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Economia

Veja as ações para mudar a vida dos trabalhadores este ano

Capacitação de liderança, saúde mental, cultura organizacional e comunicação interna estão entre prioridades


Imagem ilustrativa da imagem Veja as ações para mudar a vida dos trabalhadores este ano
Capacitação de liderança, saúde mental, cultura organizacional e comunicação interna estão entre prioridades. |  Foto: Canva

Em uma pesquisa, as empresas revelam as 10 prioridades que vão mudar a vida dos trabalhadores este ano.

O desenvolvimento e a capacitação de liderança, a cultura organizacional e a comunicação interna estão entre as três principais prioridades, segundo estudo divulgado pela consultoria global Great Place To Work (GPTW) e do Great People, ecossistema de marcas que apoiam empresas na construção de ambientes de trabalho mais saudáveis.

Quando se fala em capacitação de líderes, o especialista em Recursos Humanos (RH), Elias Gomes, destaca que o mercado enfrenta dificuldades com mão de obra. “É uma agenda que precisa ser colocada em pauta, da necessidade de melhor capacitação de líderes, de melhor comunicação interna. A empresa que se relaciona melhor, que tem maior contato entre as equipes, tem maior produtividade”, explica.

A consultora de RH Eliana Machado afirma que é momento de repensar a forma de desenvolvimento e a capacitação de líderes, por hoje, em muitos dos casos, não estarem presentes fisicamente com seus subordinados, devido aos formatos de trabalho.

Imagem ilustrativa da imagem Veja as ações para mudar a vida dos trabalhadores este ano
consultora Eliana Machado afirma que é momento de repensar desenvolvimento e capacitação de líderes. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

“É preciso analisar e criar outras maneiras de acompanhar a produtividade”, diz.

A cultura organizacional é um conceito corporativo que rege todo o funcionamento e o clima de uma empresa. Trata-se do sistema de valores que orienta toda a equipe e é compartilhado por cada um no dia a dia empresarial.

E de acordo com a especialista, é importante para guiar toda a equipe e criar uma identidade para aquele espaço.

O especialista em RH Élcio Teixeira, CEO da Heach Brasil, explica que é preciso todo um processo para a preparação de um líder.

“Em muitos casos não há um preparo. É como se guiasse um ônibus sem saber dirigir ou sem ter habilitação. E com isso, grandes líderes são perdidos”.

A diretora de conteúdo e relações institucionais do Great People, Daniela Diniz, disse que é preciso desenvolver líderes para um novo contexto de produção, que exige mais flexibilidade, humanidade e, ao mesmo tempo, eficiência e resultados. O estudo ouviu 1.716 executivos.

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Tendências do mercado

Os diferentes formatos de trabalho –  remoto, flexível e híbrido –, e os princípios ESG (ambiental, social e governança) são grandes tendências para o mercado de trabalho e empresas, de acordo com os especialistas.

O especialista em RH Elias Gomes conta que desde o início da pandemia em 2020, cresceu  o número de radicais com preferência em trabalho remoto. “Muitas empresas hoje ofertam o trabalho híbrido, e é uma cultura que vem ganhando força”, afirma.

Ele também diz que o ESG é um caminho sem volta. “Uma direção que todas as empresas estão seguindo. Por exemplo, a BlackRock, maior gestora de recursos do mundo, colocou como condição que onde fizesse investimentos teria que seguir essas práticas”.

Uma outra pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos mostrou que os profissionais  dão maior preferência a trabalho híbrido e questões ambientais do que remuneração e outros benefícios.

“Os colaboradores e as empresas têm de ir se adaptando a essas mudanças. Hoje o ESG é uma preocupação. E é só o início disso”.


AS 10 PRIORIDADES


1. Capacitação da liderança

Cada vez mais necessário investir em treinamento de liderança para garantir que a empresa esteja no caminho certo para um melhor desempenho.

2. Cultura organizacional

Um conceito corporativo que rege todo o funcionamento e o clima de uma empresa.

3. Comunicação interna

Conjunto de ações que visam facilitar a transmissão de mensagens estratégicas dentro de uma organização.

4. Experiência do colaborador

Conjunto de percepções de cada colaborador em relação à empresa na qual trabalha, durante sua rotina no ambiente profissional.

5. Saúde mental

Pode ser definida como o estado mental e emocional no qual um colaborador se encontra.

6. Formatos de trabalho

Estabelecer processos e metodologias que apoiem gestores e equipes, definir o melhor modelo de trabalho, seja presencial, remoto, flexível ou híbrido.

7. Diversidade e inclusão

É uma estratégia que pode representar um grande diferencial competitivo. Cria impacto positivo para as empresas.

8. Marca empregadora

É uma estratégia de marketing usada para gerar uma percepção positiva sobre a empresa como local de trabalho.

9. Princípios ESG

Se baseia em três princípios básicos de análise: fatores ambientais, sociais e de governança.

10. Digitalização de processos do RH

Deixar de lado, aos poucos, processos físicos e manuais que estão há décadas na rotina.

Fonte: Pesquisa Tendências de Gestão de Pessoas 2023/GPTW e especialistas citados na reportagem.

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