X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Mais de 7 mil vagas para fazer supletivo na Grande Vitória

Oportunidades para cursar a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) são em Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 7 mil vagas para fazer supletivo na Grande Vitória
Coordenador do EJA em Cariacica, Rinaldo Pevidor: mais de 3 mil vagas. |  Foto: Douglas Schneider/AT

Para quem não teve a chance de terminar a educação básica e deseja voltar a estudar, as prefeituras da Grande Vitória estão com matrículas abertas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), conhecida popularmente também como Supletivo.

Ao todo, são oferecidas 7.233 vagas direcionadas para quem tem 15 anos ou mais e deseja conseguir diploma em menos tempo, distribuídas entre os municípios de Vitória, Cariacica, Vila Velha e  Serra. Há vagas para EJA regular e EJA profissionalizante.

Em Cariacica, são mais de 3 mil vagas distribuídas entre o primeiro segmento (1° ao 5° ano) e segundo segmento (6° ao 9° ano), com duração total  de quatro anos (dois anos em cada segmento).

As aulas começam dia 6 de fevereiro, mas as matrículas ficam abertas o ano todo, segundo o coordenador do EJA em Cariacica, Rinaldo Pevidor.

“Para se inscrever é preciso ter 15 anos completo e não importa se  a pessoa parou de estudar ou nunca estudou. Quando o estudante chega à escola fazemos uma avaliação e sua classificação é de acordo com o nível de aprendizado, mesmo que ele não tenha documentos comprobatórios”, explicou.

Após conclusão da EJA, Rinaldo afirma que há possibilidade de os estudantes ingressarem no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

“Tivemos, no ano passado, somando os dois segmentos, mais de 70 estudantes aprovados no Proeja  Ifes”.

Na capital,  estão abertas 555 vagas para a EJA e mais 178 vagas para a EJA integrada à Educação Profissional. De acordo com a secretária de Educação de Vitória,  Juliana Rohsner, a EJA Profissionalizante é concomitante com o ensino regular.

 “Temos modalidades que são parcerias com o Ifes de Vitória e tem outras que acontecem dentro da própria unidade de ensino, como Informática Básica, Agente de informações turísticas, Agente de operações em meios de hospedagem  e alguns outros cursos”. 

Em Vila Velha são mais de 2.500 vagas. O interessado que quiser se matricular deve procurar a secretaria escolar da unidade mais próximo de sua residência. Na Serra foram abertas aproximadamente  mil vagas no EJA.


Saiba mais

O que é EJA?

A EDUCAÇÃO de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade destinada a jovens, com 15 anos completos, e adultos que não concluíram ou cursaram o ensino fundamental.

Vitória

Estão abertas 555 vagas para o EJA e mais 178 vagas para o EJA integrada à Educação Profissional. São 14 unidades de ensino que oferecem vagas para o EJA de nível fundamental. Já o EJA integrada à educação profissional tem turmas disponíveis em oito unidades de ensino.

As matrículas na rede de ensino ficam abertas o ano inteiro. O estudante interessado em cursar o EJA deve ir até a unidade de ensino mais próximo de casa ou do trabalho com documentos.

Cariacica

São mais de 3 mil vagas distribuídas entre o primeiro e o segundo segmentos.

As matrículas ficam abertas o ano todo. Para garantir a vaga, o interessado deverá ir até a secretaria escolar de uma das 25 escolas do município que ofertam o ensino.

Vila Velha

São mais de 2.500 vagas ainda disponíveis no EJA. 

O interessado que quiser se matricular deve procurar a secretaria escolar, de uma das 13 unidades que ofertam a modalidade, mais próximo de sua residência.

Serra

Oferta cerca de 1 mil vagas no EJA  em 12 unidades de ensino. As inscrições estão abertas até o final do mês de janeiro.

Fonte: Prefeituras consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: