Exposição Amazônia ultrapassa 45 mil visitantes
Instalada no Cais das Artes, em Vitória, mostra fotográfica de Sebastião Salgado fica aberta ao público até o próximo dia 5 de julho
Faltam apenas duas semanas para o encerramento da Exposição Amazônia, de Sebastião Salgado, em Vitória. Em cartaz no Cais das Artes até o próximo dia 5 de julho, a mostra já recebeu mais de 45 mil visitantes e se consolidou como um dos maiores acontecimentos culturais já realizados no Espírito Santo.
Desde a abertura, milhares de pessoas passaram pelo espaço, entre elas estudantes de escolas públicas e privadas, universitários, pesquisadores, integrantes de instituições culturais e sociais, turistas de diversas regiões do Brasil e visitantes de outros países. O expressivo público confirma o interesse pela obra de um dos fotógrafos mais importantes da história contemporânea e pela experiência imersiva proporcionada pela exposição.
O olhar sensível do fotógrafo Sebastião Salgado transformou a rotina do estudante moçambicano Fernando Custódio Titosse, que está no Brasil há três meses. Aluno de pós-graduação em Geografia da Saúde na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Fernando teve seu primeiro contato com a obra do artista brasileiro durante visita ao Cais das Artes nesta quinta-feira (18) e destacou a profundidade social e humana das imagens apresentadas.
A visita abriu horizontes para o estudante, que vivia uma rotina restrita entre as aulas e a sua residência. Para ele, a experiência proporcionou uma nova e profunda conexão com a realidade do País que o acolheu.
“Foi muito interessante e eu percebi a transversalidade do próprio Sebastião Salgado. Ele é formado em Economia, evidenciou-se muito mais na fotografia e tem uma veia ambiental muito forte. Interessou-se por questões humanitárias muito mais e inspirou-se naqueles que mais precisavam de ajuda, no caso daqueles que estavam sendo vítimas das guerras e do capitalismo da selva", expressa o estudante.
Durante a exposição, o pós-graduando se impressionou com o foco do fotógrafo em comunidades vulneráveis, incluindo povos originários. A oportunidade de participar da visita cultural foi viabilizada por meio de uma ação da Secretaria de Relações Internacionais da universidade.
Quem também visitou a exposição Amazônia com um grupo de cerca de 20 estudantes estrangeiros foi o aluno Thiago Monfardini Meireles, que cursa Letras-Inglês, na Ufes. Segundo ele, a vivência cultural complementa a preparação linguística dos estudantes, permitindo a eles conhecerem realidades distantes do Brasil, como a Amazônia, antes dos exames de proficiência no fim do ano. “A visita à essa exposição promove o aprendizado prático da Língua Portuguesa e da cultura brasileira, proporcionando vivências fora da sala de aula para intercambistas de países como Nigéria, Gana, Chile e França”, contou Thiago.
A abertura da exposição, no mês de abril, contou com a presença de Lélia Wanick Salgado, arquiteta, cenógrafa, curadora da mostra e companheira de vida e trabalho de Sebastião Salgado. Capixaba, nascida em Vitória, Lélia é responsável pela concepção expográfica dos principais projetos do fotógrafo e desempenhou papel fundamental na construção do legado artístico reconhecido mundialmente.
Resultado de anos de expedições pela floresta amazônica e do convívio com povos indígenas, Amazônia reúne mais de 200 imagens de grande formato, além de trilha sonora e ambientação cenográfica que transportam o visitante para o coração da maior floresta tropical do planeta.
Antes de chegar ao Espírito Santo, a exposição percorreu importantes centros culturais do Brasil e do exterior, passando por cidades como Paris, Londres, Roma, além de cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo e Belém, atraindo mais de 2,5 milhões de visitantes ao redor do mundo.
Acesso à cultura
"O número expressivo de visitantes demonstra que o objetivo do Cais com a democratização do acesso à cultura, foi alcançado com êxito. Pude observar ao longo desses meses, como o capixaba tem abraçado com carinho o espaço. Ter começado com a exposição de Sebastião Salgado, artista ligado ao Espírito Santo e de relevância mundial, é muito significativo, especialmente por conectar o espaço a temas urgentes, como a crise climática e a valorização dos povos originários”, destaca o secretário da Cultura Fabrício Noronha.
"O grande interesse do público ao longo desses meses evidencia a relevância e a força da exposição Amazônia. Mais do que apresentar imagens extraordinárias, a mostra proporcionou encontros, reflexões e diálogos sobre a relação entre sociedade, natureza e os povos que há séculos ajudam a preservar a floresta. Para a OEI, é uma satisfação ter contribuído para essa iniciativa e para o fortalecimento do Cais das Artes como um espaço cada vez mais vivo, acessível e conectado aos grandes temas do nosso tempo", afirma o diretor da OEI no Brasil, Rodrigo Rossi.
Agora, em sua reta final no Cais das Artes, a mostra oferece uma última oportunidade para o público capixaba conhecer uma experiência artística que une fotografia, arte, memória, meio ambiente e reflexão sobre o futuro da Amazônia e dos povos que nela vivem.
A exposição “Amazônia” conta com o patrocínio global da Zurich Insurance Group, que desde 2020 também oferece apoio exclusivo ao projeto de reflorestamento e biodiversidade do Instituto Terra.
Agendamento
Grupos de todas as regiões do Espírito Santo podem agendar visitas gratuitamente, mediante disponibilidade de horários. A ação é uma oportunidade para escolas, instituições e organizações incluírem a exposição em suas atividades pedagógicas e culturais.
As visitas acontecem em dias úteis, com horários pré-definidos, e contam com acompanhamento de mediadores preparados para conduzir a experiência de forma acessível e enriquecedora.
Serviço
Exposição Amazônia – Sebastião Salgado
- Local: Cais das Artes – Enseada do Suá, Vitória
- Período: em cartaz até 05 de julho
- Funcionamento: quinta a domingo, das 10h30 às 18h
- Visitas mediadas para grupos
- Atendimento a grupos de até 40 pessoas, com acompanhamento da equipe educativa.
- Agendamento: [email protected]
- Confirmação: enviada por e-mail
Horários disponíveis:
• 10h30 às 12h
• 14h às 15h30
• 16h às 17h30
Visitas individuais ou familiares
Entrada: gratuita, mediante retirada de ingresso pelo link: https://caisdasartes.byinti.com/#/event/cais-das-artes-75660
Classificação indicativa: livre
Instagram: @expoamazoniabr | @caisdasartes.es
Comentários