ES recebe festival internacional de dança em 3 cidades
Evento vai contar com espetáculos e workshop desta quinta a domingo em Vitória, Vila Velha e Baixo Guandu
Escute essa reportagem
Três cidades do Espírito Santo vão receber a 22ª edição do Dança em Trânsito, um dos maiores e mais abrangentes festivais internacionais de dança contemporânea.
Com o objetivo de valorizar, promover e democratizar esta expressão artística, o evento em terras capixabas vai contar com espetáculos e workshop. Grande parte da programação é gratuita.
Leia mais sobre Agenda Cultural
Nesta quinta-feira (27), uma série de performances vai invadir a Praça São Pedro, em Baixo Guandu, no Noroeste do Estado. Já no domingo (30), será a vez de Vitória e Vila Velha receberem as apresentações de dança.
Entre as atrações está o coreógrafo carioca Marcio Jahú, com “Solos Solo”, um mergulho na transformação das redescobertas. Ele, que tem mais de 20 anos de carreira, ainda vai ministrar um workshop na capital na sexta-feira (28).
A dupla Clémentine e Lisard, da Espanha, chega com “Scotoma”, uma peça de dança que fala sobre atenção. O espetáculo convida o público a observar o encontro de duas pessoas imersas em seu próprio mundo.
Do Rio de Janeiro, o Grupo Tápias propõe um mergulho nas possibilidades da realidade virtual trazendo a interface entre dança, tecnologia e natureza. Já a T.F. Cia de Dança, de São Paulo, apresenta “Rastro”.
Brasil
A etapa itinerante do Dança em Trânsito passa pelas cinco regiões do Brasil, envolvendo 33 cidades, até 1º de outubro. Participam, ao todo, 31 companhias de 12 países diferentes, como Canadá, Colômbia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, República Tcheca e Ucrânia.
A ideia é ocupar palcos e espaços públicos com espetáculos e uma série de ações para a difusão e democratização da dança, que incluem residências de criação e de intercâmbio profissional com criação e circulação; intercâmbios e valorização do folclore e cultura brasileira; formação e geração de emprego para professores multiplicadores; rodas de conversa e oficinas pontuais.
Dança em Trânsito
O quê: 22ª edição do festival internacional de dança contemporânea com espetáculos e oficinas em cidades do Espírito Santo.
Inf.: (27) 2142-5350 ou wbproducoes.com.
Programação
Quinta-feira (27)
O quê: Apresentações de T.F Cia de Dança (SP) às 19h, Grupo Tápias (RJ) às 19h30 e Clémentine e Lisard (Espanha) às 20h30.
Horário: A partir das 19h.
Onde: Praça São Pedro, em Baixo Guandu.
Quanto: Entrada gratuita.
Sexta-feira (28)
O quê: Workshop com o coreógrafo Marcio Jahú (RJ).
Horário: Das 19h às 21h.
Onde: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) - Sala Práticas Corporais 2.
Inscrições: Site dancaemtransito.com.br.
Domingo (30)
Vila Velha
O quê: Apresentações do Grupo Tápias (RJ) às 10h, T.F Cia de Dança (SP) às 11h, Clémentine e Lisard (Espanha) às 11h30 e Marcio Jahú (RJ) às 12h.
Horário: A partir das 10h.
Onde: Parque Cultural Casa do Governador. Rua Santa Luzia, Praia da Costa.
Ingressos: Gratuitos, com retirada no site sympla.com.br/evento/danca-em-transito/2510485.
Vitória
O quê: Apresentações do Grupo Tápias (RJ) às 18h, Clémentine e Lisard (Espanha) às 19h e Marcio Jahú (RJ) às 19h30.
Horário: A partir das 18h.
Onde: Centro Cultural Sesc Glória. Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro.
Ing.: R$ 10 (meia).
Venda: Site lets.events/e/danca-festival-danca-em-transito.
Comentários