X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Agenda Cultural

Festival "Esquenta Guarapa" reúne gastronomia, artesanato e música ao vivo

Evento acontece em Guarapari e vai de quinta-feira (20) até domingo (23)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Festival "Esquenta Guarapa" reúne gastronomia, artesanato e música ao vivo
Mariana Miranda mostra alguns quitutes que vai vender no festival | Foto: Pedro Henrique Oliveira

A orla do Canal de Guarapari se prepara para receber quatro dias do Esquenta Guarapa, festival que vai reunir gastronomia de boteco, música ao vivo e artesanato local.

A iniciativa encerra a programação de verão da cidade, que contou com shows em diversas praias, e agora ganha uma edição expandida com mais atrações.

O evento, que começa quinta-feira e segue até domingo, é uma aposta para movimentar uma área até então pouco utilizada na cidade e abrir o “apetite” dos moradores e turistas para a folia que se aproxima.

“O Esquenta tem o objetivo de preparar o destino para o Carnaval, porém criando atrações para que a cidade tenha fluxo durante todo o verão e não apenas em janeiro. E, no Carnaval, enaltecendo a comida de boteco e mostrando a força da gastronomia para o turismo, além de colocar luz sobre a nova orla, hoje revitalizada”, comenta Eduardo Destefani, diretor-executivo do Instituto Panela de Barro, responsável pela realização do evento.

O festival contará com a participação de 10 restaurantes, quatro cervejarias, uma adega com vinhos nacionais, drinques, docerias e produtos da agroindústria capixaba, além de apresentar uma programação variada de shows, que vão desde a MPB ao axé.

Há dois no ramo de bufê, a chef Mariana Miranda decidiu abrir um estande no evento para apresentar seu trabalho a mais pessoas. “Sempre me pediram para degustar os nossos produtos em ocasiões que não fossem eventos particulares”.

Para participar do festival de comida de boteco, ela preparou versões aprimoradas de quitutes bastante conhecidos: pastelzinho de camarão, coxinha de frango com alho-poró e bacon sem massa, croquete de costela com cheddar e bolinho de pernil com cerveja preta. Os pratos custam a partir de R$ 20.

Os organizadores esperam reunir cerca de 20 mil pessoas durante os quatro dias. Além das atrações, o local contará com um espaço destinado a mais de 10 artesãos locais.

Para Alberto Gavini, presidente da Aderes, eventos como esse abrem um grande espaço de comercialização para pequenos e médios empreendedores. “Às vezes, nesses eventos, é vendido o que os comerciantes venderiam em um ano inteiro.”

O evento é uma realização do Instituto Panela de Barro, com apoio da Prefeitura de Guarapari, governo do Estado, Sebrae e Aderes.

Programação musical

Imagem ilustrativa da imagem Festival "Esquenta Guarapa" reúne gastronomia, artesanato e música ao vivo
Glauco é uma das atrações de sexta-feira do Esquenta Guarapa | Foto: Divulgação

Quinta-feira (20)

18h - Orestes Cazote (MPB).

20h - Banda Dubalaio (pop).

22h - Marcos Bifão (brasilidades).

Sexta-feira (21)

18h - Xaranga do Fredão (marchinhas).

20h - Show de Iclas Sorriso (sambaxé).

22h - Glauco (axé).

Sábado (22)

18h - Xaranga do Fredão (marchinhas).

20h - Show de Samba +55 (samba/pagode).

22h - Show de Alan Venturin (axé).

Domingo (23)

16h30 - Show de Na Farra (samba/pagode).

Calendário turístico de eventos para o ano todo

O secretário municipal de Cultura de Guarapari, Peterson de Castro, explicou que o Esquenta Guarapa é o início de uma programação de eventos que a cidade planeja para todo o ano.

“A intenção é que, principalmente na baixa temporada, tenhamos esses eventos mais prolongados em datas precisas, nas quais os turistas possam visitar a cidade. Vamos tentar eventos como esse em feriados prolongados”, afirmou.

Sucesso

Já o prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges, comemorou a boa repercussão e o sucesso dos eventos ao longo do verão e prometeu dar uma nova cara ao turismo da cidade.

“Nós conseguimos fazer tudo sem recurso da prefeitura, foram mais de 34 eventos simultâneos de Norte a Sul da cidade. Quisemos dar uma desenvoltura diferente à diversão da cidade e dar oportunidades na geração de renda. Daqui para frente, a ideia é fazer um calendário turístico organizado e divulgar isso antecipadamente”, adiantou.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: