Raiar da Liberdade celebra tradição quilombola em Vargem Alegre neste sábado
Celebração em Cachoeiro de Itapemirim reúne caxambu, capoeira e feijoada e preserva memória ligada à abolição
Siga o Tribuna Online no Google
A comunidade quilombola de Vargem Alegre, no distrito de São Vicente, em Cachoeiro de Itapemirim, realiza no próximo sábado (2) a festa Raiar da Liberdade, considerada pela tradição oral como a mais antiga celebração da cultura popular no Espírito Santo. O encontro convida o público a vivenciar manifestações tradicionais, com programação a partir das 18h.
Segundo a comunidade, o Raiar acontece de forma ininterrupta desde 1888, ano da assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio. Ao longo das gerações, a data foi ressignificada como símbolo de memória, sobrevivência e reafirmação da identidade negra no sul capixaba.
A festa reúne expressões do patrimônio imaterial, como caxambu, capoeira, folia de reis, charola e bate flechas de São Sebastião. Entre os anfitriões estão os integrantes do grupo Caxambu Alegria de Viver, conduzido pelos mestres Ormyr Caetano, Lúcia Maria Caitano e Pedro Paulo Caetano, guardiões do legado deixado por Hyldo, Canuta e Luzia (in memoriam).
Para o capoeirista e caxambuzeiro Carlos Ronaldo Caitano, a celebração tem sentido de devoção: “Desde criança aprendi com meus familiares o valor do caxambu e do Raiar, e agora contribuo com a realização dessa comemoração todos os anos, pois se trata da nossa história. É um compromisso sagrado”.
A programação prevê missa afro às 18h, apresentações de grupos às 19h, feijoada comunitária às 20h30 e encerramento às 22h. O Raiar integra ações do Pontão de Cultura Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, contemplado em edital da Secult, por meio da Lei Cultura Viva, com apoio do Instituto Ádapo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários