X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Enade 2024: Alunos fazem prova para avaliar ensino superior no domingo

Enade é realizado por alunos que estão finalizando o ensino superior


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Enade 2024: Alunos fazem prova para avaliar ensino superior no domingo
Prova do Enade é obrigatória |  Foto: - Divulgação

Outra forma de avaliar o ensino superior no País, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 terá sua prova teórica aplicada no domingo para alunos que estão concluindo cursos em 17 áreas de conhecimento.

Os candidatos que preencheram o Questionário do Estudante podem conferir o local de prova e ter acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição no Sistema Enade.

Para consulta e impressão do documento, o estudante precisa acessar o Sistema Enade, com a senha e o login gerados no portal do governo federal (gov.br).

Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante leve o cartão de confirmação no dia da aplicação do exame.

A partir desta edição, o exame terá foco na avaliação dos cursos que formam professores para a educação básica.

O Inep aplicará as provas teóricas, já realizadas antes, e acrescentará uma avaliação da prática dos estudantes de graduações direcionadas à docência.

O objetivo é aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito da formação de docentes no Brasil.

O exame será aplicado em cursos de 17 áreas de conhecimento. A edição de 2024 avaliará licenciaturas das áreas de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Computação, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (Inglês, Português, Português e Espanhol, Inglês), Matemática, Música, Pedagogia e Química.

Na Ufes, por exemplo, 1.200 estudantes serão avaliados.

O Enade é realizado anualmente pelo Inep, sendo um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: