Artistas capixabas celebram Temporada de Abertura do Cais das Artes
Músicos se preparam para o show “Sons do Cais” amanhã, que dá início à Temporada de Abertura do novo complexo cultural
Na contagem regressiva para a Temporada de Abertura do Cais das Artes, artistas capixabas comemoram a chance de se apresentar no maior complexo cultural do Espírito Santo.
O evento “Sons do Cais” acontece quinta-feira (29), às 17h30, e marca o início de uma série de apresentações musicais e programações culturais que antecedem a abertura oficial das exposições.
O evento terá como atrações a cantora Vanessa da Mata, DJ Negana e show da banda Casaca com convidados especiais, como André Prando, Juana Zanchetta, Mary Di e Diego Lyra. Os ingressos eram gratuitos, mas estão esgotados.
O vocalista da banda Casaca, Renato Casanova, disse que poder participar desse momento é gratificante. “O Cais das Artes será o coração da arte e da cultura capixaba. Estar presente nesse início de temporada de abertura é importante e um reconhecimento de todo o trabalho que a gente fez nos últimos anos”.
Sobre a apresentação de amanhã, cheia de participações especiais, ele destacou que a ideia é unir artistas que fazem parte da história da música do Espírito Santo.
No repertório, além de músicas novas e clássicos do Casaca, também terão surpresas e homenagens.
O artista capixaba Diego Lyra falou sobre a expectativa do evento de amanhã. “Será um encontro genuíno entre gerações, entre referências e novas possibilidades sonoras. O que posso adiantar é que será uma celebração autêntica, sem artifícios. A música falando por si mesma”.
Com relação ao Cais das Artes, ele destaca que uma obra como essa não é apenas um espaço, é um manifesto. “É a afirmação de que a cultura capixaba merece palco, merece luz, merece ser celebrada”.
O artista e compositor capixaba André Prando salientou que é uma honra participar de um evento como esse.
“Essa é uma obra muito aguardada pela população e pela cultura do Espírito Santo. Ver uma gestão que se importou em retomar e entregar esse projeto, reconhecendo o valor da cultura, é muito importante”.
Ele enfatizou que o Cais das Artes vai alavancar a cultura regional e, ao mesmo tempo, colocar o Espírito Santo em um circuito nacional.
Cais das Artes
O projeto
Assinado pelo consagrado arquiteto e urbanista capixaba Paulo Mendes da Rocha, vencedor em 2006 do Prêmio Pritzker – maior reconhecimento da arquitetura mundial –, o conjunto arquitetônico do complexo Cais das Artes possui um museu, um teatro e um prédio administrativo anexo, edificados sobre uma praça aberta.
Museu
Tem uma áreaa expositiva de cerca de 3 mil metros quadrados, distribuídas em cinco salas. Elas contam com uma ponte rolante para movimentação de obras de arte.
Contempla, ainda, auditório, biblioteca, salão de acolhimento, varanda e café (no térreo).
O acesso é por meio de dois elevadores, escadas e rampas externas, que permitem a contemplação da baía de Vitória e do Convento da Penha.
Edifício anexo
Conectado ao museu por passarelas metálicas, o edifício abriga as oficinas, reservas técnicas e áreas administrativas .
Teatro
Com capacidade para 1.300 espectadores, será equipado para receber eventos de grande porte, com espetáculos de teatro, ópera, dança, concerto, entre outros.
No foyer – espaço de entrada e acolhimento do teatro, onde estão localizadas as chapelarias e as bilheterias – há acesso aos conjuntos de elevadores e escadas, bar e área reservada aos artistas e funcionários.
O teatro terá camarins, salas técnicas e de ensaio.
Fique por dentro
Temporada de Abertura
O governo do Espírito Santo dará início à programação de abertura do Cais das Artes amanhã, às 17h30.
A temporada tem prevista uma série de eventos culturais, shows e festivais, que antecedem a abertura oficial das exposições.
“Sons do Cais”
- Atrações: Vanessa da Mata, DJ Negana e banda Casaca com convidados especiais, como André Prando, Juana Zanchetta, Mary Di e Diego Lyra.
- O quê: Evento que dá início à Temporada de Abertura do Cais das Artes.
- Quando: Quinta-feira (29), às 17h30.
- Onde: Na praça (térreo) do espaço.
- Quanto: Entrada gratuita, mas não há mais ingressos disponíveis.
Festival Batidas do Mundo
- O quê: Evento com talentos da percussão.
- Quando: Sexta-feira (30) e sábado (31).
- Onde: Na praça (térreo) do Cais das Artes.
- Quanto: Grátis, com retirada de ingressos no batidasdomundo.com.br.
Programação
Sexta-feira
19h30 : Abertura do Festival com Homenagem ao Naná Vasconcelos por percussionistas capixabas.
20 horas: Luccas Martins convida Quarteto Zuri.
21h05: Marcos Suzano Trio.
22 horas: Negadeza e Rala Coco.
Sábado
18h30: Camerata Jovem Rochativa convida Edu Szajnbrum.
19h20: Léo de Paula Septeto.
20h40: Barbatuques.
22 horas: Bloco Balança Penha.
Exposição “Amazônia” a Temporada de abertura propõe uma ocupação progressiva do complexo.
O primeiro passo é a abertura da Praça do Cais, que ao longo dos próximos meses receberá uma programação diversa.
Em seguida, será a vez da inauguração do museu. A expectativa é de receber em breve – ainda sem data divulgada – a primeira grande exposição do espaço: “Amazônia”, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários