Enquete: internautas divididos sobre implantação do lockdown no Espírito Santo
Escute essa reportagem
A implantação do lockdown (fechamento total) em todas as cidades do Espírito Santo é aprovada por 55% de leitores que votaram em uma enquete do Tribuna Online aberta na última sexta-feira (12).
A pergunta era: Você é a favor ou contra o lockdown no Estado? Cerca de 3.300 pessoas participaram da enquete.
Aproximadamente 1.800 mostraram-se a favor das medidas apresentadas pelo governo de restringir a circulação de pessoas entre 21 horas e 5 horas e o rodízio para sair de casa, tendo como base o CPF.
As medidas seriam tomadas apenas caso a ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 supere a marca de 91% no Estado. Nesta sexta-feira (19), a taxa de ocupação foi de 84,53%, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Já 45% dos internautas - cerca de 1.400 pessoas - são contrários ao fechamento total no Espírito Santo.
Além da votação, os leitores também exporam seus respectivos pontos de vista sobre o que os levam a ser favoraveis ou contrários ao fechamento total.
Os comentários abaixo foram publicados tanto no post do Facebook quanto na matéria publicada.
"Sim, sou a favor. E tem que ser 24 horas por dia em casa. Bem rigoroso, caso contrário, não vai ter eficiência", opinou a leitora Lilian Lemos.
"Sou contra! Era para ter feito isso no início quando fechou o comércio, e não agora! Vai virar um caos total!!", comentou Shanara Sartório no Facebook.
"A favor, claro. Precisamos de união e racionalidade nesse momento. Por 3 semanas, pelo menos. O sacrificio será muito maior se não tomarmos essa atitude", escreveu Luiz Valentim.
"Sou contra, pois isso deveria ter sido feito no inicio da pandemia. Agora não tem porquê. Se a população já estava em situação difícil, imagina agora", comentou o internauta José Reis.
Comentários