X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Toda a população terá acesso à Internet 5G, diz novo ministro

Juscelino Filho, do União Brasil, prometeu apoio incondicional a Lula e anunciou parceria dos Correios em programas sociais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Toda a população terá acesso à Internet 5G, diz novo ministro
Juscelino Filho tem o desafio de atrair nomes do União Brasil para pautas caras ao novo governo no Congresso. |  Foto: José Cruz/Agência Brasil

O novo ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), afirmou ontem, durante sua posse, que vai apoiar “incondicionalmente” as políticas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e trabalhar pela inclusão digital no País. 

Uma de suas missões é atrair o partido integralmente para a base de Lula. “É meu dever assumir o compromisso de alinhamento inafastável com o governo federal. Destaco o objetivo do acesso da população à internet, à inclusão digital, e o uso de modernos meios para a educação e a saúde.”

As falas do ministro mostram vontade de vencer resistências do PT e de pessoas próximas a Lula, pois Juscelino Filho chegou compor a base de Jair Bolsonaro (PL) na Câmara dos Deputados.

Indicado de última hora para a cota do União Brasil, ele tem o desafio de atrair nomes do partido para pautas caras ao governo no Congresso.

Em outubro, foi eleito para o seu terceiro mandato de deputado federal. Em 2016, votou a favor do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Segundo interlocutores da equipe de transição, ele teria sido apresentado a Lula poucas horas antes da nomeação e desbancou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), um dos favoritos para ocupar a pasta. Mas adotou um discurso caro ao novo presidente, o da inclusão.

“Na telefonia, o tema central no Ministério das Comunicações será a incorporação da tecnologia 5G para todo o alcance territorial.” 

Ele acrescentou que, com a retirada dos Correios do Plano Nacional de Desestatização, defendida por Lula, “a empresa será parceira dos programas sociais e das populações mais distantes com a sua incomparável capilaridade”.

De acordo com ele, a Telebrás terá como principal objetivo levar a internet às regiões mais remotas do Brasil.

“A inclusão digital e a democratização da informação e da tecnologia, sobretudo nas escolas, será tópico de máxima prioridade para a Telebrás, que será fundamental para a conexão via satélite.”

Juscelino nasceu na capital do Maranhão, São Luís. Formou-se médico pelo Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma) e possui especialização em radiologia. Em outubro, foi reeleito para o seu terceiro mandato de deputado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: