Vale, Jurong e nova zona franca abrem vagas a partir desta sexta
Investimentos de grandes indústrias para o Estado vão criar ao menos 6.200 empregos. Para alguns cargos, o salário médio é de até R$ 14 mil
Escute essa reportagem
Investimentos em novas fábricas, instalação de uma zona franca e a produção de um navio-plataforma estão entre os projetos das grandes indústrias para o Estado que vão criar, pelo menos, 6.200 empregos, a partir desta sexta (21).

A Vale vai inaugurar em 2023 sua fábrica de briquete verde, um novo tipo de aglomerado de minério de ferro que dispensa o uso de altas temperaturas na manipulação, mais precisamente durante o processo de aglomeração do minério.
As contratações, contudo, já estão abertas. São 130 vagas para trabalhar na Serra e em Vitória. São 60 para a nova fábrica, na Serra, e outras 70 para o quadro técnico das usinas de Pelotização de Tubarão.
Há ainda a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Estado. Trata-se de uma espécie de zona franca, com condições fiscais e cambiais facilitadas para produção de mercadorias voltadas à exportação.
Ela será em Aracruz, em uma área 500 mil metros quadrados na rodovia ES-257, no sentido em direção à área portuária. O projeto é da Imetame, que já assinou documentos junto à prefeitura e só aguarda a aprovação do governo federal – o que deve ocorrer em dezembro – para iniciar a implantação.
As informações sobre a ZPE são do secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico José Eduardo Azevedo.
“A ZPE é um dos mecanismos que vai transformar Aracruz, em 10 anos, na maior potência econômica do Estado fora da Grande Vitória”, diz Pessanha.
A área deve atrair grande número de novas indústrias que vão abrir vagas, mas o número de empregos ainda não foi definido.
Em Aracruz, o Estaleiro Jurong vai construir para a Petrobras o navio-plataforma P-82, com 6 mil empregos de 2023 a 2026.
Saiba mais
Vale
- A empresa está com 130 vagas abertas na Serra e em Vitória. Foram abertas inscrições para processo seletivo de cargos técnicos para atuar nas plantas de briquetes verdes, que começa a operar em 2023.
- As vagas são para técnicos em mecânica; eletroeletrônica; instrumentação; controle integrado; eletricista; e instrumentista, entre outros.
- O briquete verde é um novo produto, desenvolvido pela Vale ao longo de quase 20 anos, que poderá reduzir em até 10% a emissão de gases do efeito estufa na produção de aço de seus clientes siderúrgicos.
- A Vale também tem cerca de 70 vagas abertas para o quadro técnico das usinas de pelotização localizadas na Unidade Tubarão, em Vitória.
- Podem se candidatar profissionais com experiência na respectiva área e que morem na Grande Vitória.
- As inscrições estão abertas até quarta-feira (26) pelo site www.vale.com/brasil/PT/people/opportunities/vagas-ev
Zona de Processamento de Exportação (ZPE)
- ZPE é um modelo de condomínio empresarial ligando o Estado com o restante do mundo. As empresas instaladas nela irão ter benefícios fiscais, e em contrapartida vão trazer empregos e investimentos para o Estado.
- A ZPE de Aracruz é uma iniciativa da Imetame, que cedeu a área e teve apoio da prefeitura, em todo o processo para a ZPE sair do papel.
- Com a ZPE, o governo do Estado estima grande desenvolvimento da região, criando empregos e riquezas, beneficiando todo o território capixaba.
- A ZPE ficará localizada na rodovia ES-257, no sentido em direção à área portuária, em um espaço com 500 mil metros quadrados, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Aracruz, José Eduardo Azevedo.
- Para concretizar uma ZPE, é necessário grande investimento, muito estudo e é necessário ter desde o inicio contratos firmados com empresas comprometidas, durante todo o processo de concretização da Zona.
Jurong
- Em acordo entre a Petrobras e o estaleiro Jurong, em Aracruz, para a construção do navio-plataforma P-82, a previsão é de criar até 6 mil empregos entre 2023 e 2026.
- A Jurong é subsidiária do grupo asiático Sembcorp Marine Rigs & Floaters, de Cingapura.
- A unidade, que será construída no ano que vem, é classificada pela Petrobras como uma das mais modernas do mundo. O navio do tipo FPSO terá sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo.
Fonte: Governo do Estado, prefeitura de Aracruz e pesquisa A Tribuna.
Comentários