X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Trinta cursos de graça para aprender tecnologia


Moradores de todo o Espírito Santo que desejam uma oportunidade na área de tecnologia podem ter acesso a 30 capacitações gratuitas em diversas instituições de ensino, nos formatos online, presencial ou semipresencial.

O setor está em crescimento acelerado desde o início da pandemia da Covid-19, e muitas vagas de emprego estão sendo criadas para quem tem conhecimento e experiência em programação e desenvolvimento de sistemas, por exemplo.

Apesar do grande número de desempregados no País, que chegou a 14,8 milhões no primeiro trimestre de 2021, tem sido difícil encontrar profissionais qualificados para atuar na tecnologia.

Com demanda maior que o número de profissionais, o salário é atrativo. Um analista em Tecnologia da Informação no Estado pode ganhar até R$ 12 mil.

Imagem ilustrativa da imagem Trinta cursos de graça para aprender tecnologia
Luma participou do curso A Internet das Coisas e a Moderna Aplicação da Tecnologia da Informação |  Foto: Acervo Pessoal

“Tivemos que melhorar a remuneração desses profissionais, porque o mercado está extremamente competitivo. São eles que escolhem em qual empresa desejam trabalhar, e não o contrário”, afirmou Lorena Campanharo, gerente de Recursos Humanos na Liberfly, consultora de tecnologia para empresas.

Pensando nesse mercado extremamente aquecido, a estudante de arquitetura Luma Barros Oliveira, de 18 anos, buscou se capacitar.

“Meu objetivo é me formar em Arquitetura e utilizar o conhecimento que adquiri para me destacar no mercado de trabalho. Fiz um curso completamente online e gratuito, o que é um incentivo, já que dá para conciliar com a faculdade”, ressaltou.

Luma participou do curso A Internet das Coisas e a Moderna Aplicação da Tecnologia da Informação, que oferece conhecimentos em tecnologia, computação e programação, e é oferecido pela UVV ao público em geral.

E mesmo um curso de curta duração pode fazer a diferença para o profissional.

“Temos cursos que qualificam o profissional a desenvolver a função no mercado, e também como profissional autônomo. Com essa qualificação inicial, é possível entrar no mercado e continuar investindo em cursos técnicos e superiores na área”, disse a coordenadora de Educação Profissional do Senai, Aline Fernandes.

Empresas investem para capacitar a própria equipe

Para solucionar a necessidade por profissionais competentes, que ainda são poucos, as empresas já investem ou planejam investir no treinamento de estudantes.

“Temos o programa 'Academia de Desenvolvedores', que oferece um treinamento de duas semanas para 20 selecionados. Desses, 10 são aprovados como estagiários, com bolsa-auxílio de R$ 1.000 e carga horária de 6 horas por dia”, explicou Monara Soares, analista financeira da Vixteam. As inscrições são pelo e-mail [email protected].

Já a gerente de Recursos Humanos da Liberfly, Lorena Campanharo, afirma que a empresa pretende selecionar estagiários.

“Nossa intenção é abrir um processo para capacitar estagiários dentro do modelo de trabalho da empresa, para que ele se desenvolva e aprenda. Com o fim do curso superior, é interessante para a empresa efetivar esse funcionário, que já chega preparado”, disse.


OS CURSOS


Ifes (11)

  • Há cursos de Programação Básica; Realidade Virtual como Apoio ao Ensino; Educador Maker: Primeiros Passos, Aprendizagem Baseada em Projetos e Ensino Mão na Massa; Pensamento Computacional; Pensamento Computacional no Cotidiano Feminino; Criando Ambientes Virtuais com Unity 3D; Catalogação de Softwares Educacionais para o Ensino de Matemática; Inclusão Sociodigital para Multiplicadores e Ferramentas Digitais: Curadoria Educacional.
  • inscrições abertas em www.mooc.cefor.ifes.edu.br. Os cursos são online e gratuitos, e qualquer pessoa pode se inscrever. A carga horária é a partir de 30 horas.

Senai (3)

  • Há vagas para Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Montador e Reparador de Computadores e Operador de Computador.
  • Os cursos são gratuitos em Cachoeiro, Linhares, Serra e Vitória, com início em 21 de junho. Só Cachoeiro tem uma opção online.
  • Para se inscrever, é necessário ir ao Senai com documentos e declaração indicando baixa renda

UVV (2)

  • Cursos de Fundamentos da Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento, e A Internet das Coisas e a Moderna Aplicação da Tecnologia da Informação.
  • O curso de Fundamentos de TI é para microempresários, gestores e acadêmicos. Já o curso “A internet das coisas” é para profissionais da tecnologia e demais interessados.
  • os cursos são online e gratuitos. As inscrições podem ser feitas em www.uvv.br/ead/cursos-livres.

Qualificar ES (10)

  • cursos gratuitos de Informática; Informática e Redes Sociais; Assistente de Tecnologia da Informação; Digital Influencers: Marketing de Influência; Marketing Digital para o seu Negócio; Word e Excel; Criação e Edição de Videoaulas com Aplicativos Gratuitos; Tecnologias Educacionais; Formação de Tutores; e Recursos Tecnológicos Educacionais.
  • cursos online, presenciais e semipresenciais. Inscrições em www.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br.

CEET Vasco Coutinho (4)

  • Cursos de Programação de Jogos Digitais; Informática; Redes de Computadores e Multimídia.
  • o pré-requisito é estar no último ano do ensino médio. A carga horária é de até 1200 horas, e as inscrições podem ser feitas no site www.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br.

Fonte: Instituições de ensino

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: