X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Bolsonaro diz que vai regulamentar Fies com perdão de dívidas na quinta

Desde o fim do ano passado, o governo criou regras para renegociação de dívidas


Imagem ilustrativa da imagem Bolsonaro diz que vai regulamentar Fies com perdão de dívidas na quinta
Bolsonaro diz que vai regulamentar Fies com perdão de dívidas na quinta |  Foto: Arquivo/ AT

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (7) que pretende, na próxima quinta (10), editar nova regulamentação para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Desde o fim do ano passado, o governo criou regras para renegociação de dívidas de jovens que aderiram ao fundo até 2017. As mudanças entraram em vigor com a publicação de uma medida provisória em 30 de dezembro de 2021. O governante não explicou detalhes de como será a etapa de regulamentação.

Os débitos poderão ser parcelados em um prazo de até 12 anos (150 meses). De acordo com a MP, o abatimento pode chegar a 86,5% no valor das dívidas e aumentar para até 92% caso o devedor esteja inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Aqueles com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias na data da publicação da MP podem ter desconto de 12% no pagamento à vista, ou parcelar o débito em 150 meses, com perdão dos juros e das multas. Quando o débito passar de 360 dias, podem se aplicar os descontos de 86,5% e 92% para os devedores no CadÚnico.

Segundo Bolsonaro, pouco mais de 1 milhão de jovens teriam ainda suas dívidas anistiadas -beneficiários do programa que estão inadimplentes a partir do segundo semestre de 2017. "Não vão pagar a conta. Não tem como pagar. E daí não pode fazer negócio, fica difícil a vida deles", declarou o presidente nesta segunda, em conversa com apoiadores na portaria do Palácio da Alvorada.

Segundo os cálculos do Planalto, entre os que estão parcialmente ou totalmente inadimplentes, serão aproximadamente 3 milhões de jovens beneficiados pela possibilidade de renegociação. "Quem está inadimplente de 2017 para cá não vai pagar mais, esse é caso perdido", disse Bolsonaro. Já para os demais, o governo dará um "bom desconto", comentou.

Bolsonaro declarou ainda que "Fies é um bom programa", desde que "feito com responsabilidade". O fundo -ampliado com o objetivo de subsidiar as mensalidades de alunos em universidades privadas por meio de concessão de crédito- é constantemente lembrado como uma das marcas da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bolsonaro e Lula devem se enfrentar na eleição presidencial deste ano, em outubro.

"O que a 'esquerdalha' fez? Criou 1 trilhão de universidades pelo Brasil. [O Fies] Virou negócio. Quem sabe, né... Acompanha um pouquinho, vê o que aconteceu", disse o chefe do Executivo federal a apoiadores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: