X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

“Abraço todas as oportunidades”, diz Xande de Pilares

Em entrevista ao jornal A Tribuna, o sambista Xande de Pilares fala sobre desafio de atuar em novela, show em Vitória e novo DVD


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem “Abraço todas as oportunidades”, diz Xande de Pilares
Xande de Pilares em seu segundo DVD solo, “Esse Menino Sou Eu” |  Foto: Divulgação/Bruno Henrique

Planejar não é algo que o cantor carioca Xande de Pilares, 53, costuma  fazer nos shows e muito menos na vida. Ele cita dois clássicos do samba para mostrar como encara o dia a dia: “Deixa a Vida Me Levar”, sucesso eternizada na voz de Zeca Pagodinho, e “Do Jeito Que a Vida Quer”, de Benito Di Paula.

“As coisas vão acontecendo e eu vou me adaptando, seguindo. Eu  vou tipo a música composta por Serginho Meriti, deixando a vida me levar. E como diz Benito, vou vivendo do jeito que a vida quer. Abraço todas as oportunidades que aparecem, mas com respeito ao meu trabalho e, principalmente, com quem consome ele”, afirma o sambista ao jornal A Tribuna.

Leia mais sobre Entretenimento aqui

Foi assim que Xande, que já tem uma carreira sólida na música, topou um novo desafio: o de atuar numa novela. Ele dá vida ao Darci, de “Todas as Flores” (Globoplay), um porteiro que é diretor de bateria de um bloco carnavalesco.

“Seu Darci tem muita coisa do Xande e eu também tenho muito dele. Comecei no samba, trabalho desde os 12 anos, e não guardo mágoa de ninguém. Às vezes, fico chateado, mas depois esqueço. Quando tomei conhecimento da personalidade dele, pensei: 'vai ser bacana'”, lembra o artista.

Contudo, ao mesmo tempo que abraça com tudo um novo desafio, Xande se cobra para que tudo saia dentro dos conformes.   

“Meu único medo foi o de estrear. Minha primeira cena foi uma falinha pequenininha, mas era só com a Ana Beatriz Nogueira. Quando a vi, tremia. Mas falei: 'vou me entregar, me jogar e aprender, porque não posso decepcionar quem me deu essa oportunidade'”, reflete.

Sem pretensão alguma de deixar os palcos, Xande segue com sua agenda de shows e, no próximo sábado, se apresenta em Vitória. 

“Não programo nenhum tipo de repertório, porque sou um cara muito do momento. Sou  muito conectado com o público, com essa coisa da energia. Tem uma história  com o Revelação e há coisas que não têm como esquecer e gosto de compartilhar com o público. Então, vou cantar músicas que fazem parte da minha vida como compositor e me divirto muito com o que faço”, diz.

Vai ter novidade de seu 2º DVD solo, “Esse Menino Sou Eu”, cujo primeiro bloco de músicas será divulgado na sexta-feira. Entre as participações, o grupo Menos é Mais e Ferrugem, que é o convidado da recém-lançada “Me Abraça”.

“Escrevi música motivacional com Fábio Assunção”

Imagem ilustrativa da imagem “Abraço todas as oportunidades”, diz Xande de Pilares
Xande de Pilares em cena da novela “Todas as Flores” |  Foto: Divulgação

A Tribuna – O que o público pode esperar do DVD “Esse Menino Sou Eu”?

Xande de Pilares – Muita energia boa. Esse projeto garante a animação do seu churrasco, seu casamento, seu noivado,  seu aniversário... É um projeto bem bacana, que você pode deixar tocando porque vai se divertir.  

Está no elenco de “Todas as Flores”. Não é o seu primeiro papel como ator, mas o primeiro numa novela. Como tem sido?

Não esperava nada disso acontecer na minha vida. Nem cantar! Eu só queria compor e tocar meu cavaquinho, seguir a tradição familiar. Mas Deus é tão bom que alguém me viu como cantor e agora alguém me descobriu para a atuação. É muito louco! (Risos) 

Mas está sendo uma experiência incrível. Agradeço a Regina Casé, que foi a primeira pessoa que me levou para a televisão para que eu pudesse ter um pouco mais de visibilidade.

Leia mais

Lily Collins tem aliança de casamento furtada de hotel em Los Angeles

Solteira, Shakira é flagrada com Lewis Hamilton e fãs fazem torcida

Qual foi a parte mais difícil desse novo desafio?

Foi o teste. Não conhecia os bastidores de uma novela, mas é um lugar que está todo mundo ali trabalhando junto, de mãos dadas para que o projeto dê certo. Se eu pudesse, faria duas santinhas das atrizes Micheli Machado e Zezeh Barbosa e acenderia uma vela pra elas todos os dias. Elas cuidaram de mim a novela inteira.

É mais fácil decorar texto de novela ou música nova? 

Acho que decorar texto é igual decorar uma música nova. Mas interpretar uma música, para mim, é mais fácil. Eu levo a música para onde eu quero. Agora, interpretar um texto numa dramaturgia aí já exige mais. Por isso a preparação de elenco foi muito importante. 

Já revelou que não gosta de se ver atuando na TV. Como está a ansiedade para assistir ao novo DVD? 

Não gosto de me assistir mesmo. Primeiro, porque não me acho bonito. Mas, às vezes, boto uma roupa legal e acho que estou! (Risos).  O DVD eu estou ansioso para ver sim, mas sei que vou assistir uma vez só.

Durante as gravações de “Todas as Flores”, chegou a compor música com Fábio Assunção. Sobre o que se trata? 

De 2014 até 2017, passei por momentos muito difíceis. Foi um momento de transição em que fui muito massacrado na internet. As pessoas acharam que eu estava largando o Revelação por causa de dinheiro, de destaque, e não foi nada disso. Quase entrei em depressão.

Vendo as dificuldades que esse cara passou, chamei ele e falei: 'cara, você é um dos maiores exemplos que tenho. Não posso reclamar de dificuldade porque eu vi o que você passou. Você superou e está batendo um bolão'. E aí nos tornamos grandes amigos. 

Um dia estava em casa e recebi um áudio dele dizendo: 'Pô, cara, cheguei em casa e me deu vontade de escrever'. Dentro da poesia dele tinham coisas que me chamavam a atenção e fizemos uma música motivacional. Sou um cara muito ligado a isso, de passar uma palavra positiva para quem está passando por dificuldades.


serviço

“Xande de Pilares - Tá em Casa!”

O quê: Show do sambista carioca.

Quando: Sábado, 20h.

Onde: Embrazado, Praia do Canto. 

Ing.: R$ 70 (3º lote/meia). 

Venda: superticket.com.br.

Clas.: 18 anos.

Leia mais

Renata Sorrah faz revelação surpreendente sobre sua orientação sexual

Veja o horóscopo para esta quarta-feira, dia 10 de maio

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: