Ufes vai ter novo curso de Engenharia; saiba qual
Engenharia Industrial será ofertado no novo campus da universidade, em Afonso Cláudio, em fase final de construção
O reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Eustáquio de Castro, anunciou nesta quinta-feira (17) a criação de um novo curso: Engenharia Industrial. A graduação será oferecida no novo campus da instituição, em Afonso Cláudio, que está em fase final de construção.
"Já temos o projeto pedagógico do curso pronto. Tem vaga, inclusive, para professores"
Porém, ainda não há previsão de oferta no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a nova graduação. Sobre o novo campus, o reitor afirma que ele já está sendo finalizado.
"A gente já tem até a infraestrutura lá em Afonso Cláudio. A obra está sendo feita pelo governo do Estado e deverá ser entregue agora em dezembro ou janeiro"
Expansão de cursos e infraestrutura
A universidade já possui em Afonso Cláudio um polo presencial de Ensino a Distância (EAD), que faz parte do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) por meio da Superintendência de Educação a Distância (Sead/Ufes).
Além da Engenharia Industrial, haverá um aumento de oferta de vagas para cursos da área de Ciências Exatas e Tecnológicas. A expansão das graduações faz parte do programa Universidades Inovadoras, do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo a criação e expansão de cursos nas áreas tecnológicas.
Curso de Medicina em Alegre
O anúncio feito pelo reitor aconteceu durante a visita do ministro da Educação, Leonardo Barchini, ao campus da Ufes em Goiabeiras. Barchini esteve presente em cerimônia de assinatura da portaria que oficializa a criação do curso de Medicina na unidade de Alegre.
Serão ofertadas 60 vagas anuais para a nova graduação da área da saúde, divididas em 30 ingressos por semestre. O curso está previsto para ser disponibilizado no Sisu do próximo ano.
"Se não der para colocar no Sisu, nós vamos fazer um processo seletivo próprio. Caso ocorra, esse processo seletivo independente seria usando as próprias notas do Enem"
Importância do investimento em educação
O ministro da Educação destacou a relevância da criação do curso de Medicina no campus de Alegre.
"É muito importante que a gente mostre para a sociedade que um curso de Medicina como este que estamos criando em Alegre tem um retorno de investimento. Que ele vai valer a pena para a sociedade porque vai trazer desenvolvimento econômico e social. Também vai melhorar a saúde e a educação da região"
Barchini também comentou sobre o recebimento de novos estudantes na região.
"Serão 60 doutores na cidade, que vão residir no próprio município. Eles vão trazer uma nova visão"
Inovação e pesquisa na Ufes
Durante a visita no campus de Goiabeiras, o ministro andou no ônibus autônomo desenvolvido por estudantes da Ufes e conheceu de perto robôs desenvolvidos por alunos da instituição. Barchini ainda visitou laboratórios de Engenharia voltados para a pesquisa de petróleo e café.
O que diz o ministro da Educação sobre:
Investimentos em universidades federais
“A gente retomou esse ciclo de investimentos num total de 5 bilhões de reais em todas as universidades federais. Somente aqui, na Ufes, nós temos mais de R$ 150 milhões em investimentos”.
Abertura de novos cursos de graduação no País
“Estamos organizando novos cursos em todo o Brasil por meio do projeto Universidades Transformadoras. São cursos em Inteligência Artificial, processamento de dados, terapia ocupacional”.
Novas vagas nas graduações já existentes
“Teremos, até o final de 2029, mais de 30 mil vagas por ano em institutos federais. Somando 120 mil vagas a mais, ou seja, mais de 10% de aumento nas vagas das universidades federais do Brasil”.
Investimento
“O investimento inicial do campus de Alegre somará algo em torno de R$ 20 milhões. Nós teremos investimentos em equipamentos, em mais leitos, em hospital universitário. É o início de um ciclo que vai trazer muito desenvolvimento para a região”.
Disponibilização de verba para o campus em Alegre
“O dinheiro está disponível de acordo com a execução da obra. O reitor tem apresentado as medições e a partir do momento em que forem sendo realizadas, a gente vem disponibilizando o dinheiro. A verba depende só do ritmo das obras”.
Qualidade de ensino das universidades federais
“A gente acredita que as universidades federais têm os melhores rendimentos e a melhor proficiência dos alunos. Eles são os melhores médicos formados no Brasil. A gente quer expandir cada vez mais essa rede de faculdade de Medicina nas universidades federais”.
Avaliação dos novos médicos formados
“A gente tem o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) em que a gente avalia os estudantes que estão saindo da instituição e a qualidade das universidades. Aquelas que têm baixo rendimento, a gente tem uma série de penalidades”.
Novas instituições federais de ensino no Estado
“A gente está muito bem satisfeito com o instituto federal e com a universidade federal. Nossa ideia é que a gente possa expandir e consolidar essas duas instituições. A gente está abrindo mais um campus de instituto federal, em Muniz Freire. Mas a ideia é que a gente possa expandir, de fato, nas unidades já existentes”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários