Vendas melhoram e lojas abrem seis mil empregos
Intenção de consumo cresceu, movimentação no comércio também, e empresários anunciam 3 mil vagas efetivas e outras 3 mil temporárias
Escute essa reportagem
A confiança dos consumidores está no maior patamar em nove anos. E isso se reflete no otimismo dos empresários e comerciantes, que já observam aumento nas vendas e começaram, a partir de hoje, a criação de um total de 6 mil empregos no Estado.
O vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamin, disse que serão 3 mil vagas efetivas e 3 mil temporárias até o fim do ano.
Os levantamentos mencionados são o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), que atingiu o maior nível desde fevereiro de 2014, e o da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que mostra a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) e que atingiu o maior nível desde abril de 2015.
“Diante dos últimos indicadores de confiança dos consumidores, inflação controlada, estabilidade ou queda nos juros, melhoria da renda e, também, considerando que os índices aqui no Estado são melhores do que a média nacional, os comerciantes ganharam ânimo”, disse.
Idalberto Moro, presidente da Fecomércio-ES, afirmou que a expectativa é de que no segundo semestre haja crescimento em torno de 5% a 6% nas vendas, e que o índice acompanhe a oferta de empregos.
Segundo a presidente da Associação de Comerciantes da Glória (Uniglória), Glenda Amaral, o otimismo é grande entre os comerciantes do polo, e este segundo semestre já vem dando resultado, com aumento das vendas e abertura de novas oportunidades.
“Percebemos este mês que as intenções de compra e a confiança do consumidor vêm aumentando, e neste segundo semestre, naturalmente, já há um aumento nas vendas. Acredito que outubro, novembro e dezembro sejam bons meses para as vendas. Temos importantes datas no varejo”, disse Glenda Amaral, ao afirmar que são 76 vagas abertas, entre efetivas e temporárias, e mais 60 serão abertas até o fim do ano.
Presidente da Associação Comercial da Praia do Canto, Cesar Saad Junior disse que as expectativas são boas para os próximos meses, e que já tem visto melhora no movimento e crescimento nas vendas. “Já estamos planejando aumento na compra de mercadorias para reforçar os estoques.”
Oportunidade temporária é ótima porta de entrada
A partir desse mês, começam a surgir as oportunidades para trabalhar com contrato temporário. E o comércio é o setor responsável pelo maior volume de contratações por tempo determinado.
O melhor é que se o profissional vai bem no período temporário, é possível ser efetivado no cargo após o término do contrato, segundo a psicóloga e diretora da Psico Store Martha Zouain.
A especilaista destacou que o profissional que quer ser efetivado precisa ter atenção a alguns pontos de seu perfil que podem ser determinantes para o sucesso. Lembrou que conhecer a empresa em que está inserido e identificar as suas características poderão ser um diferencial na entrega de resultados.
O vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamin, também afirmou que muitos podem ser efetivados, caso mostrem bom desempenho na função temporária.
Algumas oportunidades já abertas
Polo de Moda Glória
Vagas: 76 no momento, e mais 60 até o final do ano.
Cargos: vendedor (35), caixa (10), atendimento ao público (10), auxiliar de logística (5), motorista (3), analista de e-commerce e marketing place (2) e estágio de marketing, informática, administração e logística (10).
Cadastro: currículos devem ser enviados para o e-mail [email protected]
Associação da Praia do Canto
Vagas: 120.
Cargos: vendedor, caixa, estoquista, auxiliar administrativo e gerente.
Currículos: Entregar diretamente nas lojas da região.
Sipolatti
Vagas: 51, em lojas de todo o Estado.
Cargos: analista jurídico, auxiliar de crediário, gerente de e-commerce, vendedor, expedidor, gerente de vendas, entre outros.
Cadastro: pelo site, clicando aqui.
Riachuelo
Vagas: 19, para Vitória, Vila Velha, Cariacica e Linhares.
Cargos: assistente administrativo, vendedor, operador de caixa, assistente de vendas e merchandising (PCD), fiscalização e segurança de loja, líder de atendimento, assistente de visual merchandising, entre outros.
Cadastro: pelo site, clicando aqui.
Casa & Vídeo
Vagas: 6 vagas, para Vila Velha.
Cargos: gerente de loja, operador de loja, operador fiscal, promotor de vendas, subgerente de checkout e subgerente.
Cadastro: pelo site, clicando aqui.
Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio)
Vagas: 3, para Vitória e Vila Velha
Cargos: assessor de atendimento e vendedor interno (2).
Cadastro: pelo site, clicando aqui.
Leroy Merlin
Vagas: 9, para Vitória.
Cargos: assessor de vendas (3), assessor de vendas – máquinas e ferramentas, operador de logística, assistente de logística, coordenador comercial, operador de loja, e analista de RH.
Cadastro: pelo site, clicando aqui.
Itapuã Calçados
Vagas: 8 - Vitória, Serra e Guarapari.
Cargos: vendedor.
Cadastro: pelo site, clicando aqui.
Shopping Vitória
Vagas: 65.
Cargos: caixa, auxiliar de sushiman, fiscal de loja, gerente, atendente, consultora de vendas, atendimento ao cliente, auxiliar de loja, caixa, entre outros.
Cadastro: pelo site, clicando aqui.
Shopping Vila Velha
Vagas: 187
Cargos: vendedor, atendente, líder de vendas, estoquista, gerente, consultor de vendas, subgerente, fiscal, auxiliar de cozinha, auxiliar de serviços gerais, entre outros.
Cadastro: pelo site, clicando aqui.
Shopping Mestre Álvaro
Vagas: 22.
Cargos: gerente de loja, operadora de caixa, vendedor, estoquista, atendente, assessor de caixa, saladeiro, entre outros.
Cadastro: pelo site, clicando aqui.
Fonte: Lojas e comerciantes consultados.
Comentários