Vice da Fecomércio, sobre nova taxação dos EUA: “Não há motivo para alarmismo”
Setor produtivo evita alarmismo e acompanha definições sobre a proposta americana
A nova tarifa ainda está em fase de proposta e tem muitas definições pela frente, ressalta José Carlos Bergamin, vice-presidente da Fecomércio-ES. Por isso, ele afirma que é preciso observar com atenção, mas não se “alarmar”.
“Não há motivo para alarmismo. A medida ainda está em fase de proposta, passará por audiências, análises técnicas e negociações diplomáticas antes de qualquer eventual implementação”, diz.
Em nota, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) disse que a avaliação sobre impactos setoriais específicos ainda depende da divulgação oficial das regras e condições da medida. “Não há publicação oficial detalhando quais produtos seriam efetivamente alcançados pela medida, quais exceções poderão existir e a partir de quando eventuais sanções passariam a valer.”
O presidente da Findes, Paulo Baraona, destaca que a federação tem acompanhado os desdobramentos para a indústria capixaba.
“Seguiremos mobilizando nossa estrutura técnica e institucional para apoiar as empresas na avaliação desse cenário e na construção de alternativas que preservem a competitividade, os investimentos e os empregos gerados pelo setor”, declarou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários