Veja as notas de corte para entrar na Ufes e no Ifes
No ES, são mais de seis mil oportunidades para ingressar em 99 opções de graduação da Ufes e em 57 cursos nas unidades do Ifes
Escute essa reportagem
Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e deseja ingressar em uma instituição de ensino pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) precisa estar atento: o prazo para se inscrever vai até hoje.
Ao todo, estão sendo ofertadas 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do País. No Estado, são mais de seis mil oportunidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Na universidade, são 4.997 vagas em 99 cursos. Elas estão distribuídas entre os campi de Alegre, Goiabeiras, Maruípe e São Mateus. Já no Ifes, são 1.629 vagas em 57 cursos distribuídos em 21 unidades.
Durante a inscrição, que deve ser realizada pelo site acessounico.mec.gov.br/sisu, os candidatos podem selecionar duas opções de curso, e na plataforma também são informadas as notas de corte parciais para cada graduação.
Estimando o valor necessário para conquistar a vaga, elas são apenas uma referência da situação em que o candidato se encontra para a vaga selecionada, não sendo uma garantia de seleção. Inclusive, passam por atualização ao longo do período de inscrição.
Segundo dados de ontem, a nota de corte parcial para o curso de Medicina na Ufes, para a modalidade de ampla concorrência, foi de 806,46. No caso do curso de Psicologia, 743,91; já para o curso de Direito, 751,51, por exemplo.
A partir do dia 26, há o início da chamada regular, e posteriormente, o das matrículas. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro, pelo Portal Acesso Único.
De acordo com Nayara Dias, coordenadora de matrícula e controle acadêmico da Ufes, as vagas disponibilizadas para a universidade serão para o primeiro e segundo semestre do ano. Comentou ainda que as aulas na instituição terão início em 22 de abril.
Já no Ifes, o primeiro dia de aula está informado no calendário de cada campi, presente no site da instituição, disse Virgínia Morellato, membro da comissão do processo seletivo de cursos de graduação pelo Sisu do instituto.
Concorrendo a uma vaga em Direito
A estudante Larissa de Almeida Neves, de 17 anos, é uma das candidatas que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e que já se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Ela tem o desejo de cursar Direito. “Como me identifiquei nessa área não penso em outra opção”, afirmou a estudante.
A jovem comentou que tem vontade de estudar na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mas está aberta a novas possibilidades.
Em relação ao que pensa sobre sua aprovação, Larissa disse que está acreditando no melhor.
“Esse foi o meu primeiro Enem para valer, estou com uma expectativa positiva, ainda que as notas de corte estejam altas”, afirmou.
Notas de corte
O Sisu permite que o candidato tenha acesso às notas de corte parciais. Elas são atualizadas ao longo do período de inscrição e devem ser utilizadas apenas como uma referência da situação em que se encontram para a vaga selecionada, não sendo uma garantia de seleção.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), com base nelas, o estudante pode alterar as opções de curso no decorrer do período de inscrição e será considerado o último registro feito no sistema até as 23h59 de hoje.
Exemplos
Segundo dados de ontem à tarde, as notas de corte para alguns cursos da Ufes, na modalidade de ampla concorrência, foram: 806,46 (Medicina); Ciência da Computação (765,74 - no campus de Vitória); 751,51 (Direito); 743,91 (Psicologia); 733,02 (Arquitetura e Urbanismo).
Exemplos para o Ifes, em ampla concorrência: 722,20 (Biomedicina - campus de VIla Velha); 706,31 (Engenharia Civil - campus Vitória); 669,58 (Engenharia Mecânica - campus São Mateus); 697,11 (Medicina Veterinária - campus Santa Teresa); 695,94 (Sistemas de Informação - campus Serra).
Fique por dentro
Inscrições
Para quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, hoje é o último dia para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O Sisu está ofertando 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do País.
A inscrição é feita pelo site acessounico.mec.gov.br/sisu.
Ufes
Na Ufes, são oferecidas 4.997 vagas em 99 cursos para os dois semestres letivos. Dessas, 2.538 são destinadas à reserva de vagas, e 2.459 de ampla concorrência.
As oportunidades estão distribuídas entre os campi de Alegre, Goiabeiras, Maruípe e São Mateus.
Para mais informações, há o edital no site sisu.ufes.br.
Ifes
Ofertará 1.629 vagas para 57 cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnólogos), na modalidade presencial, distribuídos em 21 unidades da instituição.
Para mais informações, acesse www.ifes.edu.br/2025. Lá está presente o edital.
Cronograma Sisu
Inscrições no Sisu: até esta terça-feira (21).
Resultado: próximo dia 26.
Matrículas: de 27 a 31 deste mês.
Manifestação de interesse para constar na lista de espera: de 26 a 31 de janeiro.
Fonte: Ministério da Educação, Ufes e Ifes.
Inscrição para bolsas de 100% em 40 cursos até esta terça-feira (21)
O Nossa Bolsa 2025, programa que oferece mil bolsas integrais para graduação, está aceitando inscrições até hoje. Para isso, o interessado deve acessar o link fapes.es.gov.br/nossabolsa.
A ação, que é uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) com a Secretaria da Educação (Sedu), está disponibilizando bolsas 100% gratuitas para 40 opções de cursos, distribuídos em 29 instituições de ensino localizadas em 14 municípios capixabas.
Alguns exemplos são: Medicina, Enfermagem, Pedagogia, Administração, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharias, Farmácia, Sistemas da Informação, Nutrição, Geografia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, entre outros.
Para se inscrever, o candidato deve preencher seus dados pessoais e escolher qual curso, turno e instituição de ensino deseja concorrer a bolsa.
A seleção será por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2020 a 2024. Segundo o governo estadual, o interessado poderá optar por qual edição do Enem quer usar a nota na seletiva.
O edital aponta que a seleção será feita pela média global de 450 pontos nas provas objetivas e na redação. Além desta, o estudante deve ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.
É válido pontuar que existem critérios para poder participar, como renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, entre outros.
Comentários