X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

A Tribuna no Enem 2024

Dicas para fazer uma boa prova de Inglês no Enem 2024

Segundo a professora, exame exige que o candidato leia, interprete e demonstre compreensão dos textos abordados


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Dicas para fazer uma boa prova de Inglês no Enem 2024
Cristina Bravin destaca que o estudante precisa revisar por meio da leitura e do contato com o inglês no dia a dia |  Foto: Reprodução de vídeo

A prova de Inglês no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia a compreensão e a capacidade de interpretação de texto dos candidatos no idioma. Com boas dicas, é possível acertar as questões da prova e garantir um bom desempenho para aumentar a nota na área de Linguagens.

Com o intuito de ajudar na preparação para o exame, o jornal A Tribuna conversou com a professora de Inglês Cristina Bravin, da Escola Madan. A entrevista também está disponível no canal Tribuna Online, no YouTube.

A professora conta que, nas cinco questões de Inglês, o exame exige que o candidato leia, interprete e demonstre compreensão dos textos abordados.

“A leitura é fundamental para ampliar o vocabulário. Cerca de 90% da comunicação em inglês gira em torno do vocabulário, então entender o vocabulário dentro do contexto é muito importante. Eu diria que o estudante precisa revisar por meio da leitura e do contato com o inglês no dia a dia”.

Cristina aponta ainda que questões específicas sobre a gramática da Língua Inglesa não são comuns, mas o domínio de algumas regras pode ajudar na interpretação do texto.

“Questões gramaticais são raras. Se elas aparecerem, serão uma surpresa, pois a tendência do Enem é focar na língua de forma mais cotidiana, e não em gramática e no vocabulário”.

Diversos gêneros textuais podem ser abordados nas questões, como notícias, campanhas de conscientização, anúncio publicitário e crônicas, por exemplo.

A professora defende que, em casos de alunos sem domínio do idioma, a prova pode ser difícil, mas ainda há formas de se preparar para as questões.

“Um aluno sem conhecimento de inglês pode realmente enfrentar dificuldades. No entanto, eu sempre recomendo que leiam bastante, integrem o inglês ao seu dia a dia e se informem sobre atualidades, pois isso facilita bastante”.

Escolha

A prova de Língua Estrangeira é obrigatória no Enem, mas o candidato pode optar Inglês ou Espanhol.

Questões de Espanhol exigem domínio de vocabulário

A prova de Espanhol do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige domínio do vocabulário e conhecimento da cultura hispânica da América Latina e da Espanha. Para acertar mais questões, é preciso cuidado: o candidato deve estar preparado para ler diferentes gêneros textuais no idioma.

O professor de Espanhol Ricardo Morales explica que a prova é mais interpretativa e, por isso, o estudante precisa estar atento às atualidades e às diferenças culturais dos países hispânicos.

Ele aponta ainda o que pode ajudar na preparação para a reta final do exame.

“O candidato pode se preparar com textos literários, não literários, poemas, quadrinhos e anúncios, por exemplo. Questões sobre vocabulário, semântica e heterossemânticos são as mais recorrentes no exame. Em 2023, por exemplo, esses temas foram cobrados nas cinco questões”.

O professor alerta, ainda, que o candidato precisa ter cuidado com expressões idiomáticas. “Estamos falando da América Latina e da Espanha. Então, as questões podem abordar textos sobre a cultura de diversos países. O aluno deve ter cuidado com as expressões idiomáticas e tentar inferir no texto para que a interpretação seja adequada ao que o texto está falando”, ressalta.

ALGUMAS DÚVIDAS DOS CANDIDATOS

> O que esperar da prova?

As questões de Inglês no Enem geralmente vêm acompanhadas de textos em inglês, embora às vezes possam estar em português. Cerca de 90% das questões são realmente de interpretação de texto. Dificilmente encontramos questões de gramática, por exemplo. É importante ressaltar que os alunos que se preparam com antecedência têm mais facilidade na prova. Apesar de haver algumas questões um pouco mais difíceis, elas costumam ser bem administráveis.

> Qual é o nível das questões?

Geralmente, temos duas questões mais fáceis, duas medianas e uma mais difícil, mas isso não é uma regra fixa. O Enem surpreende a cada ano de alguma forma, mas normalmente conseguimos identificar uma questão mais desafiadora.

> Como se preparar para a prova?

Ler notícias, livros e até assistir a filmes e séries pode ser muito útil. Assim, o aluno expande seu vocabulário e se familiariza com o cotidiano da língua. Incorporar o inglês no dia a dia melhora muito o rendimento.

> O que os alunos costumam errar mais em Inglês?

As charges costumam gerar erros, pois exigem um entendimento crítico sobre um momento específico da história. Se o aluno não tem essa noção, pode errar, e isso nem sempre está relacionado ao conhecimento de inglês, mas ao gênero textual.

As questões costumam trazer autores diferentes do que os alunos estão acostumados, o que é uma característica do Enem.

> É melhor fazer a prova no começo ou deixá-la para o final?

A decisão depende da relação do aluno com o Inglês. Se ele tem facilidade, pode fazer a prova logo no início e ficar livre dela. Já quem tem mais dificuldade pode optar por deixá-la para o final, assim terá mais calma. Eu, por exemplo, sempre fazia as disciplinas que dominava primeiro, para ganhar confiança.

> É uma prova interpretativa ou precisamos estudar conteúdos específicos?

Cerca de 90% das questões são de interpretação de texto. Também podem aparecer charges, quadrinhos e, ocasionalmente, poemas de autores fora do eixo dos Estados Unidos e Inglaterra. É importante que o aluno tenha algum conhecimento sobre gêneros textuais, pois o Enem pode incluir tirinhas e notícias.

ENEM

> O Exame nacional do Ensino Médio é a principal forma de ingresso para a educação superior brasileira. Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, no período da tarde.

> No 1º dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas tecnologias.

> No 2º dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Fonte: Rede Tribuna e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: