X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Inscrições para 281 mil vagas em escolas estaduais começam nesta quinta

Primeira etapa é voltada para rematrícula e transferência interna de alunos que já estão na rede


A Secretaria de Estado da Educação inicia nesta quinta-feira (03) a chamada pública para inscrições de alunos para o ano letivo de 2022, para as escolas da rede estadual. Ao todo serão disponibilizadas 281 mil vagas, nos 78 municípios do Estado, para cursar as séries do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio (1º ao 3º ano) e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A primeira etapa, que será iniciada nesta quinta, é voltada para rematrícula e transferência interna (alunos que já estão na rede pública e desejam mudar de escola). O prazo segue até o dia 30 de novembro.

 

Imagem ilustrativa da imagem Inscrições para 281 mil vagas em escolas estaduais começam nesta quinta
Escola Renato da Costa Pacheco, em Jardim Camburi |  Foto: Rodrigo Gavini / Arquivo AT

A segunda etapa será a de pré-matrícula, entre os dias 1º e 22 de dezembro. A pré-matrícula é voltada para alunos que não são da rede estadual, que estão mudando de estado ou que precisam migrar do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio.

Até o dia 4 de janeiro, os resultados da rematrícula, transferência interna e pré-matrícula serão divulgados pela Sedu. No dia seguinte, até o dia 14 de janeiro, será o prazo para matrículas e apresentação dos documentos solicitados.

Já entre o dia 15 de janeiro e 11 de fevereiro, será realizada a chamada dos suplentes para as vagas remanescentes.

Todos os procedimentos serão realizados e divulgados pelo site www.sedu.es.gov.br.

"Há vagas para todos os alunos na rede estadual. Existe vaga na escola que eu quero estudar? Pode ser que não. Todas as instituições são planejadas para um número específico de vagas, mas isso não significa que o estudante ficará sem vaga", explicou o secretário de Educação, Vitor De Ângelo.

Ao todo, serão ofertadas 22.500 vagas para Ensino Fundamental I, 89.500 vagas para Ensino Fundamental II, 130.000 vagas para Ensino Médio e 39.000 vagas para EJA.

Novidades para 2022

De acordo com o secretário, o Estado criará mais 40 escolas de tempo integral em todo o Estado, totalizando 100 unidades. "Em cada município haverá uma escola de tempo integral", enfatizou.

Outra novidade para 2022 é a implementação do novo Ensino Médio, que contempla 1.000 horas letivas. A modalidade já foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação e homologada no início do ano.

"A novidade é que o aluno terá a formação geral básica, no primeiro ano, e, no segundo e terceiro anos no Ensino Médio, terá os itinerários de aprofundamento. Na chamada pública deste ano, o aluno já poderá escolher uma escola de acordo com os itinerários de aprofundamento que serão ofertados em 2023 e 2024", explicou.

Ainda de acordo com o secretário, a chamada pública seguirá quatro elementos para escolha dos alunos: educação especial, proximidade da escola, possibilidade de irmãos e o itinerário de aprofundamento.

Segundo o Ministério da Educação, os itinerários se dividem em cinco: matemáticas e suas tecnologias, linguagens e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas. O quinto itinerário prevê a formação técnica e profissional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: