X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Turismo vai abrir todo ano 15 mil empregos no ES

No anúncio da Câmara Estadual de Turismo, foi definida a meta de, até 2035, dobrar o número de profissionais ocupados no setor


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Turismo vai abrir todo ano 15 mil empregos no ES
Pedro Rigo, Negris, Cézar Wagner, Sampaio, Casagrande, Moro, Meireles, Richardson e Lira durante a cerimônia |  Foto: Leone Iglesias/AT

O Espírito Santo vai ter a criação de em média 15 mil empregos todo ano no setor de turismo. Hoje, são 180 mil pessoas empregadas na área e está nos planos que esse total dobre até 2035, segundo o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-ES), Idalberto Moro. 

Dessa forma, serão mais 180 mil postos de trabalho em 12 anos, ou seja, uma média de 15 mil por ano.

A declaração é em decorrência do anúncio do novo formato da Câmara Estadual de Turismo do Espírito Santo (CET-ES), que retoma as atividades após a pandemia. Para tal, houve ontem uma cerimônia no Palácio Anchieta com  autoridades e empresários.

Leia mais notícias de Economia aqui 

 Um dos presentes foi o governador Renato Casagrande, que demonstrou confiança na capacidade do Espírito Santo de alavancar sua atividade turística. “Nosso Estado é pouco divulgado, mas temos grande potencial para receber visitantes e tornar o turismo forte”, discursou o governador. 

Para dar força ao turismo local, há um plano de, em 12 anos, criar políticas públicas para impulsionar o setor. Conforme Idalberto, a Central de Inovação em Turismo sairá do papel e será inaugurada até o final de novembro, em Guarapari. O empreendimento, que ocupará o prédio do antigo Radium Hotel, é uma ação conjunta com o ES em Ação e a Samarco. 

No Estado, áreas que são procuradas pelos turistas têm recebido investimentos milionários, para tornar o setor uma das frentes da economia local, a exemplo da Orla Azul de Anchieta e o engordamento da Praia de Meaípe.

Idalberto anunciou que, pela primeira vez, a Fecomércio e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial  (Senac), com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), vão desembarcar em Itaúnas, Conceição da Barra, para criar políticas de promoção do turismo local. A ação conta com a parceria da associação comercial local e a prefeitura. 

Já na Grande Vitória, segundo Casagrande, os lançamentos são: o aquaviário, a ser inaugurado mês que vem; a Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, prometida para o início de agosto; e a inauguração do Complexo Viário de Carapina, até o fim do ano.

A Câmara tem como um dos parceiros a Setur. O titular da pasta, secretário Weverson Meirelles, disse que há uma ação de apoio a eventos, para o qual há em torno de R$ 1 milhão em recursos, a serem destinados para a realização de eventos com foco nos segmentos de turismo.

“As propostas podem receber um valor máximo de R$ 70 mil. Podem participar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) estabelecidas no Estado há, pelo menos, dois anos e que comprovem atuação no setor”, disse Meirelles.

Imagem ilustrativa da imagem Turismo vai abrir todo ano 15 mil empregos no ES
|  Foto: Leone Iglesias/AT

 Cooperação

"Quanto mais integradas estiverem as entidades representativas do turismo, melhores resultados serão alcançados. A Rede Tribuna terá forte papel de divulgação para criar  oportunidades”

Lenise Loureiro, diretora comercial da Rede Tribuna

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: