Turnê 60 anos: Toquinho se apresenta em Vitória nesta sexta com clássicos da MPB
O espetáculo traz homenagens a grandes parceiros e também um bloco infantil, que resgata músicas que marcaram gerações
Durante seis décadas de carreira musical, Toquinho sempre buscou dividir com o público sua perspectiva sobre o mundo. Compositor de mão cheia, o eterno parceiro do saudoso Vinicius de Moraes colocou crianças e adultos para cantarem os versos mágicos de “Aquarela”.
Em 2003, o cantor, compositor e violonista apresentou ao público o lema “Só Tenho Tempo Pra Ser Feliz”, título do álbum lançado à época. Apesar do decreto ter sido dado há pouco mais de duas décadas, essa é uma visão que o ícone da MPB sempre carregou consigo e, agora, também dá nome a sua atual turnê.
“Esse título sempre fez sentido pra mim. Hoje, depois de tanto tempo vivendo da música, percebo que é isso que realmente importa. O palco, o violão, as canções… Foi isso que me trouxe felicidade ao longo desses 60 anos. Então, resolvi que essa turnê deveria carregar essa ideia: continuar me dedicando ao que me faz bem e que também alegra o público”, revela, em bate-papo com o jornal A Tribuna.
A próxima parada do espetáculo é Vitória. O artista de 79 anos se apresenta nesta sexta-feira (12), a partir das 21 horas, no Espaço Patrick Ribeiro, em Goiabeiras. Em sua última passagem pela capital capixaba, em 2023, ele garantiu a trilha sonora da criançada que participou do “Musin - Festival Música na Infância”.
“Vitória sempre me recebeu muito bem, e tenho grande carinho pelo público capixaba. Agora, retorno com um show que celebra toda a minha trajetória, com músicas que marcaram essas seis décadas de carreira”.
O espetáculo é dividido em blocos, que representam diferentes momentos de sua carreira. Há homenagens a grandes parceiros como Jorge Ben Jor, Chico Buarque, Mutinho e, principalmente, Vinicius de Moraes.
“Há também um bloco infantil que resgata músicas que marcaram gerações. É uma releitura da minha história, feita com muito carinho, para emocionar quem está na plateia”, salienta.
A participação de Camilla Faustino, considerada uma das maiores vozes da Nova MPB, também está confirmada. Apesar dos rumores de que Toquinho e a jovem estrela vivem um romance, a informação nunca foi confirmada.
Relembre um pouco de Aquarela com Toquinho
“Não perco tempo me apegando à finitude da vida”
A Tribuna — Quando percebeu que não tinha mais tempo para o que te deixa infeliz?
Toquinho — Com o tempo a gente vai entendendo o que vale a pena, né? Hoje, prefiro me dedicar ao violão, ao palco e à convivência com quem soma. A música sempre foi o que me fez feliz, então escolho ficar cada vez mais perto dela.
Na música “Só Tenho Tempo Pra Ser Feliz”, canta: “Viver é correr perigo”. Nunca teve medo de viver intensamente?
O medo existe, mas eu nunca deixei que ele me impedisse de viver. Sigo trabalhando muito. Continuo em estúdio, gravando coisas novas — inclusive, finalizei esta semana um projeto novíssimo e tem um projeto instrumental inédito, que será lançado em breve, já gravado.
Enquanto eu tiver vontade de criar, tocar e seguir em frente, acho que estou vivendo da melhor maneira possível.
O que te deixa feliz?
Estar no palco tocando violão e sentindo a resposta do público. Isso continua sendo o que mais me motiva.
E o que não te deixa feliz?
Confusão, estresse desnecessário… Hoje busco um ritmo mais leve e saudável para continuar fazendo o que amo.
Ao ver parceiros da música partindo, a finitude te preocupa?
É claro que mexe com a gente, mas tento lidar com isso de maneira natural. Cada artista deixa uma contribuição enorme para a música. Enquanto estou aqui, quero seguir trabalhando e aproveitando a vida do jeito que posso.
Estou me recriando: novos projetos, novas ideias e busca constante de conhecimento. Não perco tempo me apegando à finitude da vida.
Divide o palco com Camilla Faustino. Qual a influência dela em seu trabalho hoje?
A Camilla tem muito talento e sensibilidade. Ela traz uma energia jovem e uma musicalidade que agregam bastante ao espetáculo.
É uma colaboração muito bacana. Camilla é um talento que, com certeza, abrilhanta mais ainda esse novo show com sua belíssima participação.
Serviço
Toquinho
- O quê: O ícone da MPB celebra 60 anos de carreira com o show “Só Tenho Tempo Para Ser Feliz”.
- Quando: Sexta-feira (12), às 21 horas.
- Onde: No Espaço Patrick Ribeiro, Goiabeiras.
- Ingresso: A partir de R$ 155 (Setor Aquarela/2º lote/meia).
- Venda: baladapp.com.br.
- Classificação: 16. Menores somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários