Residência Artística de Sheyla Ayo chega ao Mosteiro Zen Morro da Vargem em janeiro
Mosteiro Zen promove iniciativa que dá continuidade ao Programa de Residências Artísticas 2025/2026
A próxima semana será de muita arte e imersão criativa no Mosteiro Zen Morro da Vargem com a chegada da Residência de Sheyla Ayo, que começa no dia 5 de janeiro de 2026 e é destaque do ciclo do Programa de Residências Artísticas 2025/2026.
Desenvolvedora de uma pesquisa que une desenho, pintura, fotografia e performance, abordando ancestralidade, espiritualidade afro-brasileira, memória feminina e relação com a natureza, a artista visual multidisciplinar e educadora Sheyla Ayo, que já participou de importantes residências artísticas no Brasil, promete desenvolver um processo de criação imersivo, com oficina e atividades abertas ao público, que serão realizadas aos domingos.
Referência em espiritualidade e preservação ambiental no Estado, o Mosteiro Zen promove a iniciativa que dá continuidade ao Programa de Residências Artísticas 2025/2026. Entre agosto deste ano e março de 2026 o espaço recebe sete residências artísticas, que reúnem artistas de diferentes linguagens, trajetórias e abordagens.
No programa, o público pode aproveitar o espaço do mosteiro zen-budista da tradição Soto Zen e contar com experiências imersivas de desaceleração do tempo e construção do processo artístico com o acompanhamento da equipe do Mosteiro.
Além disso, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba do Governo do Estado do Espírito Santo e da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio da EDP, os residentes oferecem ao público oficinas abertas, conversas, visitas guiadas, ativações ou apresentações performativas, que acontecem sempre aos domingos.
Programa de Residências Artísticas 2025/2026 – Mosteiro Zen Morro da Vargem
- Local: Ibiraçu (ES)
- Período: Agosto de 2025 a março de 2026
- Atividades abertas ao público: Oficinas, conversas, visitas guiadas e ativações (aos domingos)
- Destaque: Residência Sheyla Ayo, que acontece entre 5 e 25 de janeiro de 2026
- Curadoria: Clara Sampaio
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários