Três mil voluntários preparam festa de Corpus Christi em Castelo
A tradicional festa em Castelo, que acontece nos dias 7 e 8 de junho, contará com 17 tapetes e passadeiras, além de missas e procissão
Escute essa reportagem
Cerca de três mil voluntários diretos e indiretos estão trabalhando desde o início do ano na montagem dos quadros e passadeiras da tradicional festa de Corpus Christi de Castelo, na região Sul do Estado. Este ano, o evento comemora 60 anos com o tema “Pão em todas as mesas” e acontece nos dias 7 e 8 de junho.
Além da confecção dos 17 tapetes e 17 passadeiras com mais de cinco mil metros quadrados que irão decorar as ruas e avenidas do Centro, também há programação religiosa.
Veja mais notícias sobre Cidades aqui
Haverá missas na Igreja Matriz, missa campal presidida pelo bispo arquidiocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, procissão com o Santíssimo e queima de fogos.
“Essa será uma festa especial, são 60 anos dos nossos tapetes! Estamos empenhados em fazer uma festa linda e inesquecível. Convido a todos para participarem desse momento de fé, arte e tradição”, ressaltou prefeito João Paulo Nali.
Durante o evento, segundo a organização, os visitantes também poderão aproveitar outras atrações, como a Feira do Agroturismo, Artesanato e Flores, a Praça de Alimentação das Entidades e a Feira de Ambulantes, todos na avenida Nossa Senhora da Penha. A entrada é franca.
A festa é realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Penha em parceria com a prefeitura e terá início na noite do dia 7, com a confecção dos tapetes e passadeiras, que são feitos de areia, pedras, folhas, flores, palha de café e materiais recicláveis.
“Participo há mais de 40 anos e é sempre uma honra. Confeccionar esses tapetes é alimentar a nossa fé”, disse a aposentada Lair Parteli Spavier, de 76 anos.
Em 1963, com o apoio do frei José Osés, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Penha, um grupo decidiu fazer os tapetes no centro de Castelo. No ano seguinte, algumas outras ruas foram enfeitadas e percorridas em procissão.
Com o passar do tempo e a adesão da população, a manifestação ganhou grande destaque no cenário religioso nacional. Em 2019, por exemplo, de acordo com a prefeitura, o evento reuniu cerca de 80 mil pessoas nos dois dias.
Serviço
60ª Festa de Corpus Christi de Castelo
Quando: Dias7 e 8 de junho.
Onde: Centro de Castelo.
Programação
Até 6 de junho: Novena na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Penha.
Quarta-feira (7/06): Às 18 horas, início da confecção dos tapetes e passadeiras.
Quinta-feira (8/06): Celebração com a Pastoral Familiar às 7 horas. Já às 9 horas, celebração com os grupos da catequese. Às 10h30, celebração com jovens crismados e, meio-dia, celebração na Paróquia Santo André Apóstolo, em Aracuí. Às 16 horas, missa campal seguida de procissão com o Santíssimo.
Leia mais:
Guarapari: reforma de passarela causa interdição na BR-101 neste domingo
Prefeito de cidade do ES fica ferido após acidente na BR-101
SBT anuncia data e horário da nova exibição da novela 'Rebelde'
Comentários