Ifes oferta 973 vagas para curso técnico por sorteios e análise de notas
Seleção vai classificar alunos para cursos como Química, Automação Industrial, Mecânica, Metalurgia e Gastronomia
Escute essa reportagem
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) lançou dois editais com 973 vagas em cursos técnicos que têm seleção por meio de avaliação do histórico escolar do aluno e sorteios, com as aulas começando no segundo semestre do ano.
Um dos editais é o processo seletivo 24/2024, que oferta 813 vagas em cursos técnicos concomitantes (simultâneos) e subsequentes (posteriores) ao ensino médio, presenciais e a distância.
Elas são para os campi de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, Piúma, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. O curso a distância é ofertado pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor).
São 480 vagas para os técnicos concomitantes, voltadas para quem já está cursando o ensino médio em uma outra instituição de ensino e fará apenas o técnico no Ifes. Mecânica, Eletrotécnica, Automação Industrial e Química são exemplos de alguns cursos.
Já as outras 333 vagas restantes são para os técnicos subsequentes, como os de Logística, Portos, Comércio e Gastronomia, destinadas a quem já concluiu o ensino médio.
Para a seleção dos candidatos, é levada em consideração a análise do histórico escolar. Sanandreia Torezani Perinni, diretora de Ensino Técnico do Ifes, explicou que para os cursos concomitantes é analisada a nota do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental.
Já para os cursos subsequentes, as notas da 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio. A análise é feita com as notas finais das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História.
“Os cursos subsequentes atendem quem está buscando uma profissionalização, quem está no mercado de trabalho, é uma finalidade de inclusão social. E com os concomitantes, o aluno já sai do ensino médio preparado”.
O outro edital lançado é o 25/2024, que oferta 160 vagas em cursos da educação profissional integrada à educação básica na modalidade de jovens e adultos (EJA), no campus Vitória.
Neste caso, o estudante cursa o ensino médio e o ensino técnico no Ifes, de maneira integrada. Para concorrer a uma das vagas, é necessário ter idade mínima de 18 anos, ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula e não ter concluído o ensino médio.
A seleção é feita por meio de sorteio. Os cursos técnicos oferecidos são Guia de Turismo, Hospedagem, Metalurgia e Segurança do Trabalho.
Fique por dentro
Vagas para cursos técnicos
As oportunidades são para começar a estudar no segundo semestre deste ano.
Metade das vagas é reservada para ações afirmativas (cotas).
O link ifes.edu.br/2024 está com todos os editais completos disponíveis.
concomitantes e subsequentes ao ensino médio
Período de inscrição: Até o próximo dia 30.
Valor da taxa de inscrição: R$ 65,00. O interessado tem até o próximo dia 20 para pedir isenção de taxa de inscrição.
Inscrição pode ser feita pelo link ifes.edu.br/2024.
Ao todo, são 813 vagas, sendo 480 para cursos técnicos concomitantes (para quem já está cursando a 2ª ou 3ª série do ensino médio em outra escola e vai fazer apenas o ensino técnico no Ifes) e 333 para os técnicos subsequentes (destinados a quem já concluiu o ensino médio).
A forma de seleção do aluno é por meio de histórico escolar (notas em disciplinas).
Integrados à educação básica no EJA
Inscrições: Presenciais, até o dia 17 de maio, no campus Vitória. O horário é das 14h às 18h. Não há cobrança de taxa.
Ao todo, são 160 vagas disponibilizadas para a realização de cursos técnicos no campus Vitória.
Seleção é feita por meio de sorteio.
integrados ao ensino médio
Outro edital aberto pelo Ifes é o que oferta 72 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, no campus Serra.
Porém, ele tem como forma de seleção a realização de uma prova objetiva.
Período de inscrição: Até o próximo dia 30.
Valor da taxa de inscrição: R$ 85,00.
O interessado tem até o próximo dia 20 para pedir isenção de taxa.
Fonte: Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Comentários