X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Estudantes na torcida após gabarito oficial do Enem

Inep antecipa gabarito, além dos cadernos de questões, mas ainda é preciso aguardar o resultado final, que será liberado em 13 de janeiro


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes na torcida após gabarito oficial do Enem
Leone Iglesias/at Gabriel Dariva já conferiu o gabarito do Enem: aluno do Colégio Marista busca vaga no curso de Direito da Ufes |  Foto: Leone Iglesias/AT

Depois de realizarem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos últimos dias 3 e 10 de novembro, os candidatos tentam controlar a ansiedade, já que o resultado só será liberado no dia 13 de janeiro de 2025, para saber quem foi ou não aceito nas universidades. Apesar disso, após conferirem o gabarito, muitos se mostram animados.

Os gabaritos oficiais e cadernos de questões do Enem 2024 foram liberados na quinta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O material está disponível no portal do Inep, separado de acordo com as cores dos cadernos e os dias de aplicação.

Um dos estudantes que já conferiu o gabarito foi o Gabriel Dariva, de 17 anos, do Colégio Marista. Ele está tentando uma vaga no curso de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

“Eu já olhei o gabarito e acho que fui muito bem. Acredito que consigo entrar em Direito. É um sonho a ser realizado”, disse.

Para alcançar o curso desejado, Gabriel conta que estudou muito. Sua estratégia foi começar aos poucos para não cansar.

“Não há mais nada que eu possa fazer. Só resta a ansiedade, ter que esperar até janeiro para sair a nota é difícil”, destaca.

Atualmente, não basta saber o número de acertos no Enem para saber a nota final e a classificação. É preciso esperar o resultado.

Isso ocorre, pois o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Essa teoria pondera não apenas a quantidade de acertos, mas a dificuldade das questões e a consistência das respostas dos candidatos. Além disso, a teoria também consegue identificar o “chute” e isso também altera na nota final.

Sexta-feira (15) é o último dia para solicitar reaplicação da prova do Enem. As provas vão acontecer nos dias 10 e 11 de dezembro.

Na expectativa pela aprovação

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes na torcida após gabarito oficial do Enem
Ana Paula Rodrigues, 19 anos: de olho em vaga na UFMG |  Foto: Fábio Nunes/AT

Ana Paula Rodrigues, de 19 anos, tem o sonho de ser médica. Depois de um ano inteiro de estudos, a estudante conferiu o gabarito do Enem e avalia que foi bem, mas, para comemorar, ainda está esperando sair a nota final.

“Eu estou com esperança de que vou passar, mas, tentando me manter com o pé no chão”, diz.

Aluna da escola Madan, Ana está tentando ingressar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ansiedade e nervosismo

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes na torcida após gabarito oficial do Enem
Ana Luisa Barboza, 17 anos: sonho de ser médica |  Foto: Acervo pessoal

Ana Luisa Barboza, de 17 anos, olhou na quinta-feira o gabarito oficial. Ela acredita que foi bem e tem boas expectativas.

A aluna do Colégio Marista sonha em cursar Medicina na Ufes ou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Eu estou me sentindo muito ansiosa porque me preparei muito este ano e quero muito ir para a universidade federal. Então, o nervosismo é constante, mas acho que vai dar tudo certo”, conta.

Apesar de ainda não ter os resultados do Enem, Ana conta que já foi aprovada em faculdades particulares. “Mas, se algo der errado, eu vou tentar de novo ano que vem”, completa a futura universitária.

Fique ligado

Gabarito

- A divulgação dos gabaritos e cadernos estava prevista para o próximo dia 20, mas foi antecipada para a última quinta-feira (14). Pode ser acessada no portal do Inep.

- Também estão disponíveis os cadernos das provas adaptadas para o leitor de tela livre. Por meio de um software, o conteúdo do material é transformado em fala.

Anulada

- Uma questão foi anulada na prova de Ciências da Natureza. O número dessa questão difere em cada um dos cadernos:

- Verde: questão 124

- Cinza: questão 100

- Azul: questão 129

- Amarelo: questão 102

Reaplicação

- As provas serão realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro.

- Puderam requerer a reaplicação participantes afetados por problemas logísticos ou acometidos por uma das doenças infectocontagiosas listadas no edital do Enem.

Resultado

- Dia 13 de janeiro de 2025.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: