X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Eleições 2020

No dia da eleição, leve sua própria caneta e álcool em gel


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem No dia da eleição, leve sua própria caneta e álcool em gel
Máscara, álcool em gel e caneta para o dia da votação |  Foto: Freepik

Diante do receio de muitos eleitores em irem às urnas neste domingo para votar, especialistas afirmam que é possível exercer a cidadania tomando os devidos cuidados. No entanto, eles alertam para a manutenção do distanciamento e o uso de máscaras de forma correta.

Assim como a orientação dos tribunais eleitorais, eles reforçam a importância de cada um levar sua caneta para assinar e um recipiente com álcool.

A professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e epidemiologista Ethel Maciel ressaltou que existe uma preocupação com o momento atual, principalmente com a taxa de transmissão acima de 1. No entanto, ela reforçou que esse é um momento crucial para o País, já que o resultado irá definir os representantes para os próximos quatro anos.

Imagem ilustrativa da imagem No dia da eleição, leve sua própria caneta e álcool em gel
Ethel Maciel, de 50 anos: candidata à reitoria da Ufes |  Foto: Antônio Moreira/AT

“Serão esses os responsáveis, inclusive, por adotar estratégias para a pandemia no próximo ano, e também lidar com o planejamento para a distribuição de vacina. Por isso, apesar do temor do momento, é preciso pensar bem antes de decidir não ir às urnas.”

Ela completou: “Levar a caneta é uma boa medida a se tomar, pois evita que todos os eleitores peguem a mesma. Além disso, é preciso usar a máscara da forma correta, cobrindo o nariz e a boca, além de manter o distanciamento de pelo menos dois metros na fila.”

Para a epidemiologista, outra dica importante é evitar ficar conversando com outras pessoas na entrada e saída. “A orientação é que as pessoas votem e retornem para casa.”

A médica infectologista Rúbia Miossi frisou que este ano os itens a serem levados para os locais de votação tiveram mudanças.
“A orientação para os eleitores é que não esqueçam o documento com foto, caneta, máscara e um frasco de álcool em gel. O álcool deve ser aplicado antes e depois de votar.”

Na fila, ela acrescentou que é preciso encontrar um local em que seja possível manter o distanciamento. “Se no local que ele for votar tiver pessoas que não estão de máscara ou respeitando o distanciamento, o ideal é procurar o responsável pela seção e informar.”

Às pessoas que vão às urnas no domingo, a médica orientou que se comportem adequadamente. Já em caso de sintomas, o ideal é justificar, com um atestado médico.

LEIA MAIS:

Guia das Eleições: Tire suas dúvidas sobre o dia da votação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: