Galpões do IBC são entregues para o Ifes e serão ocupados por professores e alunos
Escute essa reportagem

Os Galpões da IBC, localizados em Jardim da Penha, em Vitória, têm novo dono: o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Um contrato de Guarda Provisória do espaço de 23 mil metros quadrados foi assinado nesta quarta-feira (28) entre a instituição e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
O local irá abrigar a Reitoria do Ifes, o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e um Centro Tecnológico, que abrigará o Polo de Inovação, a Agência de Inovação do Ifes (Agifes) e a Incubadora, além de laboratórios multiuso e um espaço maker.

Até o final de maio, SPU e Ifes vão assinar o contrato de cessão em condições especiais, que dará posse do imóvel à instituição pelo prazo de 20 anos. A partir da assinatura deste contrato, o Ifes terá um prazo de um ano para começar as obras necessárias para ocupação do imóvel e de três anos para iniciar o uso do espaço conforme levantamento de necessidades apresentado pela instituição à Superintendência do Patrimônio da União (SPU).
A cessão dos galpões acontece após um ano de discussões sobre o futuro da área, que chegou a ser especulada para venda à iniciativa privada, dando lugar a um empreendimento residencial.
A senadora Rose de Freitas (MDB-ES) então apresentou uma proposta ao Governo Federal de cessão para o Ifes. Com a ocupação dos galpões, o instituto prevê economizar mais de R$ 3 milhões por ano com alugueis de outros prédios.
“Esta assinatura é um marco histórico para o Ifes, pois nos posiciona em um outro patamar no ensino, pesquisa e extensão. Queremos que este espaço seja um ambiente de pesquisa, desenvolvimento, empreendedorismo e inovação para o Espírito Santo", destacou o reitor do Ifes, Jadir Pela.
Comentários