Ensino superior: seleção para bolsas em faculdades particulares
Prouni vai oferecer quase 600 mil bolsas integrais e parciais, maior oferta da história do programa. Inscrições começam segunda-feira
Outra porta de entrada para obter descontos nas faculdades particulares é o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
A primeira edição do ano oferecerá 594.519 bolsas em todo o País. É a maior oferta da história do Prouni, segundo o Ministério da Educação (MEC). Serão 274.819 bolsas integrais e 319.700 parciais, de 50%. Os dados regionais, incluindo os do Espírito Santo, estão previstos para serem divulgados na sexta-feira (23).
As inscrições nos processos seletivos para concorrer a uma bolsa do programa estarão abertas a partir da próxima segunda-feira e seguem até o dia 29 deste mês.
Entre os candidatos está Ana Vitória Cardoso, 19 anos, que sonha cursar Direito na UVV. A aluna da Escola Estadual Professor João Antunes das Dores, em Planalto Serrano, na Serra, vai participar do Prouni pela primeira vez e vê a chance de realizar o projeto de ingressar no ensino superior.
No Portal Único de Acesso ao Ensino Superior disponível pelo link, os candidatos podem consultar as vagas ofertadas por município, curso, turno e instituição privada, além das condições para participação, entre as quais o cumprimento dos critérios de renda. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo mesmo site.
A seleção é feita com base no desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, é necessário ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do Enem e nota diferente de zero na redação.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro. A segunda chamada sairá no dia 2 de março.
Nikolai Neves, técnico pedagógico de referência do Pré-Enem Espírito Santo na Secretaria de Estado de Educação (Sedu), destaca que o Prouni traz oportunidades para quem mais precisa, e é fundamental que o público do programa se sinta contemplado. “Se você se encaixa nos critérios, não perca tempo! Acesse, entenda, participe!”
A professora Jenifer Rigo, da Escola Renato Pacheco, destaca que, para o aluno que deseja cursar uma graduação em uma instituição privada, mas encontra limitações financeiras, o Prouni se torna uma possibilidade concreta de acesso ao ensino superior, viabilizando a continuidade dos estudos mesmo quando a mensalidade integral não cabe no orçamento, já que são ofertadas bolsas de 50% e 100%.
Alguns exemplos
Oferta de bolsas integrais e parciais
Estácio
Oferece 82 bolsas de 100% e 34 bolsas de 50% na unidade Vitória para os cursos de Publicidade e Propaganda, Psicologia, Educação Física, Fisioterapia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária, Gestão de Recursos Humanos, Direito, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, entre outros.
Já na unidade de Vila Velha são ofertadas 66 bolsas de 100% e 17 bolsas de 50% para Gestão da Produção Industrial, Gestão Financeira, Jornalismo, Psicologia, e outros.
Faesa
Oferece 5 bolsas integrais para Medicina. Além disso, o Centro Universitário aceita transferência de estudantes com bolsas parciais, de 50%, para os demais cursos.
FDV
Para o processo seletivo de 2026/1, serão disponibilizadas 16 vagas no turno matutino.
Multivix
Oferece mais de 1.300 bolsas do Prouni, com descontos de 50% e 100% para o curso todo, como Medicina, Biomedicina, Farmácia, Direito, entre outros. As bolsas são válidas para as modalidades presencial, semipresencial e EAD.
UniSales
Oferece oito bolsas integrais para o semestre 2026/1.
UVV
Oferece 319 bolsas integrais para vários cursos, a exemplo de Comércio Exterior, Direito, Educação Física, Medicina, Nutrição, e outros.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários