família ao longo de três décadas.

Com uma área de 250 mil metros quadrados, o parque oferece mais de 25 atrações para todas as idades, distribuídas em sete áreas temáticas.

O diretor-presidente do local, Marco Azevedo, destaca o impacto do Acquamania no cenário dos parques aquáticos brasileiros, trazendo um toque capixaba às suas atrações. “Fazer o Acquamania foi revolucionário, uma inovação para o Brasil. O projeto demandou muito tempo de estudos e criatividade, e desde que o parque foi feito incorporando a cultura capixaba, nunca mais paramos de acrescentar novas atrações”, conta.

Além da diversão, o parque valoriza a história e as belezas naturais do Espírito Santo, tornando-se também uma vitrine da cultura local. Segundo ele, marcos históricos do Estado serviram de inspiração para diversas atrações.

“Muitas vezes a gente esquece a importância de Vitória na questão dos ataques piratas, por exemplo. Tudo isso está contado em pequenas lembranças, e acho que as pessoas que frequentam o parque levam um pouco da nossa cultura para a cidade deles”, afirma, mencionando atrativos como, por exemplo, a Enseada do Pirata e a Piscina do Forte.

Um dos diferenciais do Acquamania é o compromisso com a inovação, lançando uma nova atração a cada dois anos. Em 2024, a novidade foram as “Águas Dançantes” e, em breve, o parque apresentará o “Family Ride”, um brinquedo em que até quatro pessoas poderão descer juntas por uma corredeira.

Atualmente, o Acquamania é um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo, recebendo visitantes de diversos estados, especialmente Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Sua localização estratégica, próximo às principais atrações do Estado e a 45 km do Aeroporto de Vitória, reforça sua atratividade.

A recente pavimentação do trecho que liga a BR-101 e a Rodovia do Sol, principal via de acesso ao parque, inaugurada este mês pelo governo do Estado, deve impulsionar ainda mais o turismo na região.

“Vai facilitar muito o acesso ao parque. Eu acredito que devemos aumentar em até 30% o atendimento de visitantes”, conclui Marco.

Imagem ilustrativa da imagem Atrações para todas as idades no parque aquático Acquamania, em Guarapari
Instalações antes | Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa da imagem Atrações para todas as idades no parque aquático Acquamania, em Guarapari
Instalações depois | foto: Divulgação

Funcionamento

  • A partir da próxima quinta-feira, o Acquamania terá funcionamento total todos os dias – exceto segunda (24) e terça (25) – até o domingo (9/03).
  • Horários: Das 10h às 17h (nos dias de funcionamento total) e 10h às 16h (nos dias de funcionamento parcial). Inf.: site acquamania.com.br.

Serviço

  • Endereço: Rua das Acácias, s/n, Comunicação Urbana de Lagoa Dourada, Guarapari.
  • Instagram: @acquamania.
  • Ingressos: No site, a partir de R$ 70. Bilheteria, a partir de R$ 80.

Algumas atrações

Imagem ilustrativa da imagem Atrações para todas as idades no parque aquático Acquamania, em Guarapari
Uma das primeiras atrações do parque | Foto: Divulgação

Enseada do Pirata

  • A Enseada do Pirata é um grande playground aquático projetado para diversão. A entrada pelo túnel já antecipa a experiência repleta de adrenalina. A área conta com um Navio Pirata equipado com escorregadores, redes, túneis e elementos lúdicos que simulam um navio real.
  • A Rampa do Pirata permite descidas em grupo e disputas de corrida, garantindo diversão para todos. Já os Toboáguas do Pirata, os menores do parque, são uma opção ideal para crianças e para adultos.

Piscina de ondas

  • A piscina de ondas do Acquamania, com mais de 1 milhão de litros, recria o ambiente de uma praia paradisíaca, cercada por coqueiros e mata. Com atrações de recreação e dança, é o ponto de encontro dos jovens e de quem busca animação. A atração, chamada Bacutanga, homenageia Guarapari ao unir os nomes das praias Bacutia e Peracanga.

Piscina do Forte

  • A Piscina do Forte possui torres, uma ponte e profundidade variável de 50 cm a 2 metros. Conta também com minitoboáguas que proporcionam uma queda livre de mais de um metro antes de chegar à água.
  • Inspirada na história de Vila Velha e Vitória, a atração faz referência às fortificações construídas para proteger a baía contra invasões durante a colonização, representadas de forma lúdica na estrutura da piscina.

A Vila

  • O Acquamania une diversão e conhecimento, permitindo que os visitantes explorem a história e a geografia do Espírito Santo por meio da arquitetura da Vila, inspirada na cultura capixaba.
  • Logo na entrada, uma grande caravela simboliza a chegada dos colonizadores sob o comando de Vasco Coutinho. A Vila reúne monumentos e símbolos dos municípios, como a antiga prefeitura de Vitória, antes localizada na rua 7 de Setembro, uma casa típica de São Mateus, esculturas de Peninha, chafarizes e outros elementos.
  • O espaço que abriga os vestiários e a secretaria remete às estações de trem de Viana e Matilde.
  • Na colonização do Espírito Santo, Vasco Coutinho se estabeleceu inicialmente na Prainha de Vila Velha, mas devido aos ataques indígenas, transferiu-se para Vitória, então chamada de Vila Nova.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: