X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Agenda Cultural

Três mil voluntários preparam festa de Corpus Christi em Castelo

A tradicional festa em Castelo, que acontece nos dias 7 e 8 de junho, contará com 17 tapetes e passadeiras, além de missas e procissão


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Três mil voluntários preparam festa de Corpus Christi em Castelo
Turistas visitam tapetes em Castelo: neste ano serão cinco mil metros quadrados que irão decorar ruas do Centro |  Foto: Clóvis Rangel.

Cerca de três mil voluntários diretos e indiretos estão trabalhando desde o início do ano na montagem dos quadros e passadeiras da tradicional festa de Corpus Christi de Castelo, na região Sul do Estado. Este ano, o evento comemora 60 anos com o tema “Pão em todas as mesas” e acontece nos dias 7 e 8 de junho. 

Além da confecção dos 17 tapetes e 17 passadeiras com mais de cinco mil metros quadrados  que irão decorar as ruas e avenidas do Centro, também há programação religiosa.

Veja mais notícias sobre Cidades aqui

Haverá missas na Igreja Matriz, missa campal presidida pelo bispo arquidiocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, procissão com o Santíssimo e queima de fogos.

“Essa será uma festa especial, são 60 anos dos nossos tapetes! Estamos empenhados em fazer uma festa linda e inesquecível. Convido a todos para participarem desse momento de fé, arte e tradição”, ressaltou prefeito João Paulo Nali. 

Durante o evento, segundo a organização, os visitantes também poderão aproveitar outras atrações, como a Feira do Agroturismo, Artesanato e Flores, a Praça de Alimentação das Entidades e a Feira de Ambulantes, todos na avenida Nossa Senhora da Penha. A entrada é franca.

A festa é realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Penha em parceria com a prefeitura e terá início na noite do dia  7, com a confecção dos tapetes e passadeiras, que são feitos de areia, pedras, folhas, flores, palha de café e materiais recicláveis. 

“Participo há mais de 40 anos e é sempre uma honra. Confeccionar esses tapetes é alimentar a nossa fé”, disse a aposentada Lair Parteli Spavier, de 76 anos.

Em 1963, com o apoio do frei José Osés, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Penha, um grupo decidiu fazer os tapetes no centro de Castelo. No ano seguinte, algumas outras ruas foram enfeitadas e percorridas em procissão. 

Com o passar do tempo e a adesão da população, a manifestação ganhou grande destaque no cenário religioso nacional. Em 2019, por exemplo, de acordo com a prefeitura, o evento reuniu cerca de 80 mil pessoas nos dois dias.

Serviço

60ª Festa de Corpus Christi de Castelo

Quando: Dias7 e 8 de junho.

Onde:  Centro de Castelo.

Programação

Até 6 de junho: Novena na Matriz da  Paróquia Nossa Senhora da Penha.

Quarta-feira (7/06): Às 18 horas, início da confecção dos tapetes e passadeiras.

Quinta-feira (8/06): Celebração com a Pastoral Familiar às 7 horas. Já às 9 horas, celebração com os grupos da catequese. Às 10h30, celebração com jovens crismados e, meio-dia, celebração na Paróquia Santo André Apóstolo, em  Aracuí. Às 16 horas, missa campal seguida de procissão com o Santíssimo.

Leia mais:

Guarapari: reforma de passarela causa interdição na BR-101 neste domingo

Prefeito de cidade do ES fica ferido após acidente na BR-101

SBT anuncia data e horário da nova exibição da novela 'Rebelde'

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: