Toda a população terá acesso à Internet 5G, diz novo ministro
Juscelino Filho, do União Brasil, prometeu apoio incondicional a Lula e anunciou parceria dos Correios em programas sociais
Escute essa reportagem
O novo ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), afirmou ontem, durante sua posse, que vai apoiar “incondicionalmente” as políticas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e trabalhar pela inclusão digital no País.
Uma de suas missões é atrair o partido integralmente para a base de Lula. “É meu dever assumir o compromisso de alinhamento inafastável com o governo federal. Destaco o objetivo do acesso da população à internet, à inclusão digital, e o uso de modernos meios para a educação e a saúde.”
As falas do ministro mostram vontade de vencer resistências do PT e de pessoas próximas a Lula, pois Juscelino Filho chegou compor a base de Jair Bolsonaro (PL) na Câmara dos Deputados.
Indicado de última hora para a cota do União Brasil, ele tem o desafio de atrair nomes do partido para pautas caras ao governo no Congresso.
Em outubro, foi eleito para o seu terceiro mandato de deputado federal. Em 2016, votou a favor do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).
Segundo interlocutores da equipe de transição, ele teria sido apresentado a Lula poucas horas antes da nomeação e desbancou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), um dos favoritos para ocupar a pasta. Mas adotou um discurso caro ao novo presidente, o da inclusão.
“Na telefonia, o tema central no Ministério das Comunicações será a incorporação da tecnologia 5G para todo o alcance territorial.”
Ele acrescentou que, com a retirada dos Correios do Plano Nacional de Desestatização, defendida por Lula, “a empresa será parceira dos programas sociais e das populações mais distantes com a sua incomparável capilaridade”.
De acordo com ele, a Telebrás terá como principal objetivo levar a internet às regiões mais remotas do Brasil.
“A inclusão digital e a democratização da informação e da tecnologia, sobretudo nas escolas, será tópico de máxima prioridade para a Telebrás, que será fundamental para a conexão via satélite.”
Juscelino nasceu na capital do Maranhão, São Luís. Formou-se médico pelo Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma) e possui especialização em radiologia. Em outubro, foi reeleito para o seu terceiro mandato de deputado.
Comentários